267 kg numa hora

Straw Patrol Recolhe Lixo na Ria Formosa

Nunca antes tinha sido recolhido tanto lixo, numa hora, na Ria Formosa junto à Ilha de Faro (®StrawPatrol)

O projeto Straw Patrol realizou uma ação de limpeza na Ria Formosa, ontem, dia 19 de março, com a participação de 14 voluntários. Durante uma hora foram recolhidos 267 quilos de lixo, o que constitui um recorde para este tipo de ações nas zonas adjacentes à Ilha de Faro.

Dos 267 quilos de lixo recolhido, 81 quilos eram plástico, o material mais combatido pela Straw Patrol. O plástico tem um enorme peso negativo que tem na vida animal marinha e esse problema está na origem do projeto ambiental algarvio, criado em reação a um video  em que se pode ver o sofrimento de uma tartaruga marinha durante a extração de uma palhinha de plástico de uma narina (ver notícia).

O projeto Straw Patrol dedica-se a ações de sensibilização ambiental em escolas e a ações de limpeza em praias. A mais recente ação de limpeza decorreu ontem e durou cerca de uma hora. Durante esse tempo, os 14 voluntários recolheram, próximo do passadiço de madeira para a Ilha de Faro, 4 pneus, 1 rádio, decorações de Natal, ‘tazos’ que datavam e 2004 e 2008, várias tubagens, madeira deixada aquando da construção do passadiço de madeira, muito material de pesca como redes, cordas e covos entre outras coisas.

 

Comentários