“Pontes pelo Clima” é a acção ibérica que irá unir Espanha e Portugal na Ponte Internacional do Guadiana, no dia 6 de novembro às 11h00, contra a Exploração de Gás e Petróleo.
No dia 6 de novembro, às 10h30 de Portugal e 11h30 de Espanha, será constituída uma Assembleia Popular na margem do Rio Guadiana (lado espanhol/Ayamonte), que, a partir das 11h00 (portuguesas), irá percorrer o passeio pedonal da Ponte Internacional sobre o Guadiana. Pretende-se que adiram a esta iniciativa, centenas de cidadãos de ambos os países.
Será um primeiro encontro que simboliza a união dos povos e dos cidadãos de diferentes nacionalidades na defesa do planeta, no dia em que se inicia a 22ª Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas – COP22.
Este evento coincide com a 25ª Edição de “X milhas Guadiana”, uma prova transfronteiriça que une as cidades de Ayamonte (Espanha) e Vila Real de Santo António (Portugal), numa corrida de 18 km.
No final, haverá a partilha de piquenique para celebrar a convivialidade, o ambiente e a troca cultural. Será ainda realizada uma acção de limpeza daquela área.
A acção conta com a presença dos seguintes grupos activistas: Tavira Em Transição – Movimento de Eco Cidadania, Stop Petróleo Vila do Bispo, Plataforma Algarve Livre de Petróleo, Não ao Fracking – Preservar Aljezur, Mesa de la Ria, Greenpeace Espanha, Futuro Limpo, Faro em Transição, Ecologistas em Acção, Climáximo, Asmaa, Amigos de Doñana.
Espanha sofre já com os gravíssimos impactos da exploração de gás, apresentando Huelva o maior índice de cancro no país.
Comentários