Campeonato da Europa da Classe Optimist 2016 | Crotone

Seleção de Optimist já Treina em Itália

Beatriz Cintra, do Clube Naval de Portimão, conquistou o primeiro lugar de apuramento para o Europeu (®LuisFraguas/Arquivo)

A Seleção de Portugal ao Campeonato da Europa da Classe Optimist 2016 já está em Itália e realizou esta quarta-feira, 13 de julho, os primeiros treinos de água em Crotone. A equipa nacional integra três algarvios: os velejadores Beatriz Cintra (Clube Naval de Portimão) e Manuel Fortunato (Clube de Vela de Lagos) e o treinador Nuno Silva (Ginásio Clube Naval de Faro). As regatas de competição começam domingo e decorrem até dia 21.

A comitiva portuguesa viajou ontem de Lisboa pelas 04h00 e chegou a Crotone, na Província Calabresa italiana, pelas 15h00 locais, encontrado “tórridos 37 graus”, informou a Associação Portuguesa da Classe Internacional Optmist (APCIO). A comitiva é liderada pelo treinador algarvio Nuno Silva e pelo ‘team leader’ Miguel Pinheiro.

Comitiva é liderada pelo treinador Nuno Silva, do Ginásio Clube Naval de Faro (®FPV)

Comitiva é liderada pelo treinador Nuno Silva, do Ginásio Clube Naval de Faro (®FPV)

A equipa nacional é composta por 8 velejadores, adiante designados por ordem de apuramento: Beatriz Cintra (CNPortimão), Alex Baptista (CVCostaNova), Martim Mastbaum (CNCascais), Manuel Fortunato (CVLagos), Pedro Coelho (CVAtlântico), Catarina Coelho (CVAtlântico), Vasco Soares (ANMadeira) e Carolina Campos (SCPorto).

O oitavo lugar de apuramento foi conquistado pela algarvia Viktoriya Kononova, da Associação Naval do Guadiana. A atleta não integrou a seleção e abriu vaga a poucos dias da viagem para Itália, ocupada por Carolina Campos. O Swell-Algarve não conseguiu – ao final de tarde desta quarta-feira – contatar o responsável pela vela na Associação Naval do Guadiana, mas irá diligenciar no sentido de esclarecer os leitores sobre as razões que impediram Viktoriya de representar Portugal no Europeu de Optimist.

Previsões de vento são favoráveis para o algarvio Manuel Fortunato, do Clube de Vela de Lagos (®FPV)

Previsões de vento são favoráveis para o algarvio Manuel Fortunato, do Clube de Vela de Lagos (®FPV)

A equipa portuguesa teve ontem o primeiro contato com o Hotel onde vai ficar hospedado e com as instalações do Club Velico de Crotone, anfitrião do evento, onde deu início ao processo de inscrição e de receção dos charters e do barco de apoio, conforme informou a APCIO. Para esta quarta-feira estavam previstos os primeiros treinos de água, para conhecer o campo de regatas. “Estamos muito motivados”, indicou uma mensagem da equipa, divulgada pela APCIO.

O Campeonato da Europa da Classe Optimist 2016 tem um número recorde de 47 países participantes (recorde dos últimos 10 anos), dos quais 34 países europeus e 13 do resto do Mundo. A frota vai ser composta por um total de 290 velejadores. A ação a valer começa no domingo, 17 de julho, e as previsões apontam para vento forte, o que vai favorecer o algarvio Manuel Fortunato e o cascalense Martim Mastbaum.

Comentários