Optimist | Miguel Sancho, Filipe Lopes e Érica Porto

Algarvios Já Estão na Holanda para Europeu

Equipa de Portugal ao Europeu de Optimist, com os algarvios Filipe Lopes, ao centro de preto; Miguel Sancho, ao seu lado de boné; Érica Porto, no meio das outras duas raparigas; e Nuno Silva, treinador, à direita na imagem (®APCIO)

Os velejadores algarvios Miguel Sancho (Ginásio Clube Naval de Faro), Filipe Lopes (Clube Naval de Portimão) e Érica Porto (Clube Náutico de Tavira) já estão em Scheveningen, na Holanda, para representar Portugal no Campeonato Europeu de Optimist 2018. A equipa Portuguesa é comandada pelo treinador algarvio Nuno Silva (GCNFaro).

O Campeonato Europeu de Optimist 2018 começa sábado 23 de junho. A Seleção de Portugal viajou segunda-feira, 18 de junho, para a Holanda e estará agora a ambientar-se ao local e ao campo de regatas. Os jovens algarvios Miguel Sancho, Filipe Lopes e Érica Porto estão a realizar uma estreia absoluta em internacionalizações (ver notícia).

Nuno Silva comanda uma seleção de Optimist pelo terceiro ano consecutivo, depois de o ano passado ter sido treinador da equipa ao Mundial (ver notícia) e ter orientado a seleção ao Europeu em 2016. O treinador do GCNFaro tem 32 anos de idade e conseguiu colocar este ano levar dois atletas a conquistar internacionalização: Guilherme Cavaco (Mundial) e Miguel Sancho (Europeu).

Miguel Sancho terminou o ‘ranking’ de apuramento a um ponto do último lugar de qualificação para o Mundial. O jovem velejador de Faro foi Campeão de Portugal de Infantis em 2015 (ver notícia) e vai para o Europeu na Holanda como o velejador mais quotado (o primeiro apurado) na Equipa de Portugal. Um dia antes de viajar competiu numa prova do campeonato do Algarve de Vela Ligeira, em Tavira, e terminou em 4º.

Filipe Lopes é a grande surpresa da comitiva. O pequeno ‘Pipo’ surgiu este ano no mapa dos bons resultados. O velejador mudou-se este ano do Náutico de Tavira para o Naval de Portimão e terminou o ‘ranking’ de apuramento nacional também a um ponto da qualificação para o Mundial. Em Tavira, no fim de semana passado, terminou a prova do campeonato do Algarve no pódio, em 3º lugar (ver notícia).

Érica Porto foi Campeã de Portugal Infantis Feminino em 2016 (ver notícia) e Campeã Regional Infantil do Sul em 2017 (ver notícia). É a porta estandarte da escola de Vela do Náutico de Tavira, na qual estão a despontar grandes promessas, particularmente, na divisão feminina. Fez 7º lugar em Tavira, 2º Feminino, na véspera de viajar para a Holanda.

A Equipa de Portugal ao Campeonato Europeu de Optimist 2018 é composta por sete (7) velejadores e dois (2) treinadores. Além dos três velejadores algarvios, a equipa é também composta por Teresa Quartin (Clube de Vela do Tejo), Campeã de Portugal Juvenis Feminino; Sebastião Ramirez (Clube Naval de Cascais), Ricardo Alves (Clube de Vela do Barreiro) e Lara Carvalho (Clube de Vela de Viana do Castelo). O experiente treinador Gonçalo Boto, de Lisboa, é o ‘team leader’ da equipa.

Comentários