Estágio em Peniche

Equipa Nacional Prepara Mundial Junior

Estágio no Centro de Alto Rendimento de Peniche começa esta terça-feira, 3 de maio, e decorre até sexta-feira, 6 de maio (®FPS)

Tem hoje início o estágio com a Equipa Nacional de Surf Júnior, no Centro de Alto Rendimento (CAR) em Peniche. O objetivo do estágio, organizado pela Federação Portuguesa de Surf (FPS), é preparar e selecionar os jovens surfistas Portugueses para o Campeonato Mundial Júnior ISA, que pela primeira vez acontece em Portugal, nos Açores. Este estágio decorre até à próxima Sexta-Feira e integra o jovem surfista algarvio João Mendonça, nas categorias Sub-14 e Sub-16.

O Campeonato da International Surfing Association (ISA) é considerado os Jogos Olímpicos do Surf, prova onde as várias seleções nacionais competem entre si pelo primeiro lugar do mundo. Este ano, o Campeonato Júnior decorre de 17 a 25 de setembro na praia do Monte Verde, Ribeira Grande, na Ilha de São Miguel. O acordo celebrado entre a FPS e a ISA marca a primeira vez em oito anos que uma prova da ISA se realiza na Europa.

O estágio inclui componentes práticas e teóricas, de forma a definir e desenvolver os objetivos da Equipa Nacional de Surf e alcançar os melhores resultados no campeonato do mundo. A partir do estágio com a Equipa Nacional são apurados os atletas com melhor desempenho, que são convocados para integrar a Seleção Nacional de Surf Júnior.

João Aranha, Presidente da Federação Portuguesa de Surf, refere: “É uma etapa fundamental para a preparação daquela que vai ser a Seleção Nacional que irá representar Portugal no campeonato mundial a realizar em Setembro, em São Miguel, Açores. Esta será provavelmente a primeira prova após o esperado anúncio da inclusão do Surf nos Jogos Olímpicos. Não posso deixar de agradecer todo o empenho que o município de Peniche nos tem dado na preparação das equipas nacionais”.

A FPS representa os interesses dos praticantes de desportos de ondas em Portugal e é responsável pela seleção e preparação dos atletas que representam o país em competições internacionais das modalidades tuteladas. A Federação Portuguesa de Surf e a Seleção Nacional de Surf contam com o apoio da Camara Municipal de Peniche, da Associação Humanitária dos Bombeiros de Peniche, Cision, Ericeira Surf+Skate, Goma, Grupo Air France-KLM e do Instituto Português do Desporto e Juventude.

João Mendonça foi chamado pela segunda vez a um estágio da equipa nacional junior (®PauloMarcelino)

Algarvio João Mendonça foi chamado pela segunda vez a um estágio da equipa nacional junior (®PauloMarcelino)

À semelhança do estágio realizado em fevereiro (ler notícia), também em Peniche, o algarvio João Mendonça voltou a ser chamado à Equipa Nacional Junior. O surfista da Arrifana tem 10 anos de idade e este ano sagrou-se campeão regional Sub-12 da Grande Lisboa (ler notícia) e qualificou-se para a final mundial do circuito Totally Crustaceous Tour, da Volcom, ao vencer três etapas europeias na sua categoria (ler notícia).

Atletas Convocados para o Estágio em Peniche

Sub-18 Open

Francisco Almeida (SCCS)

Luís Perloiro (SCCS)

João Moreira (CRCQL)

Vasco Mónica (AquaCarca)

Jácome Correia (ASC)

Simão Penha (SCP)

Vasco Diniz (CSC)

Tomás Ribeiro (CSC)

Sub-16 Open

Afonso Antunes (ASCC)

Gonçalo Magalhães (AON)

Guilherme Ribeiro (CSC)

João Mendonça (SCCS)

João Vidal (SCCS)

Joaquim Chaves (ASCC)

Martim Van Zeller (SCCS)

Manuel Teixeira (SCCS)

Martim Paulino (ASCC)

Salvador Couto (AON)

Zé Maria Ribeiro (SCCS)

Sub-18 Feminino

Inês Bispo (ASCC)

Teresa Bonvalot (SCCS)

Sub-16 Feminino

Mariana Garcia (AquaCarca)

Mafalda Lopes (ASCC)

Kika Veselko (SCCS)

Camila Costa (PPSC)

Beatriz Santos (ASCC)

Sub-14 Open

Afonso Antunes (ASCC)

Guilherme Ribeiro (CSC)

João Mendonça (SCCS)

João Vidal (SCCS)

Joaquim Chaves (ASCC)

Martim Van Zeller (SCCS)

Manuel Teixeira (SCCS)

Martim Paulino (ASCC)

Zé Maria Ribeiro (SCCS)

Diogo Sampaio (AquaCarca)

Lourenço Nunes (SCP)

Fonte: Nota de Imprensa Federação Portuguesa de Surf (excepto referência detalhada ao surfista algarvio)

Comentários