2018 VISSLA ISA World Junior Surfing Championship

Concha Balsemão Chamada à Seleção

Algarvia Concha Balsemão vai competir em Sub-16 Feminino no Mundial Júnior da ISA 2018, em Huntington Beach, California, EUA (®DR)

A surfista algarvia Concha Balsemão foi convocada para integrar a Selecção de Portugal ao Campeonato Mundial de Surf Júnior da associação internacional de surf ISA. O evento vai ser realizado em Huntington Beach, California, EUA, nos dias 27 de outubro a 4 de novembro. A atleta do Portimão Surf Clube, surfista local da Carrapateira, Aljezur, vai competir na categoria Sub-16 Feminino, no primeiro evento ISA a promover igualdade de género nas vagas para competição.

2018 VISSLA ISA World Junior Surfing Championship vai ter 362 surfistas de 44 países em prova. Os números constituem um novo recorde de países participantes no Mundial Júnior da ISA, superando o total de 41 nações que competiram na edição de 2017. A edição deste ano estabelece também um novo recorde com 154 raparigas inscritas, superando o anterior máximo de 104 raparigas em prova, registado em 2016, nos Açores, Portugal.

O evento em Huntington Beach vai ser o primeiro Mundial da ISA com o mesmo número de atletas masculinos e femininos em prova. Cada equipa nacional pode inscrever três atletas em cada categoria, masculina ou feminina. “Este é um ano para as raparigas brilharem, por ser a primeira edição a apresentar completa igualdade de género”, comentou o presidente da ISA, Fernando Aguerre, salientando que o nível do surf feminino “tem vindo a explodir”.

O elevado número de países participantes e o recorde de participação feminina promovido pela paridade de género nas vagas em prova refletem a importância deste mundial no ciclo olímpico que agora começa para a modalidade surf, que vai estrear-se a nível olímpico em Tóquio 2020.

Em jogo no Mundial Júnior da ISA vão estar medalhas de ouro em quatro categorias – Sub-16 e Sub-18 Masculinos e Femininos – e o título de melhor equipa nacional do Mundo. A Equipa dos EUA venceu duas  das três últimas edições do Mundial Junior da ISA (2015 e 2017) e vai querer erguer o terceiro troféu em casa.

Equipa de Portugal no momento da partida para o Mundial Júnior na California. Algarvia Concha Balsemão é a segunda a contar da esquerda (®FPS)

A Equipa de Portugal é composta por Diogo Martins, Salvador Couto, Miguel Matos, Gabriela Diniz, Mafalda Lopes e Mariana Garcia, na divisão Sub-18; e Afonso Antunes, Guilherme Ribeiro, Joaquim Chaves, Afonso Antunes, Carolina Santos, Concha Balsemão e Francisca Veselko, na categoria Sub-16.

A seleção partiu para a California com confiança. “No campeonato do mundo deste ano, o nível das equipas vai ser ainda mais elevado, devido ao elevado interesse que o projeto olímpico suscita. Mas, como sempre, vamos determinados em conseguir um bom lugar na classificação”, referiu João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf.

David Raimundo, selecionador nacional de surf, acredita que a equipa lusa tem todas as condições para ter uma boa prestação no campeonato. “Portugal apresenta uma seleção com potencial para fazer um bom resultado. Nos últimos anos, as seleções juniores têm conseguido cada vez melhores resultados, demonstrando que a qualidade dos nossos atletas mais jovens tem aumentado substancialmente”.

Comentários