Vilamoura | 6 a 8 fevereiro

Torneio do Carnaval já tem 400 Inscritos

Torneio do Carnaval vai ser o primeiro de três eventos-teste para o Mundial de Optimist em Vilamoura, a realizar no final de Junho (®PauloMarcelino/Arquivo)

A 42ª edição do Torneio Internacional de Vela do Carnaval em Vilamoura, uma das mais prestigiadas provas portuguesas de vela, vai realizar-se nos dias 6 a 8 de fevereiro. O Clube Internacional da Marina de Vilamoura (CIMAV), entidade organizadora, revelou ter já confirmada a presença de mais de 400 velejadores. A prova tem este ano o valor acrescido de ser o primeiro de três eventos-teste para o Campeonato do Mundo de Optimist 2016, que irá realizar-se também em Vilamoura, nos dias 25 de junho a 4 de julho.

Os velejadores confirmados para o torneio do carnaval estão repartidos pelas Classes Optimist, 420 (PAN), Laser Radial, Laser 4.7, Laser Standard, Snipe e Dart. As diversas frotas vão ser compostas por velejadores dos mais prestigiados clubes portugueses de vela e também de clubes de diversos países, nomeadamente Croácia, Reino Unido, Alemanha, Irlanda, Espanha, Letónia, Rússia, Holanda, Perú, Brasil e Estados Unidos da América.

“Temos este ano responsabilidades acrescidas, pois vamos devolver ao CIMAV o prestígio internacional que já teve na organização de eventos náuticos internacionais”, diz Valentim Costa, presidente da direção do clube de Vilamoura.

Depois do Mundial de Vela da Juventude em Tavira, em 2014; o Algarve volta a estar este ano na rota da Vela Internacional, com a realização do Mundial de Optimist em Vilamoura. O Campeonato do Mundo, que tem o patrocínio Volvo, levou o CIMAV a organizar três eventos-teste prévios em Vilamoura, para afinar a organização e permitir aos velejadores de todo o Mundo testar o campo de regatas antes do Mundial.

O 42º Torneio Internacional de Vela do Carnaval é o primeiro evento-teste para o Mundial de Optimist. O segundo evento-teste está agendado para os dias 15 a 19 de abril. O terceiro será já bem perto do Mundial, nos dias 16 a 19 de junho.

 

Comentários