Quatro clubes participam em prova no Naval de Portimão

Troféu Presta Homenagem a António Moura

Clube Naval de Portimão criou Troféu António Moura para perpetuar o seu histórico treinador e figura de referência da Vela, falecido há 4 anos (®PauloMarcelino/Arquivo)

O Clube Naval de Portimão realizou este fim-de-semana, 12 e 13 de setembro, a 2ª Edição do Troféu António Moura, prova de homenagem ao treinador de vela do clube falecido há quatro anos e figura de referência da Vela na região. Associação Naval do Guadiana, Clube de Vela de Lagos e Clube Internacional da Marina de Vilamoura participaram na prova, que foi disputada nas classes Optimist (Infantis e Juvenis), Laser 4.7, Laser Radial e Formula Windsurfing.

“O António Moura não teve filhos e dedicou toda a sua vida ao ensino da Vela. Está na génese de toda a Vela no Clube Naval de Portimão. Além de ensinar a velejar, ensinava a estimar o material e a amar o clube e o mar. Era um homem com essa dimensão. Chegou a ser reconhecido como personagem do ano em Portugal pelo CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto”, disse Pedro Estorninho, secretário-geral do CNPortimão, ao Swell-Algarve.

Beatriz Gago, velejadora do Clube Naval de Portimão e Campeã de Portugal Juvenis Femininos em título, foi a grande vencedora na frota de 28 Optimist Juvenis. Beatriz Gago venceu 4 das 6 regatas realizadas nos dois dias de prova, tendo feito 2º e 3º nas duas que não ganhou.

Beatriz Gago, Clube Naval de Portimão, venceu em Optimist Juvenis (®PauloMarcelino/Arquivo/Abril2015)

Beatriz Gago, Clube Naval de Portimão, venceu em Optimist Juvenis (®PauloMarcelino/Arquivo/Abril2015)

Manuel Fortunato (Clube de Vela de Lagos), que sofreu uma aparatosa queda em Lagos, a caminho da prova em Portimão, conquistou o 2º lugar em Optimist Juvenis. O velejador de Lagos integrou este ano a Seleção de Portugal ao Europeu de Optimist, tal como Beatriz Gago, que venceu uma regata nessa prova europeia, no País de Gales. Manuel Fortunato venceu as 2 regatas que Beatriz Gago não ganhou em Portimão.

O 3º lugar Optimist Juvenis foi conquistado por Vladislav Bedlinskyy, da Associação Naval do Guadiana, que assim garantiu um pódio dividido entre os três clubes participantes no II Troféu António Moura.

Luís Gonçalves (ANGuadiana) venceu a prova em Optimist Infantis, com um domínio avassalador sobre os restantes 14 velejadores na frota. Luís Gonçalves venceu 5 das 6 regatas disputadas. Nos Infantis assistiu-se em Portimão a uma afirmação do contigente feminino, que ocupou os quatro lugares seguintes na tabela classificativa final.

Luís Gonçalves, da Associação Naval do Guadiana, vencedor em Optimist Infantis (®PauloMarcelino/Arquivo/Setembro2015)

Luís Gonçalves, da Associação Naval do Guadiana, vencedor em Optimist Infantis (®PauloMarcelino/Arquivo/Setembro2015)

Mara António (CNPortimão) foi 2ª e Julia Rodriguez (ANGuadiana) 3ª Optimist Infantis. Esta última velejadora venceu há uma semana, em Faro, o Campeonato de Portugal na categoria Iniciados e só não é campeã nacional por não ter nacionalidade Portuguesa.

Nos Laser 4.7, Tomás Quitéria (CVLagos), que até há bem pouco tempo andava nos Optimist, venceu e dominou, com 5 regatas ganhas, a pequena frota de 4 barcos, todos de Lagos. Em Laser Radial participaram 3 barcos e João Rodriguez (CVLagos) também ganhou 5 das 6 regatas disputadas.

Na Formula Windsurfing, na qual participaram dois atletas do Clube Internacional da Marina de Vilamoura – CIMAV (Margarida Morais e João Morais), o grande vencedor foi Miguel Martinho, multicampeão nacional e atleta do Clube Naval de Portimão. Miguel Martinho venceu todas as regatas da prova.

Pódios II Troféu António Moura

Optimist Juvenis (#28)

1. Beatriz Gago (CNPortimão)

2. Manuel Fortunato (CVLagos)

3. Vladislav Bedlinskyy (ANGuadiana)

Juvenis Masculinos: Manuel Fortunato – CVLagos (2º); Vladislav Bedlinskyy – ANGuadiana (3º); Daniel Cristiano – CNPortimão (4º) / Juvenis Femininos: Beatriz Gago – CNPortimão (1ª); Beatriz Cintra – CNPOrtimão (5ª); Viktoria Kononova – ANGuadiana (7ª)

Optimist Infantis (#15)

1. Luís Gonçalves (ANGuadiana)

2. Mara António (CNPortimão)

3. Julia Rodriguez (ANGuadiana)

Infantis Masculinos: Luís Gonçalves – ANGuadiana (1º); Manuel Baptista – CNPortimão (6º); António Monteiro – CNPortimão (7º) / Infantis Femininos: Mara António – CNPortimão (2ª); Julia Rodriguez – ANGuadiana (3ª); Marta Cavaco – CNPortimão (4ª)

Laser 4.7 (#4)

1. Tomás Quitéria (CVLagos)

2. Mariana Viegas (CVLagos)

3. Gonçalo Guerreiro (CVLagos)

Laser Radial (#3)

1. João Rodriguez (CVLagos)

2. Ezra Wansink (CVLagos)

3. José Alves (CNPortimão)

Formula Windsurfing (#8)

1. Miguel Martinho (CNPortimão)

2. Luís Fonseca (CNPortimão)

3. João Laranjo (CNPortimão)

FW Femininos: Margarida Morais – CIMAV (4ª)

Comentários