O EDP – XI Campeonato de Portugal de Infantis e Iniciados vai decorrer no campo de regatas junto à Ilha do Farol, concelho de Faro, nos dias 5 a 7 de setembro, organizado pelo Ginásio Clube Naval de Faro, Federação Portuguesa de Vela e Associação Regional de Vela do Sul, com patrocínio EDP e apoio Fidelidade. Vão estar em disputa os títulos nacionais, feminino e masculino, em cada categoria e o Troféu Perpétuo FPV, na competição por equipas em Iniciados.
O campeonato vai ser disputado na Classe Optimist e o número de participantes não está limitado. São elegíveis para o campeonato nacional todos os velejadores que participaram nos campeonatos regionais dos mesmos escalões. Na prova nacional, os velejadores vão competir em duas frotas distintas: Infantis (velejadores do escalão Infantil com upgrade, isto é, autorização médica para competir em escalão superior) e Iniciados (velejadores do escalão Infantil sem upgrade ou Juvenis no seu primeiro ano de licença desportiva).
—
—
O programa do campeonato nacional contempla um total de 7 regatas, bastando uma para validar a prova. O primeiro sinal de advertência está previsto para as 13h00 do dia 5 de setembro (sábado). Nos restantes dois dias do campeonato, o sinal de advertência para a primeira regata será dado às 11h00. Nenhuma regata poderá começar depois das 16h00 do último dia, 7 de setembro (segunda-feira).
O prazo para inscrições termina às 17h00 do dia 31 de agosto. Para efeito de prazo limite de inscrição considera-se a data-valor da transferência bancária do pagamento da taxa de inscrição, cujo comprovativo deve acompanhar o boletim de inscrição. O anúncio de regata e os boletins de inscrição estão disponíveis no ‘site’ da Federação Portuguesa de Vela (AQUI).
O EDP – XI Campeonato de Portugal de Infantis e Iniciados vai atribuir prémios aos 3 primeiros da classificação geral de cada escalão (frota) e aos 3 primeiros de cada género (masculino e feminino). Serão também atribuídos prémios às 3 primeiras equipas do escalão Iniciados, no qual se discute o Troféu Perpétuo FPV.
—

Em 2014 o Clube Naval de Portimão fez a festa no Campeonato de Portugal de Infantis e Iniciados (®CNPTM/Arquivo)
—
A regra que restringe a discussão do Troféu Perpétuo ao grupo Iniciados é novidade este ano… e impede o Clube Naval de Portimão de voltar a lutar pela conquista do troféu que venceu em 2014. “Só tenho dois atletas Iniciados e não vou conseguir pontuar para o troféu”, disse Frederico Coutinho Rato, treinador do CNPortimão, ao Swell-Algarve. As equipas têm de ser formadas por um mínimo de 3 velejadores, pelo que o clube de Portimão só poderá lutar pelo troféu caso faça uma parceria com outro clube.
O Clube Naval de Portimão teve grande sucesso na edição do campeonato em 2014. Além da vitória por equipas e da conquista do (seu sexto) Troféu Perpétuo, o clube conquistou dois títulos nacionais, por Frederico Batista (Iniciados Masculino) e Beatriz Cintra (Infantis Feminino). Este ano, o clube não tem velejadores próprios suficientes para formar equipa em Iniciados (só tem dois) e Frederico Batista e Beatriz Cintra não vão poder defender os títulos porque subiram para o escalão Juvenis.
—

Os farenses Miguel Sancho (à esquerda) e Guilherme Cavaco são candidatos à vitória no Campeonato de Portugal (®PauloMarcelino/Arquivo/Nov2014)
—
Maiores expetativas recaem sobre o Ginásio Clube Naval de Faro, clube organizador do campeonato. Os velejadores de Faro vão competir no seu habitual campo de treinos e Miguel Sancho vai querer vingar o título nacional Infantil Masculino que o ano passado perdeu na última regata, para José Saraiva Mendes (Náutico Clube Boa Esperança). Além desse fator de estímulo, o clube vai ter em prova o campeão regional Infantis Masculino, Guilherme Cavaco.
“O Miguel Sancho e o Guilherme Cavaco são dois candidatos à vitória no Campeonato de Portugal, no escalão Infantis; ou pelo menos devem terminar entre os cinco primeiros”, disse Armando Cassiano, presidente da direção do Ginásio Clube Naval de Faro, ao Swell-Algarve.
—
Links:
Campeonato Regional de Infantis e Iniciados 2015 – Faro (junho)
Comentários