Guilherme Cavaco (Ginásio Clube Naval de Faro) e a principiante Júlia Rodriguez (Associação Naval do Guadiana) venceram o Campeonato Regional de Infantis e Iniciados 2015, realizado junto da Ilha do Farol, em Faro, este fim-de-semana 20 e 21 de Junho. A prova foi organizada pelo Ginásio Clube Naval de Faro, que colocou ainda Miguel Sancho no 3º lugar do pódio Infantis e Tiago Andrade em lugar igual no pódio Iniciados.
O Campeonato Regional foi disputado por 16 Infantis (equivalente a Sub-12) e 19 Iniciados (velejadores no seu primeiro ano de licença desportiva). A prova marcou o fim da época regional de vela ligeira e constituiu um teste de forças para o Campeonato Nacional de Infantis e Iniciados 2015, que também vai decorrer em Faro, nos dias 5 a 7 de Setembro.
—

Regatas foram realizadas junto à Ilha do Farol (®CustodioSancho)
—
A falta de vento complicou o primeiro dia do Campeonato Regional, sábado 20 de Junho. A Comissão de Regatas foi forçada a montar o circuito no interior da Ria Formosa, sujeitando o campo de regatas a correntes mais fortes, fator de que se ressentiram os resultados.
Sábado foram realizadas 2 regatas para Infantis e 1 para Iniciados. Guilherme Cavaco e Miguel Sancho, do GCNFaro, foram os únicos velejadores que completaram a primeira regata dos Infantis. Todos os outros Infantis não conseguiram concluir a regata dentro do tempo limite. A segunda regata dos Infantis só foi completada por 10 velejadores. Os Iniciados realizaram uma única regata e apenas 7 velejadores conseguiram concluir.
—

Mara António, do Clube Naval de Portimão, foi 2º na geral Infantil e 1ª Feminino (®CustódioSancho)
—
Domingo, 2º (último) dia do Campeonato Regional foi uma jornada com condições perfeitas para regatas nas categorias em prova, com vento de 7 a 8 nós e o campo montado ao largo da Ilha do Farol. Foram realizadas três regatas em cada categoria.
Guilherme Cavaco venceu todas as regatas Infantis e Mara António (Clube Naval de Portimão) conseguiu assegurar o 2º lugar na geral e 1º lugar Infantil. A velejadora de Portimão, com 10 anos de idade e ano e meio de vela, foi muito regular na frente da frota e beneficiou dos deslizes de Miguel Sancho em 2 regatas. Guilherme Cavaco realizou a época desportiva já incluído em frotas Juvenis, tal como Miguel Sancho, tendo mostrado em Faro uma grande superioridade entre os Infantis.
—

Júlia Rodriguez, da Associação Naval do Guadiana, venceu na categoria Iniciados (®JessicaAlmeidaMalheiro)
—
Na categoria Iniciados, Júlia Rodriguez (ANGuadiana) conquistou o 1º lugar (na geral e Feminino) com dois 2º lugares e um 1º nas três regatas realizadas, descartando o 7º lugar da véspera. Mas a grande surpresa do dia nesta categoria foi Diogo Faustino (Clube Naval de Portimão), que venceu as duas primeiras regatas.
A última regata foi realizada com procedimento de bandeira negra na largada, o que desqualifica os velejadores que tocarem na linha antes da buzina. Diogo Faustino, 11 anos de idade e cerca de 3 a 4 meses de prática de vela, estava na linha quando a buzina soou. Completou a regata em 1º, mas estava desqualificado, sendo-lhe atribuídos os pontos equivalentes ao total de inscritos na frota e mais um. Foi a diferença entre vencer o campeonato e terminar em 11º.
—
Pódios Campeonato Regional Infantis e Iniciados 2015
—

Pódio Infantis (®CustodioSancho)
Infantis
1. Guilherme Cavaco (GCNFaro) : 4 pts
2. Mara António (CNPortimão) : 10 pts
3. Miguel Sancho (GCNFaro) : 13 pts
Infantis Masculinos: Guilherme Cavaco – GCNFaro (1º); Miguel Sancho – GCNFaro (3º); Luís Gonçalves – ANGuadiana (4º) / Infantis Femininos: Mara António – CNPortimão (2º); Marta Cavaco – CNPortimão (7º); Marta Rodrigues – CNPortimão (11º)
—

Pódio Iniciados (®CustodioSancho)
Iniciados
1. Júlia Rodriguez (ANGuadiana) : 5 pts
2. Julien Carter (Grupo Naval de Olhão) : 8 pts
3. Tiago Andrade (GCNFaro) : 12 pts
Iniciados Masculinos: Julien Cartes – GNOlhão (2º); Tiago Andrade – GCNFaro (3º); João Brandão – GCNFaro (4º) / Iniciados Femininos: Júlia Rodriguez – ANGuadiana (1º); Beatriz Nunes – ANGuadiana (7º); Cristina Nikityuk – ANGuadiana (10º)
Comentários