EDP – XII Campeonato de Portugal de Infantis e Iniciados

Tavira Lidera Primeiro Dia em Setúbal

Ética Porto, POR 83; e Diogo Garcia, POR 82, do CNTavira, comandam a frota Infantil após primeiro dia do Campeonato de Portugal em Setúbal (®FPV/LuisFraguas)

O EDP – XII Campeonato de Portugal de Infantis e Iniciados começou ontem, sexta-feira 9 de setembro, em Setúbal com a realização de duas regatas. Erica Porto e Diogo Garcia, do Clube Náutico de Tavira, concluíram o primeiro dia, respetivamente, no 1º e 2º lugar do Grupo Infantis. Francisco Bonagura, do Clube Naval de Cascais, assumiu o comando no Grupo Iniciados, onde o melhor algarvio, Tiago Andrade, do Ginásio Naval Clube de Faro, seguia na 8ª posição.

O Campeonato de Portugal de Infantis e Iniciados foi realizado no ano passado em Faro, com vitória do farense Miguel Sancho na categoria Infantis (Campeão de Portugal). Este ano, o campeonato decorre em Setúbal, até domingo 11 setembro, organizado pelo Clube de Vela do Sado e Federação Portuguesa de Vela.

Estão em prova no campeonato em Setúbal um total de 88 competidores; 21 Infantis e 67 Iniciados. O Algarve está presente com 24 velejadores – 9 Infantis e 15 Iniciados – em representação de quatro (4) clubes da região: Clube Náutico de Tavira, Ginásio Clube Naval de Faro, Associação Naval do Guadiana e Clube Naval de Portimão.

De acordo com a Associação Regional de Vela do Sul, estavam elegíveis para este campeonato velejadores de mais dois clubes algarvios: Clube de Vela de Lagos (8 Iniciados) e Grupo Naval de Olhão (4 Iniciados). Segundo as classificações após as duas regatas do primeiro dia, divulgadas pela Federação Portuguesa de Vela, o Clube de Vela de Lagos e o Grupo Naval de Olhão não estão presentes no XII Campeonato de Portugal de Infantis e Iniciados.

Nota de Imprensa Federação Portuguesa de Vela:

“O EDP – XII Campeonato de Portugal de Infantis e Iniciados teve hoje (ontem, sexta-feira) início em Setúbal com a realização de duas regatas. Francisco Bonagura, do Clube Naval de Cascais, em Iniciados e Érica Porto, do Clube Náutico de Tavira, em Infantis, são os primeiros líderes de uma prova organizada pela Federação Portuguesa de Vela e o Clube de Vela do Sado.

As duas regatas previstas para o primeiro dia do EDP – XII Campeonato de Portugal de Infantis e Iniciados foram cumpridas com o vento a soprar do quadrante Norte com 15 nós de intensidade.

Nos Infantis, Érica Porto, do Clube Náutico de Tavira, lidera depois de ter vencido a segunda do dia. O seu companheiro de equipa, Diogo Garcia é segundo classificado e primeiro masculino, tendo alcançado o triunfo na primeira da jornada. Manuel Cruz, do Clube Naval de Cascais, segue na terceira posição e é segundo entre os rapazes. Marta Alves, do Clube de Vela de Viana do Castelo, é segunda no sector feminino e 4a da geral, João Pacheco, também do CVVC, está em 5o da classificação (3o masculino) e Júlia Cardoso, da Associação Náutica da Madeira, é 3a feminina e 8a da tabela classificativa.

Em Iniciados, Francisco Bonagura, do Clube Naval de Cascais, está na frente, seguido de José Pedro Lopes, do Clube Náutico de Almada e de Tomás Gonçalves, do Clube de Vela de Viana do Castelo. Joana Campos, da Associação Náutica do Seixal, é a primeira feminina no 7o lugar. Mafalda Cruz, do Clube Naval de Cascais e Rita Duarte, do Clube Náutico de Almada, ocupam as 2a e 3a posições nas meninas.

Amanhã (hoje, sábado) está prevista a realização de mais duas regatas com início agendado para as 11 horas da manhã.”

Comentários