O Algarve tem uma nova marca de pranchas de surf. Bob’s Boards vai ser apresentada ao público sexta-feira, 14 de agosto, no Hedonista Bar & Kitchen, em Lagos, pelo ‘shaper’ Sam Richardson e a namorada e artista gráfica Anastasia Goreva, responsável pela decoração das pranchas e imagem da marca. “Faço modelos ‘retro-clássicos’ (…) pranchas rápidas e bonitas”, disse o ‘shaper’, ao Swell-Algarve.
Antes da apresentação oficial da Bob’s Boards, o Swell-Algarve foi a Lagos conhecer o ‘shaper’ fundador da nova marca algarvia de pranchas de surf. Sam Richardson, mais conhecido como Bob, tem 31 anos e nasceu em Essex, Inglaterra. Começou a fazer surf aos 19 anos de idade, quando estava na universidade, no País de Gales, a tirar o curso de engenharia aplicada ao desporto automóvel.
—
—
“Gosto do trabalho artesanal e sempre me interessou a diversidade de modelos de pranchas de surf. Na altura era estudante pobre e não podia comprar uma prancha. Por isso, fiz uma“, disse Sam. A primeira prancha foi uma ‘fish tail’ de 6 pés, feita na bancada da cozinha da mãe – “tive problemas por causa disso”, recorda – e demorou 2 meses a ser concluída. “Fiz devagar, para não cometer erros e a prancha saiu boa. Mas a segunda prancha que fiz é a minha preferida e ainda a tenho”, diz Sam.
Se a necessidade faz o mestre, a paixão pelo surf fez o ‘shaper’. Sam trabalhou numa empresa de moldagem de fibra de vidro em Inglaterra, onde ganhou muita experiência em “moldar formas a partir do zero”. Sempre que podia viajava pelo mundo, à procura de ondas. Foi numa dessas ‘surf trips’ que conheceu o Algarve, em 2007. “Visitei a região em Dezembro, sozinho. As ondas estavam incríveis e fiquei maravilhado com o clima”.
—
—
Sam Richardson continuou a viajar pelo Mundo e formou-se como instrutor de surf. Em 2012, mudou-se para o Algarve, fixando-se em Lagos. “Percebi que é o lugar onde quero viver, porque tem uma boa mistura de tudo o que gosto”, explicou o surfista-‘shaper’. Começou a trabalhar como instrutor de surf na Algarve Surf School mas continuou a viajar. Numa ‘surf trip’ à República Dominicana conheceu a namorada, Anastasia Goreva, com quem vive em Lagos.
‘Bob’ (Sam Richardson) e ‘Ana’ (Anastasia Goreva) são o casal criativo responsável pela marca Bob’s Boards. Anastasia, de origem russa e com 29 anos de idade, é surfista, instrutora de yoga e ‘designer gráfica’. É ela a criadora do logotipo e das decorações nas pranchas da marca. Sam continua a trabalhar como instrutor de surf, atualmente na Extreme Algarve, que dá aulas na Praia da Amoreira.
—
—
O ‘shape’ de pranchas de surf está a ganhar uma dimensão cada vez maior na vida do casal, a ponto de estarem a mudar-se para uma nova casa, com garagem própria para servir de sala de ‘shape’, em vez da garagem alugada onde Sam ainda vai trabalhando. Desde 2009, Sam fez meia centena de pranchas; uma produção muito irregular, que agora vai ter nova vida.
As pranchas de surf Bob’s Boards destacam-se pela decoração e pelos modelos ‘retro’, que estão na moda. As pranchas começaram a ser vendidas na Jah Shaka Surf Shop, em Lagos, e a marca começou a ser comentada na cena surfista local. “Estou a ter muitas encomendas”, comentou o ‘shaper’, justificando a aposta séria no negócio, a começar pela apresentação da marca, na próxima sexta-feira, no Hedonista Bar & Kitchen, a partir das 22h00.
—
—
“Faço modelos ‘retro-clássicos, principalmente longboards e pranchas de remada fácil; rápidas e bonitas”. Sam é um ‘shaper’ autodidata; aprendeu o ofício através da internet e aperfeiçoou-o na sala de ‘shape’, beneficiando da sua formação como engenheiro e da experiência na moldagem de fibra de vidro.
Sam utiliza blocos (núcleos) Teccel e recorria a resina Epoxy para selar os núcleos, mas esse acabamento vai mudar. “Comecei com Epoxy porque é mais forte e leve, mas é caro e difícil de encontrar no Algarve. Vou mudar para resina Poliester, porque é mais barata e fácil de encontrar”, explicou Sam Richardson.
—
—
O ‘shaper’ pode ser contatado através da página Bob’s Boards no Facebook, que inclui uma ‘loja online’ para venda de chapéus, t-shirts e capas para telemóveis com a decoração da marca.
Todas as pranchas de surf Bob’s Boards são feitas à mão (sem recurso a máquina; robô industrial) e à medida do cliente. “Não faço pranchas de alta performance. Não é o surf que pratico e por isso não me interessa”. Sam é adepto do longboard e surfista local de Porto de Mós e Meia Praia. A primeira prancha que fez no Algarve foi uma longboard de 9 pés, para a namorada. As próximas são o princípio da nova vida da Bob’s Boards.
Comentários