Joana Schenker (Associação de Bodyboard de Sagres) foi finalista, 4ª classificada na 4ª Etapa Feminina do Circuito Nacional de Bodyboard 2015, que decorreu em Cortegaça, Ovar, dia 8 de agosto, no âmbito do evento ‘Surf at Night’. Francisco Pinheiro, também atleta ABS, foi 7º classificado na 3ª Etapa Masculina do circuito, realizada em simultâneo… e tudo num único dia de competição, com 11 atletas nos ‘trials’ e 26 inscritos no quadro masculino e mais 10 atletas inscritas no quadro feminino.
Participaram ainda na prova mais dois atletas algarvios da ABS, os irmãos João e Gonçalo Pinheiro, ambos eliminados na Ronda 1 masculina (oitavos-de-final). Francisco Pinheiro conseguiu chegar às meias-finais e perdeu as forças durante a sua bateria, num mar de grande exigência física, a obrigar a fortes remadas e após longas horas de competição, que durante a tarde obrigou os atletas a procurar ondas a 300 metros da praia. “A meio da minha meia-final estava de rastos”, disse Francisco Pinheiro, ao Swell-Algarve.
Joana Schenker terá também sido vítima da carga física imposta pelas longas horas de remada. No seu caso o efeito foi mais agressivo, porque ainda está a recuperar de lesão num ombro. Joana Schenker fez a sua quarta final consecutiva no circuito nacional, onde está a defender o título de bicampeã.
Apesar do esforço físico sobre o ombro lesionado, Joana Schenker quase vencia em Cortegaça. A final feminina foi muito renhida e as quatro atletas concluíram a bateria com pontuações muito próximas. A atleta algarvia falhou um ‘rollo’ (aterrou mas não saiu à frente da espuma) que lhe podia ter dado a vitória. Venceu Mariana Machado, que nas duas rondas anteriores (meias-finais e quartos-de-final) tinha ficado sempre atrás de Joana Schenker.
A prova de bodyboard em Cortegaça (masculina e feminina) teve um total de 47 atletas participantes e 24 baterias na água. A realização da prova num único dia obrigou a uma autêntica maratona: os atletas chegaram à praia às 07h30, a primeira bateria entrou para a água às 10h00 (duas horas atrasado em relação ao previsto) e a última bateria, a final masculina, terminou quase de noite, tendo os prémios sido entregues às 21h30… sem público.
A realização da prova num único dia acaba por ser extenuante para atletas e juízes e obriga os participantes a competir nas piores fases da maré. “Campeonatos de um dia é surreal. É ridículo o que estão a fazer ao Bodyboard”, disse Francisco Pinheiro, ao Swell-Algarve. O carismático bodyboarder algarvio fez um desabafo público sobre a moda ‘single day’ imposta ao Bodyboard português num ‘post’ publicado no Facebook e que pode ler clicando AQUI .
—
Finais Etapa Circuito Nacional de Bodyboard 2015 | Cortegaça
—
Masculino (3ª Etapa)
1. Hugo Pinheiro
2. Daniel Fonseca
3. Ricardo Rosmaninho
4. Manuel Centeno
—
Feminino (4ª Etapa)
1. Mariana Machado
2. Teresa Almeida
3. Ana Adão
4. Joana Schenker (ABS)
Comentários