XXIII Volta ao Algarve à Vela | 3ª Etapa

Liderança Sempre a Mudar

Emoção ao rubro na Volta ao Algarve à Vela (®GCNFaro)

Três etapas, três líderes. A XXIII Volta ao Algarve à Vela está a ser uma das mais renhidas de sempre. Em três dias de ligações costeiras, Lagos-Albufeira-Vilamoura, o evento teve três líderes. À partida para a última etapa, a ‘Volta’ é comandada pelo veleiro ‘Leonardo’, de Peter Keeping, do Clube Internacional da Marina de Vilamoura (CIMAV), mas os quatro primeiros classificados têm os mesmo pontos.

Este sábado foi realizada a maior regata da ‘Volta’, entre Vilamoura e Tavira. As 19 embarcações largaram ao largo da Praia da Marina de Vilamoura, pelas 11h35, com vento favorável que se manteve durante toda a etapa. O pódio da etapa foi igual ao do dia anterior (ligação Albufeira / Vilamoura): ‘Leonardo’ em primeiro, seguido por ‘Tomate’ (João Coutinho) e ‘Paquito’ (Rui Belchior), estes dois do Ginásio Clube Naval de Faro.

Feitas as contas com as regras de compensação ORC, a embarcação ‘Zdamen’ (José Sampaio, CNAlmada) perdeu a liderança que ‘roubara’ na véspera ao protótipo ‘Cinco e Meio’ (José Reves, Associação Naval do Guadiana). O novo líder da ‘Volta’ após três etapas é ‘Leonardo’.

Domingo, 19 de Julho vai realizar-se a última etapa da XXIII Volta ao Algarve à Vela, entre Tavira e Vila Real de Santo António. À partida para essa derradeira etapa, os quatro primeiros classificados – ‘Leonardo’ (1º), ‘Tomate’ (2º), ‘Zdamen’ (3º) e ‘Paquito’ (4º) – estão em igualdade pontual (11 pontos) na classificação geral.

Comentários