2015 ISA World Surfing Games

Portugal Vice-Campeão do Mundo

Seleção de Portugal celebra a Medalha de Prata conquistada no último dia do Mundial por Equipas na Nicarágua (®Reed/ISA)

A Seleção de Portugal ao mundial por equipas 2015 ISA World Surfing Games fez História, mostrando consistência e o grande resultado que faltava ao bom surf que já é comentado em todas as geografias. A equipa Portuguesa conquistou em Popoyo, Nicarágua, o título de vice-campeã mundial, entre 27 equipas nacionais em prova, muito graças à soberba prestação de Nicolau Von Rupp, que se sagrou vice-campeão a título individual.

A Seleção Nacional viajou para a Nicarágua com o sonho da vitória encoberto pelo objetivo prudente de concluir o mundial por equipas nos cinco primeiros. A equipa lusa foi formada pelos surfistas Nicolau Von Rupp, Vasco Ribeiro, Miguel Blanco, José Ferreira, Teresa Bonvalot e Camilla Kemp; pelo treinador David Raimundo, o delegado João Jardim Aranha e o fisioterapeuta Gonçalo Saldanha. O que acabaram por conquistar esteve muito perto do sonho e fez História no surf português.

Ontem, domingo 7 de Junho, foi o último dia de prova e Nicolau Von Rupp era o único português ainda em ação. Nic varreu todas as baterias no Quadro Principal Masculino até às meias-finais, sábado, fase em que se apurou em 2º para a ante-final.

Nicolau Von Rupp esteve enorme na Nicarágua. Nunca caiu para repescagens e sagrou-se vice-campeão individual (®Nelly/ISA)

Nicolau Von Rupp esteve enorme na Nicarágua. Nunca caiu para repescagens e sagrou-se vice-campeão individual (®Nelly/ISA)

Na ante-final, já domingo, Nicolau (12,84) apurou-se em 2º para a final, atrás do costa-riquenho Noe Mar McGonagle (14,90) mas com a melhor onda (9,17) do ‘heat’. Caíram para as repescagens o argentino Leandro Usuna (3º), Medalha de Ouro em 2014, e o australiano Shane Holmes (4º).

Leandro Usuna e Shane Holmes avançaram nas repescagens e conseguiram estar presentes na final, repetindo o elenco da ante-final. Noe Mar McGonagle ‘entrou com tudo’ na final e construiu o seu ‘score’ nos primeiros seis minutos (18,26 | 9,93+8,33). Melhor onda e melhor ‘score’ do campeonato alcançado na final e a deixar todos os adversários em combinação.

Nicolau Von Rupp foi quem conseguiu melhor reação e conquistou o a medalha de prata nos últimos minutos da final masculina (15,10 | 7,60+7,50), voltando a impor-se ao australiano Shane Holmes (3º) e ao argentino Leandro Usuna (4º). É de salientar que Nicolau Von Rupp e Noe Mar McGonagle foram os únicos surfistas a fazer toda a prova no Quadro Principal, sem nunca terem ‘caído’ para o Quadro de Repescagens.

Nicolau Von Rupp, Medalha de Prata no pódio individual masculino (®Nelly/ISA)

Nicolau Von Rupp, Medalha de Prata no pódio individual masculino (®Nelly/ISA)

“É capaz de ser dos melhores resultados que já fiz na vida”, admitiu Nic Von Rupp, em entrevista para a organização, após a final masculina.

Os 860 pontos conquistados por Nic Von Rupp na final masculina foram determinantes para a Seleção de Portugal saltar do 5º para o 2º lugar na classificação final, conquistando a Medalha de Prata por equipas. A Seleção da Costa Rica conquistou a Medalha de Ouro, beneficiando também da ‘prata’ feminina conquistada por Leilani McGonagle, irmã de Noe Mar.

A Seleção dos Estados Unidos da América alcançou Medalha de Bronze. A equipa norte-americana ficou a 61 pontos de distância da equipa portuguesa, apesar de ter sido uma norte-americana, Tia Blanco, quem venceu a competição feminina.

Seleção Nacional festeja o resultado histórico alcançado na Nicarágua (®Nelly/ISA)

Seleção Nacional festeja o resultado histórico alcançado na Nicarágua (®Nelly/ISA)

A Seleção Nacional conquistou 2980 pontos em Popoyo, para os quais também deram contribuição importante Vasco Ribeiro, Miguel Blanco e Teresa Bonvalot, que estiveram em prova até sábado, penúltimo dia do mundial. Vasco e Miguel já estavam nas repescagens; Teresa perdeu na meia-final do Quadro Principal Feminino e voltou a perder na meia-final das repescagens femininas.

Na sexta-feira, José Ferreira tinha sido eliminado nas repescagens, num ‘heat’ em que também competiram Vasco Ribeiro (1º) e Miguel Blanco (2º). No dia anterior, Camilla Kemp tinha sido eliminada na Ronda 2 das repescagens femininas. Camilla foi a representante de Portugal que pior se deu em Popoyo, tendo caído para as repescagens ‘de primeira’, logo na jornada inaugural.

Resultados Individuais Portugueses | 2015 ISA World Surfing Games – Nicarágua

Masculinos

2. Nicolau Von Rupp

13. Miguel Blanco

13. Vasco Ribeiro

25. José Ferreira

Femininos

9. Teresa Bonvalot

25. Camilla Kemp

 

Comentários