O evento desportivo Nope 4 Cancer realizou-se na Praia de Faro, sábado 30 de Maio, e foi uma ação de sensibilização para o cancro de pele (melanoma) e de incentivo à prática de exercício físico, com diversas modalidades náuticas disponíveis aos participantes. O evento foi organizado pela Associação Oncológica do Algarve e Projeto Semear Saúde, iniciativa de duas alunas finalistas do curso de Educação Social da Universidade do Algarve que agora concluiu a sua fase académica. “Queremos continuar”, disse Claúdia Brito, ao Swell-Algarve.
—
—
Durante o evento foram realizados rastreios de parâmetros vitais e aulas de Canoagem, Stand Up Paddle, Bodyboard, Surf, Yoga e Zumba. Cláudia Brito, uma das alunas responsáveis pelo Projeto Semear Saúde, disse ao Swell-Algarve que foram realizados 30 rastreios e que os cerca de 100 participantes “gostaram” das atividades, mas lamentou a falta de adesão.
—
—
“Não correspondeu às expectativas. Houve outros eventos na cidade de Faro, no mesmo dia, incluindo a Festa do Caracol e iniciativas de design e de zumba. Aprendemos com a experiência, mas não podíamos realizar o nosso evento depois de 31 de Maio, devido ao calendário académico”, explicou Cláudia Brito.
—
—
O Projeto Semear Saúde está ligado à Associação Oncológica do Algarve e tem como principais objetivos a promoção da saúde e a prevenção do cancro na comunidade. Para alcançar esses objetivos o projeto tem desenvolvido várias atividades: ciclo de palestras ( relacionando fatores de risco como o tabagismo, o stress, o HPV, a alimentação, o sedentarismo, etc.., com o cancro); workshops teórico-práticos de alimentação saudável anticancerígena, campanhas de sensibilização e outras atividades.
—
—
“O projeto académico ficou concluído com a realização do evento na Praia de Faro”, adiantou Cláudia Brito, mas o Semear Saúde pode continuar com outro estatuto. “Queremos continuar, pelo menos com os workshops. Sabemos que há muita necessidade de prevenção e os módulos práticos de alimentação saudável anti-cancerígena, que realizamos no Instituto Superior de Engenharia foram um sucesso”.
—
—
O Projeto Semear Saúde é formado pelas alunas Cláudia Brito e Eva Divino e pela nutricionista Nadine Silva. Este ‘núcleo duro’ poderá dar continuidade ao projeto fora do contexto universitário. “Ainda não há nada combinado, mas talvez formemos uma associação. Já temos material para fazer os workshops de alimentação saudável noutros sítios e até já enviámos propostas… mas ainda não recebemos respostas”, concluiu Cláudia Brito.
Comentários