#1 Circuito Nacional de Bodyboard 2015

Joana Abre Época a Ganhar

Pódio Feminino na Costa de Caparica, com Joana Schenker, 1º lugar, de amarelo (@federacaoportuguesasurf)

Joana Schenker venceu a categoria Feminino na 1ª Etapa do Circuito Nacional de Bodyboard 2015, disputada na Praia do Paraíso, Costa de Caparica, no fim-de-semana 28 e 29 de Março, no âmbito do Caparica Primavera Surf Fest. A atleta da Associação de Bodyboard de Sagres (ABS) começou da melhor forma a defesa do título de campeã nacional na nova temporada desportiva.

“É sempre bom começar a ganhar”, comentou a atleta algarvia, que já este ano tinha ganho a categoria Feminino no Circuito Inter-sócios ABS, com vitórias nas três etapas locais. Na estreia da nova temporada nacional, Joana Schenker, campeã Europeia e Nacional 2014, comprovou o seu estatuto de favorita.

Com mar pequeno e, sobretudo, de difícil leitura, com o ‘pico’ a mudar constantemente de local, Joana Schenker conseguiu adaptar-se e impor-se à concorrência na Costa de Caparica. A atleta algarvia venceu a sua bateria de quartos-de-final, passou em segundo nas meias-finais e – como se diz na gíria – ‘não deu hipóteses’ na final, deixando em segundo lugar Teresa Almeida, a campeã mundial ISA 2014.

Joana Schenker em acção na Costa de Caparica (@federacaoportuguesasurf)

Joana Schenker em acção na Costa de Caparica (@federacaoportuguesasurf)

A ABS esteve presente na Costa de Caparica com 5 atletas. Joana Schenker foi a única algarvia no quadro feminino, não estando presente a vice-campeã nacional 2014, Teresa Duarte, também atleta ABS. No quadro masculino estiveram presentes quatro atletas algarvios: Gonçalo Pinheiro, João Pinheiro, Francisco Pinheiro e Gonçalo Clímaco, um veterano que regressou este ano à competição.

A prova não correu bem aos atletas masculinos ABS. João Pinheiro, 9º no ‘ranking’ nacional 2014, perdeu ‘de primeira’, logo na Ronda 1 (ronda de 64). “Não me encontrei com as ondas. Este resultado é para descartar”, comentou o atleta, ao Swell-Algarve.

Com mar a variar de meio-metro a metro no ‘set’, os ‘riders’ algarvios sentiram mais dificuldades, sobretudo, em manter boa leitura e encontrar os picos que estavam constantemente a mudar de local.

Gonçalo Pinheiro (4º do ‘ranking’ nacional 2014), Gonçalo Clímaco e Francisco Pinheiro (13º do ‘ranking’ nacional 2014) perderam na Ronda 2 na Costa de Caparica. “Não me adaptei às condições”, confessou Francisco Pinheiro, ao Swell-Algarve.

Francisco Pinheiro em acção na Costa de Caparica, onde não se deu bem com as condições do mar (@federacaoportuguesasurf)

Francisco Pinheiro em acção na Costa de Caparica, onde não se deu bem com as condições do mar (@federacaoportuguesasurf)

A 2ª Etapa do Circuito Nacional de Bodyboard Feminino está marcada para o dia 28 de Junho, em Carcavelos. A 2ª Etapa do Circuito Nacional de Bodyboard Masculino vai ser realizada em Santa Cruz, no dia 21 de Julho, em simultâneo com a 3ª Etapa do Circuito Feminino.

Finais 1ª Etapa CNBB 2015 – Costa de Caparica

Masculino
1. Hugo Pinheiro
2. António Cardoso
3. Silvano Lourenço
4. Dino Carmo

Feminino
1. Joana Schenker
2. Teresa Almeida
3. Marta Leitão
4. Ana Peres

Dropknee
1. Luís Pereira
2. Gonçalo Pimenta
3. Hélio Conde
4. Ana Peres

Resultados Algarvios

Masculino
25. Francisco Pinheiro
25. Gonçalo Pinheiro
25. Gonçalo Clímaco
33. João Pinheiro

Feminino
1. Joana Schenker

Comentários