Joana Schenker venceu a categoria Feminino na 1ª Etapa do Circuito Nacional de Bodyboard 2015, disputada na Praia do Paraíso, Costa de Caparica, no fim-de-semana 28 e 29 de Março, no âmbito do Caparica Primavera Surf Fest. A atleta da Associação de Bodyboard de Sagres (ABS) começou da melhor forma a defesa do título de campeã nacional na nova temporada desportiva.
“É sempre bom começar a ganhar”, comentou a atleta algarvia, que já este ano tinha ganho a categoria Feminino no Circuito Inter-sócios ABS, com vitórias nas três etapas locais. Na estreia da nova temporada nacional, Joana Schenker, campeã Europeia e Nacional 2014, comprovou o seu estatuto de favorita.
Com mar pequeno e, sobretudo, de difícil leitura, com o ‘pico’ a mudar constantemente de local, Joana Schenker conseguiu adaptar-se e impor-se à concorrência na Costa de Caparica. A atleta algarvia venceu a sua bateria de quartos-de-final, passou em segundo nas meias-finais e – como se diz na gíria – ‘não deu hipóteses’ na final, deixando em segundo lugar Teresa Almeida, a campeã mundial ISA 2014.

Joana Schenker em acção na Costa de Caparica (@federacaoportuguesasurf)
A ABS esteve presente na Costa de Caparica com 5 atletas. Joana Schenker foi a única algarvia no quadro feminino, não estando presente a vice-campeã nacional 2014, Teresa Duarte, também atleta ABS. No quadro masculino estiveram presentes quatro atletas algarvios: Gonçalo Pinheiro, João Pinheiro, Francisco Pinheiro e Gonçalo Clímaco, um veterano que regressou este ano à competição.
A prova não correu bem aos atletas masculinos ABS. João Pinheiro, 9º no ‘ranking’ nacional 2014, perdeu ‘de primeira’, logo na Ronda 1 (ronda de 64). “Não me encontrei com as ondas. Este resultado é para descartar”, comentou o atleta, ao Swell-Algarve.
Com mar a variar de meio-metro a metro no ‘set’, os ‘riders’ algarvios sentiram mais dificuldades, sobretudo, em manter boa leitura e encontrar os picos que estavam constantemente a mudar de local.
Gonçalo Pinheiro (4º do ‘ranking’ nacional 2014), Gonçalo Clímaco e Francisco Pinheiro (13º do ‘ranking’ nacional 2014) perderam na Ronda 2 na Costa de Caparica. “Não me adaptei às condições”, confessou Francisco Pinheiro, ao Swell-Algarve.

Francisco Pinheiro em acção na Costa de Caparica, onde não se deu bem com as condições do mar (@federacaoportuguesasurf)
A 2ª Etapa do Circuito Nacional de Bodyboard Feminino está marcada para o dia 28 de Junho, em Carcavelos. A 2ª Etapa do Circuito Nacional de Bodyboard Masculino vai ser realizada em Santa Cruz, no dia 21 de Julho, em simultâneo com a 3ª Etapa do Circuito Feminino.
—
Finais 1ª Etapa CNBB 2015 – Costa de Caparica
—
Masculino
1. Hugo Pinheiro
2. António Cardoso
3. Silvano Lourenço
4. Dino Carmo
—
Feminino
1. Joana Schenker
2. Teresa Almeida
3. Marta Leitão
4. Ana Peres
—
Dropknee
1. Luís Pereira
2. Gonçalo Pimenta
3. Hélio Conde
4. Ana Peres
—
Resultados Algarvios
—
Masculino
25. Francisco Pinheiro
25. Gonçalo Pinheiro
25. Gonçalo Clímaco
33. João Pinheiro
—
Feminino
1. Joana Schenker
Comentários