Jakob Lilienweiss conquistou o 2º lugar Sub-18 na 2ª Etapa do Circuito Regional de Surf do Centro, disputada na Praia do Cabedelo, Figueira da Foz, no fim-de-semana 28 de Fevereiro e 1 de Março. O surfista do Algarve Surf Clube, 17 anos de idade, está a sair de um longo período lesionado e acaba de regressar de um estágio em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, Espanha. O resultado agora obtido no Cabedelo, onde nunca tinha surfado e encontrou ondas pesadas, foi muito importante para a recuperação da confiança por parte do atleta.
“Foi bom. Foi um bom treino porque as condições estavam pesadas; mar grande e com força, diferente do Algarve. Encontrei ondas boas e competi bem sob a orientação do Nuno Magalhães“, disse Jakob, ao Swell-Algarve. Nuno Magalhães é o pai de Frederico ‘Martim’ Magalhães, surfista de elite FPS que também participou na prova, depois de ter conquistado o 2º lugar Sub-18 na 1ª Etaa deste mesmo circuito, em Peniche. Mas a 2ª Etapa, no Cabedelo, correu mal a Martim Magalhães, que perdeu de primeira em Sub-18 (9º lugar) e fez 7º no Open, eliminado nas meias-finais.
A competição Sub-18 começou nos quartos-de-final, com ondulação forte – dois ‘metrões’ no sábado; leigeiramente menor no domingo. Jakob passou o seu primeiro ‘heat’ de forma categórica, com um score de 15 pontos (8+7). Martim, primeiro ‘seeding’ da prova, perdeu logo na sua primeira bateria Sub-18. O surfista algarvio optou por ficar no ‘outside’ à espera das ondas maiores e só encontrou duas. Uma fechou e na outra caiu. Acabaram por passar os adversários que optaram por pontuar no ‘inside’.
Nas meias-finais Sub-18, já no domingo, 1 de Março, Jakob tinha missão difícil contra Arron Strong (surfista local da Ericeira), Henrique Pyrrait (surfista de elite FPS, que foi 3º Sub-18 e 2º Open na 1ª Etapa). Jakob cumpriu à risca a estratégia montada por Nuno Magalhães e venceu a bateria, com Arron Strong a conquistar o 2º lugar de apuramento para a final. Nessa final Sub-18, as posições inverteram-se, Arron Strong venceu a bateria, com Jakob a ‘morder-lhe os calcanhares’, num ‘heat’ bastante renhido. Lourenço Feliciano foi 3º e António Duarte 4º. Este último atleta é de Sines e estava também em treino, uma vez que faz a qualificação pelo Circuito Regional de Surf do Sul.

Onda de 6.15 pontos feita por Martim num ‘heat’ do Open
No Open no Cabedelo, Martim venceu a sua bateria dos oitavos-de-final e encontrou Jakob e Henrique Pyrrait nos quartos-de-final. Jakob foi eliminado nessa bateria e concluiu o Open no 9º lugar. Nas meias-finais Open, ainda no sábado, com mar muito forte e grande, Martim falhou por muito pouco o apuramento para a final, porventura prejudicado por uma má opção de prancha. O surfista do Clube Naval de Portimão entrou com uma 6.3″ para um mar de dois ‘metrões’ que acabou por baixar para cerca de 1,5 metros.
Um bom treino para os dois surfistas algarvios, que daqui a semana e meia vão disputar, em Faro, a 3ª Etapa do Circuito Regional de Surf do Sul, esta já a contar para conseguirem o apuramento para a final nacional de Sub-18. Este é o último ano dos dois atletas como Sub-18 e, tal como Martim, Jakob revelou agora ao Swell-Algarve que também ele vai tentar fazer o máximo de etapas possíveis no Pró Junior Europeu, circuito em que só realizou uma única etapa, em 2014, em Lanzarote.
Comentários