Frederico ‘Martim’ Magalhães concluiu em 2º lugar Sub-18 a 1ª Etapa do Circuito Regional de Surf do Centro, disputada durante o fim-de-semana 21 e 22 de Fevereiro, na Praia do Molhe Leste, em Peniche. O surfista algarvio está a fazer a sua qualificação para a final nacional de Esperanças através do circuito regional do Sul, mas participou na prova em Peniche para manter ritmo em competição directa com surfistas experientes da Ericeira e de Peniche, como o multicampeão Guilherme Fonseca, que venceu a etapa em Sub-18.
Na qualificação Regional Sul em Sub-18, ‘Martim’ Magalhães segue em 2º lugar, em igualdade de pontos (1530) com Jakob Lilienweiss, que faltou à final da 2ª Etapa, no passado dia 16, na Praia da Falésia. O ‘ranking’ Regional Sul Sub-18 é liderado por Francisco Duarte, com duas vitórias. Com o Regional Sul em pausa até à 3ª Etapa, que será disputada em Faro, nos dias 14 e 15 de Março, ‘Martim’ Magalhães optou por fazer um treino de competição em Peniche, faltando ao Campeonato da Malta, que reuniu a comunidade surfista de Portimão, na Praia da Rocha, no sábado 21 de Fevereiro.

Pódio Sub-18 com a presença do presidente da Câmara de Peniche (@direitosreservados)
Além de ‘Martim’, também o alentejano António Duarte, que se qualifica pelo Regional Sul, optou por fazer a etapa em Peniche, concluindo a prova na 5ª posição Sub-18. ‘Martim’ Magalhães passou os quartos-de-final em 2º e apurou-se para a final com uma vitória nas meias-finais. O mar esteve maior no sábado, com ondas de metro a metro e meio e vento offshore, e baixou no domingo para ‘meio metrão’ offshore, mas com formação perfeita, a permitir boa performance.
Na final Sub-18, Guilherme Fonseca entrou ‘a matar’ com um 7.5 logo no primeiro minuto, que deixou os outros 3 competidores em combinação. Já perto do final da bateria, ‘Martim’ saiu de combinação, saltando do 3º para o 2º lugar com uma onda em que realizou duas manobras muito fortes. O surfista algarvio precisava de um ‘backup’ médio para atacar a liderança, mas não foi capaz de o encontrar.
Nos dois últimos lugares da final Sub-18 ficaram Henrique Pyrrait (atleta da Ericeira, top 10 Sub-18 em 2014) e Tomás Farinha (4º), ambos em combinação. Tomás Farinha foi o atleta surpresa na final Sub-18 em Peniche, tendo beneficiado de uma situação de interferência que acabou por deixar pelo caminho, nas meias-finais, Francisco Carrasco e Tiago Santos.

Frederico ‘Martim’ Magalhães no pódio Sub-18 em Peniche (@direitosreservados)
Comentários