Circuito Mundial

Joana Schenker 9ª em Sintra

Joana Schenker no Sintra Portugal Pro
(foto:JoaoAraujo)
 
Joana Schenker (Associação de Bodyboard de Sagres) foi 9ª classificada no Sintra Portugal Pro, última etapa do circuito mundial de bodyboard, disputada na Praia Grande, entre os dias 23 e 28 de Setembro. A divisão Pro Junior estreou-se nesta etapa, que foi absolutamente decisiva para apurar os campeões do mundo Open, Feminino, Dropknee e Junior. A atleta algarvia realizou uma prestação sólida no quadro feminino, avançando até à Ronda 5 até ser eliminada “num heat que ficou com sabor a pouco”, comentou a ‘rider’ de Sagres.
 
Está a ser um grande ano desportivo para a atleta algarvia. Joana Schenker assumiu a liderança do circuito europeu de bodyboard ETB ao vencer a Miss Sumol Cup no final de Agosto, em Aveiro, realizando o antigo sonho de vencer esta prova. Joana é também líder feminina do circuito nacional Pro Tour, tendo praticamente garantida a renovação do título de campeã do circuito alcançado em 2013. Recorde-se que Joana só não é campeã nacional de bodyboard porque os estatutos da Federação Portuguesa de Surf impedem a atribuição desse título a cidadãos estrangeiros. Joana Schenker tem nacionalidade alemã, mas nasceu e viveu sempre no Algarve.
 
No Sintra Portugal Pro, Joana Schenker foi a segunda melhor atleta de Portugal (apesar de competir como atleta da Alemanha) em prova, apenas superada por Catarina Sousa, que avançou mais uma ronda, até aos quatros-de-final ‘woman on woman’. Joana Schenker venceu a sua bateria da Ronda 1, impondo-se à japonesa Momoko Araki (2ª) e à portuguesa Caruna Carvalho (eliminada).
 
Na Ronda 2, Joana Schenker apurou-se em 2º, atrás de Catarina Sousa. Nessa nateiro foram eliminadas a espanhola Cristina Lorenzo (3ª) e a venezuelana Lumar Guitard. Na Ronda 3, Joana Schenler venceu destacada – contra as brasileiras Maira Viana (2ª) e Maylla Venturin (3ª) e a porto-riquenha LuzMarie Grand – apurando-se directamente para a Ronda 5.
 
‘À porta’ dos quartos-de-final, na Ronda 5, Joana Schenker acabou eliminada em 3º, atrás de Catarina Sousa, que vinha da Ronda 4 por se ter apurado em 2º na Ronda 3. A japonesa Ayaka Suzuki venceu o heat ao conseguir 7 pontos na penúltima onda. A atleta algarvia foi afastada a precisar de uma nota 5.76. “Um bom 9º lugar no Sintra Pro. A competir desde o primeiro round até ao quinto, eliminada num heat que ficou com sabor a pouco, pois sei que podia ter surrado bem melhor”, concluiu Joana Schenker.
 
O Sintra Portugal Pro foi um campeonato de emoções fortes por ter decidido os campeões do mundo Feminino, Open, Dropknee e Junior. Na competição feminina, Alexandra Rinder (Ilhas Canárias) tornou-se na mais jovem campeã mundial de bodyboard de sempre (16 anos), mas sofreu para chegar ao título. Alexandra foi eliminada na Ronda 5 e teve de esperar pelos resultados das suas adversários directas na luta pelo título. Uma delas, Jessica Becker (Brasil) chegou à final e podia ser campeã do mundo caso vencesse o Sintra Pro. Mas outra brasileira, a campeã mundial cessante, Isabela Sousa, travou o sonho da compatriota ao vencer a final e entregar o título à canária.
 
Na categoria Open, o hawaiano Dave Hubard venceu o Sintra Pro, mas o título de campeão do mundo foi conquistado pelo francês Amaury Lavernhe, finalista Open vencido na Praia Grande. O francês já era campeão do mundo a partir dos quartos-de-final, quando os seus rivais foram eliminados: Jared Houston (eliminado pelo português João Barciela) e Uri Valadão (Brasil). Foi um campeonato ingrato para o Brasil, que poderia ter saído da Praia Grande com os títulos mundiais Open e Feminino.
 
Além de ter sido finalista Open vencido e ter conquistado o título mundial nessa categoria, Amaury Lavernhe venceu o Sintra Pro na categoria Dropknee. Curiosamente, na categoria Dropknee, o francês eliminou Dave Hubbard nos quartos-de-final, afastando um atleta que já foi seis vezes campeão do mundo Dropknee e que acabaria por se impor ao francês na final Open.
 
Na categoria Pro Junior, o sul-africano Tristan Roberts venceu o Sintra Portugal Pro e conquistou o título de campeão do mundo junior. Destaque nesta categoria para o português Miguel Adão, que chegou à final e vendeu caro a derrota. 


Links:
Joana Schenker Vence Miss Sumol Cup 2014
Joana Schenker Lidera Pro Tour Feminino 2014

Comentários