![]() |
Francisco Duarte foi 105º em Lacanau, depois do 25º lugar alcançado em Sopela (foto:PauloMarcelino/Arquivo/PraiaAmado/Junho2014) |
Francisco Duarte (Clube Naval de Portimão) foi eliminado no 1º dia do Lacanau Pro Junior 2014, 3ª Etapa do Circuito Europeu Pro Junior, que decorre de 9 a 11 de Agosto, em França. O surfista algarvio perdeu em 4º na sua bateria da Ronda 1 e concluiu o campeonato no grupo dos 105ºs classificados.
O campeonato não correu bem ao atleta algarvio. O Swell-Algarve tentou obter uma reacção por parte do surfista, para perceber o que correu mal, mas tal não foi possível. Francisco Duarte estava motivado e tinha-se treinado intensamente para Lacanau, onde queria chegar aos quartos-de-final (ver Link abaixo). Mas as expectativas saíram frustradas.
Francisco Duarte entrou ontem na água em Lacanau, na última bateria (8) da Ronda 1. O surfista algarvio fez apenas duas ondas (score 6.67 | 4.50+2.17) e perdeu em 4º a precisar de uma nota 5.27 para ‘roubar’ o 2º lugar de apuramento ao espanhol Ignacio Guisasola Gonzalez.
Na etapa anterior do Pro Junior Europeu 2014, o Sopela Pro Junior (País Basco, Julho), Francisco Duarte chegou à Ronda 4 e concluiu a prova em 25º lugar, satisfeito por “ter ultrapassado a barreira dos 4 e 5 pontos nas notas, para fazer seis pontos e sores altos”, comentou o atleta, na altura, ao Swell-Algarve. Em Lacanau, o surfista algarvio não conseguiu manter a fasquia à mesma altura.
Francisco Duarte, 17 anos de idade feitos em Julho, está a disputar o seu primeiro Pro Junior Europeu “a sério”, representando o Clube Naval de Portimão e acompanhando o ‘team’ Surftechnique, com quem se trena desde 2013. O surfista algarvio faltou à 1ª Etapa (Espinho, Junho), devido a lesão num joelho, e planeia estar presente na 4ª Etapa (última), Franito Pro Junior, em Teguise, Lanzarote, Canárias, de 24 a 28 de Setembro.
ACTUALIZAÇÃO NO DIA 11 DE AGOSTO: Vasco Ribeiro chegou à final do Lacanau Pro Junior e foi 3º classificado na prova. O português ficou desiludido com o resultado, sobretudo, depois de uma meia-final de luxo, em que deixou toda a concorrência em combinação com um ‘super score’ de 18.40 (8.83+9.57). Entre os adversários que deixou em combinação na meia-final estava (em 2º) o francês Tom Cloarec, que depois venceu a Final. Recorde-se que Vasco Ribeiro venceu a 1º Etapa em Espinho e lidera o Circuito Europeu Pro Junior. O português depende apenas de si próprio para conquistar o título europeu em Lanzarote… no ano em que a Quiksilver lhe retirou o patrocínio.
Links:
Comentários