Francisco Duarte 25º em Sopela (Surf – Projunior Europeu)

Francisco Duarte fez um bom campeonato no País Basco e descobriu “pranchas mágicas” XCult


Francisco Duarte (Clube Naval de Portimão) concluiu o Sopela Projunior 2014 no 25º posto da classificação geral. O surfista portimonense viajou para o País Basco integrado no ‘team’ da Surftechnique, com quem está a treinar-se há um ano e chegou até à Ronda 4 desta 2ª Etapa do Projunior Europeu, evento ASP de 1 estrela.

As primeiras quatro rondas deste evento foram disputadas num único dia, quinta-feira 24 de Julho, com dois palanques em simultâneo a assegurar o julgamento e o avanço rápido da prova. “Foi, provavelmente, um dos dias mais longos de competição que tive na vida”, comentou Francisco Duarte, que viajou para o País Basco poucos dias depois de ter sido semifinalista na 2ª Etapa (última) do Projunior Nacional, em Santa Cruz.

Na quinta-feira 24 de Julho, Francisco Duarte disputou quatro baterias. O surfista algarvio venceu as suas baterias nas rondas 1 e 2 e apurou-se em segundo na Ronda 3, numa bateria ganha pelo bicampeão nacional (2011 e 2012) Vasco Ribeiro e na qual ficaram eliminados dois surfistas bascos. Na Ronda 4, ainda no mesmo dia e depois de uma breve pausa no campeonato, Francisco Duarte foi eliminado em 4º, juntamente com o compatriota Pedro Coelho (3º).

“Num dia passei mais heats do que alguma vez tinha passado naquele campeonato”, comentou Francisco Duarte. Em declarações exclusivas ao Swell-Algarve, o surfista de Portimão sublinhou ter ficado “satisfeito por ter ultrapassado a barreira dos 4 e 5 pontos, para conseguir fazer 6 pontos e sores altos”. 

Francisco Duarte não disputou a 1ª Etapa do Projunior Europeu 2014 (Espinho, Junho) devido a lesão num joelho. Nesta 2ª Etapa, no País Basco, o surfista algarvio alcançou o 25º lugar. Após concluído o campeonato, Francisco Duarte comentou a sua prestação na bateria em que foi eliminado: “Estive super desencontrado com o mar e acabei por perder de uma forma que soube a pouco”. 

Feitas as contas, o resultado do surfista algarvio é bom e a experiência ainda melhor. “Além de ter sido um bom campeonato para mim, acho que encontrei duas pranchas mágicas”, concluiu Francisco Duarte, referindo-se às novas XCult que agora tem no pé.

Francisco Duarte vai agora estagiar com a Equipa Nacional Junior, entre os dias 3 e 5 de Agosto, e viaja no dia 6 de Agosto para França, onde vai disputar o Lacanau Pro Junior (09-11 Agosto), 3ª Etapa do Projunior Europeu, evento ASP de 1 estrela.

O Sopela Projunior 2014 foi ganho por Timothee Bisso, de Guadalupe. O melhor representante da armada portuguesa na prova foi o jovem Guilherme Fonseca (9º), eliminado em 3º nos quartos-de-final, fase em que perderam também, mas em 4º (=13º lugar na prova) mais dois portugueses: Miguel Blanco e João Kopke. O bicampeão português Vasco Ribeiro perdeu em 4º na Ronda 4, concluindo a prova em 25º, tal como Francisco Duarte.


Links:

Comentários