![]() |
Os torneios da malta organizados por Canelas há dois anos consecutivos provam que o surf está bem vivo em Portimão (foto:PauloMarcelino/arquivo/PraiaVau/Fev14) |
Portimão vai ter um clube de surf. O nome ‘Portimão Surf Clube’ já foi registado e está programada para a próxima semana a realização da assembleia constituinte dos órgãos sociais do clube. “É uma associação sem fins lucrativos que surge para desenvolver mais a vertente desportiva do surf e dinamizar a parte sócio-cultural da modalidade no concelho de Portimão”, disse o mentor do projecto, Francisco Canelas, surfista do top 30 nacional e treinador de elite FPS, ao Swell-Algarve.
Depois da realização da assembleia-geral constituinte, o clube será apresentado à sociedade portimonense na semana seguinte. “Em princípio vamos fazer um evento no TEMPO (Teatro Municipal de Portimão). Vamos convidar o presidente da federação (de surf), a vereação camarária, atletas e pessoas ligadas ao surf na comunidade. E queremos lá ter exposições do Brek (surfista e fotógrafo de surf), do Sena (surfista e ilustrador de pranchas) e do Leandro (surfista e shaper)”, revelou Francisco Canelas.
O Portimão Surf Clube vai federar-se e apostar no desenvolvimento competitivo dos jovens talentos locais. Recorde-se que Francisco Canelas dedica-se há cerca de um ano à formação específica para competição a jovens surfistas, pelo que foi reconhecido como treinador de elite pela Federação Portuguesa de Surf.
Francisco Canelas quer integrar no projecto as escolas de surf da Praia da Rocha – a Playsurf e a Future Surf School – e organizar com frequência eventos de promoção da cultura do surf junto da comunidade. “Vamos motivar toda a comunidade para a causa do surf, vamos criar referências e aproveitar infraestruturas abandonadas. Vamos potenciar o surf em Portimão, fazer crescer a modalidade em comunhão, paz e amor”, disse Francisco Canelas.
![]() |
Francisco Canelas tem 31 anos de idade e pratica surf há 20 anos (Foto:PauloMarcelino/Kanguru/Arrifana/Nov12) |
Comentários