Marlon Vence na Rocha (Surf – Circuito do Algarve)

Marlon Lipke venceu esta etapa regional em regime de treino para uma época em que quer voltar ao WCT
(foto:PauloMarcelino)

Marlon Lipke venceu a última etapa do Circuito de Surf do Algarve 2013 na categoria Open, disputada ontem e hoje em Portimão. O atleta de Lagos, inscrito pelo Clube de Surf de Faro, confirmou  seu estatuto de cabeça de cartaz nesta prova e impôs-se à concorrência forte de diversos competidores de dimensão internacional, que proporcionaram um autêntico espectáculo de surf na Praia da Rocha. Francisco Duarte venceu a final Sub-16 e renovou o seu título de campeão do circuito nesta categoria. Francisco Canelas, ainda que derrotado de primeira nesta prova, beneficiou da eliminação dos seus mais directos adversários no ‘ranking’ e sagrou-se campeão Open do circuito.

Com ondas de metro e meio no set, ainda que a fecharem um pouco e com ligeiro vento offshore, a Praia da Rocha ‘vestiu-se de gala’ para receber um elenco de luxo do surf nacional, incluindo dois ex-WCT (Marlon Lipke e Pedro Henrique) e profissionais com Eduardo Fernandes, Joackim Guichard e Miguel Mouzinho. Ontem tinha já ficado resolvida a competição nas categorias Longboard, Feminino, Sub-14 e Sub-12. (ver abaixo link ‘Dia 1’)

Francisco Duarte campeão Sub-16
(foto:PauloMarcelino)


Hoje, segundo dia de prova, a jornada foi toda dedicada às fases finais do Open, exceptuando a final de Sub-16, disputada pelos melhores esperanças algarvios da actualidade: Francisco Duarte, Martim Magalhães, Jakob Lilienweiss e José Montez. Bastante concentrado e com visíveis melhorias técnicas no ataque ao crítico da onda, fruto do treino iniciado esta época na Surftechnique, Francisco Duarte assumiu o favoritismo e venceu uma muito bem disputada final Sub-16.


Francisco Canelas ao saber que já era campeão Open
(foto:PauloMarcelino)


Francisco Duarte ainda lutava pelo título Open, para o qual precisava de um terceiro lugar na prova, mas foi eliminado nos quartos-de-final, ainda que não tenha concordado com o julgamento. Depois de ontem os dois mais fortes candidatos ao título – Francisco Canelas (líder) e Paulo Almeida (vice-líder) – terem sido eliminados ‘de primeira’, também Tomás Alcobia ficou com hipóteses de conquistar o título Open no circuito, mas precisava de vencer a prova. O atleta de Lagos foi eliminado nas meias-finais e Francisco Canelas festejou fora de água a conquista do título.




Aéreo de Eduardo Fernandes na final Open
(foto:PauloMarcelino)


A fase final da etapa Open hoje disputada na Praia da Rocha foi uma autêntica luta de titãs. A exuberância de Pedro Henrique, sempre emocionante nas ondas e a mostrar porque já foi campeão do Mundo júnior, não foi suficiente para passar da meia-final. Já na final, Joackim Guichard (vencedor da 2ª Etapa, na Praia da Cordoama, em Maio) deu espectáculo e Eduardo Fernandes (vencedor desta prova em 2012) chegou a fazer um vistoso aéreo, mas foi o duelo entre os amigos Miguel Mouzinho e Marlon Lipke que verdadeiramente marcou a jornada de surf em Portimão.


Miguel Mouzinho na final Open
(foto:PauloMarcelino)




Mouzinho apresentou-se nesta prova já sem hipótese de renovar o título que conquistou quatro vezes consecutivas neste circuito. Sobrava ao atleta de Lagos divertir-se nas ondas e treinar em ambiente de competição com atletas de topo. Venceu um primeiro duelo com Marlon Lipke nas meias-finais, mas perdeu para o seu amigo na final, numa disputa tão apertada que talvez lhe fosse favorável se não tivesse caído na última onda.






Marlon Lipke esteve impecável em todas as baterias
(foto:PauloMarcelino)


Marlon Lipke, ainda que a acusar algum cansaço devido ao actual regime de treinos de quatro horas diárias, venceu esta última etapa do Circuito de Surf do Algarve 2013, a única em que participou. Sempre seguro nas suas baterias, sem arriscar muito e cirúrgico na necessidade de pontuar, Marlon mostrou toda a sua experiência competitiva e nível técnico superior vencendo com toda a justiça. Estamos a falar de um atleta que venceu a última etapa da Liga Moche e percorre o circuito WQS. Estamos a falar de um atleta que tem um único objectivo para a próxima época, conforme disse ao Swell-Algarve: “Quero qualificar-me para o WCT”.



O Circuito de Surf do Algarve 2013 fechou com uma prova de luxo na Praia da Rocha, organizada pela escola de surf Playsurf e Iate Clube Marina de Portimão, com o apoio da Câmara Municipal de Portimão, restaurante L’Angolo (Alvor) e loja Guys&Dolls. O Circuito de Surf do Algarve 2014 começa já daqui a duas semanas, nos dias 4 e 5 de Janeiro, na Praia de Faro, numa prova que vai incluir também uma etapa do nacional de Longboard. 

O Circuito de Surf do Algarve 2014 começa mais cedo e acaba mais cedo, ensaiando o novo calendário em que poderá assentar no futuro a qualificação para o nacional de surf através dos circuitos regionais. Não será já em 2014, mas o Circuito de Surf do Algarve preparou-se para a mudança e alterou o seu calendário. Assim, a 1º Etapa em 2014 será disputada logo em Janeiro (dias 4 e 5) em Faro, a 2ª em Fevereiro (Quarteira), a 3ª em Março (Praia da Rocha) e a 4ª em Maio (Praia do Amado). Até já…


Finais da 4ª Etapa (Praia da Rocha) – Circuito de Surf do Algarve 2013

Open
1. Marlon Lipke (Lagos, CSFaro)
2. Miguel Mouzinho (Lagos)
3. Eduardo Fernandes (Carcavelos)
4. Joackim Guichard (Tavira)

Sub-16
1. Francisco Duarte (Portimão) – campeão 2013
2. Jakob Lilienweiss (Tavira)
3. Martim Magalhães (Portimão)
4. José Montez (Portimão)

Sub-14
1. Guilherme Ribeiro (Caparica) – campeão 2013
2. Bruno Gregório (Quarteira)
3. Tomás Ribeiro (Caparica)
4. Miguel Braga

Sub-12
1. Guilherme Ribeiro (Caparica) – campeão 2013
2. Henrique Poucochinho (Portimão)
3. Diogo Pereira (Portimão)
4. Michael Pereira (Vilamoura)

Feminino

1. Yolanda Sequeira-Hopkins (Portimão) – campeã 2013

2. Nádia ‘Cachuxa’ Reis (Portimão)

3. Inês Martins (Faro)

4. Maísa Trindade (Portimão)


Longboard
1. Manuel ‘Necas’ Mestre (Faro)
2. Luís Esteves (Faro) – campeão 2013
3. Inês Martins (Faro)



///

Surf – Algarve Circuit
MARLON WINS IN PORTIMÃO

Marlon Lipke has won the Open in Event 4 (last) of the Algarve Surf Circuit 2013, held yesterday and today at Praia da Rocha, in Portimão. The athlete from Lagos confirmed his status has favorite and won over a lot of international level competitors present in Praia da Rocha. Francisco Duarte won the event in the age group Under 16 and renewed his title of circuit champion in this age group. Francisco Canelas, defeated yesterday, benefited from the elimination of the others title contenders and was crowned Open champion of the circuit.
The Open final was disputed by Marlon Lipke, Miguel Mouzinho, Eduardo Fernandes (last year winner) and Joackim Guichard. It was a thrilling heat, with top quality surf and an intense duel between Marlon and Mouzinho. None of the finalists was fighting for the circuit title because none of them disputed enough events to have the necessary points.
Tomás Alcobia (if he had won) or Francisco Duarte (with a third place) could have won today the Open circuit champion title, but they were both eliminated. So the Open Circuit Champion title was won by Francisco Canelas, who was watching the event on the beach.
The Algarve Surf Circuit 2014 starts in January, in Praia de Faro, on the weekend 4th and 5th. See you there…

Comentários