Stand Up Paddle | #1 Circuito Nacional SUP Maratona 2018

Algarvios Rute Viegas e Diogo Sousa Fazem Pódio na Madeira

Algarvio Diogo Sousa no 3º lugar do Pódio Maratona 14' no Madeira SUP Challenge 2018 (®CNF)

Os atletas algarvios Rute Viegas e Diogo Sousa, do Albufeira Surf Clube, alcançaram pódio na 1ª Etapa do Circuito Nacional de Stand Up Paddle Maratona, disputada no passado dia 11 de março, no Funchal, Ilha da Madeira. Rute foi 2ª classificada na divisão Feminino e Diogo fez 3º lugar na super-competitiva categoria das pranchas de 14′ pés.

“Bom começo do Campeonato Nacional na Madeira. As condições eram super-difíceis, mas valeram-me os treinos que fizemos nos últimos dois meses. Parabéns a todos os meus colegas de equipa e a todos os outros que conseguiram terminar a prova”, comentou Diogo Sousa, em mensagem no Facebook. Recorde-se que o atleta de Albufeira competia em pranchas 12’6” e optou este ano pelas maiores de 14′ pés.

“Terminei em 2º lugar, após um longo percurso em condições muito exigentes que dificilmente pensaria em superar há pouco tempo atrás. Agradeço aos meus patrocinadores, NSP, Quickblade Portugal, Sup Albufeira e a todos que me têm apoiado e acreditado em mim”, comentou Rute Viegas, também em mensagem publicada na rede social Facebook.

Algarvia Rute Viegas no 2º lugar do Pódio Maratona 12’6” Feminino no Madeira SUP Challenge 2018 (®CNF)

A maratona SUP na Ilha da Madeira foi disputada num percurso com 12 quilómetros, por vezes batido com vento com 20 ‘nós’ de identidade e vaga atlântica. Foi uma prova muito dura, que engrandeceu os resultados alcançados pelos algarvios.

Rute Viegas e Diogo Sousa são atletas federados pelo Albufeira Surf Clube mas também elementos da equipa NSP Portugal SUP, cujo ‘team leader’ é o algarvio Tiago Dinis, que terminou a maratona na Madeira em 5º na categoria 14′. Tiago também é atleta do Albufeira Surf Clube e esteve na luta pelo título nacional de Maratona na época passada até à última prova, na qual caiu de 1º para 3º no ‘ranking’.

O Madeira SUP Challenge 2018 foi organizado pelo Clube Naval do Funchal e juntou 40 atletas para um dia de maratona nos escalões Sub-15, Sub-18 e Open (12’6”, masculino e feminino; e 14′, masculino). Em termos de percursos os atletas do Sub-15 cumpriram o percurso de 5 Km, os sub-18 de 8km e os Open de 12 km, numa área compreendida entre a Ponta da Cruz e o Lazareto com largada e chegada no Cais de São Lázaro.

Comentários