pub

PAN Optimist 2017

Beatriz Cintra Vice-Líder no Primeiro Dia

Algarvia Beatriz Cintra é 2ª após 2 regatas em Almada, 5ª no 'ranking' nacional após 11 regatas (®LuisFraguas/CNA)
Algarvia Beatriz Cintra é 2ª após 2 regatas em Almada, 5ª no 'ranking' nacional após 11 regatas (®LuisFraguas/CNA)
pub

Foram hoje realizadas as duas primeiras regatas na Prova de Apuramento Nacional da Classe Optimist 2017. Depois de um dia sem vento, oitenta velejadores juvenis de todo o País travaram este sábado, 27 de maio, os primeiros despiques no campo de regatas do Mar da Palha / Rio Tejo, em Almada. A algarvia Beatriz Cintra (Clube Naval de Portimão) terminou o dia no 2º posto da classificação geral.

A frota é liderada por José Mendes (Clube de Vela do Tejo), vencedor da última regata do dia. Beatriz Cintra fez 3º e 2º nas duas do dia e segue na condição de vice-líder. No Top 10 da classificação provisória após duas regatas estão mais quatro velejadores algarvios: William Risselin (Ginásio Clube Naval de Faro) na 4ª posição, Diogo Faustino (CNPortimão) em 5º; Guilherme Cavaco (GCNFaro) em 7º e Beatriz Gago (CNPortimão) em 10º.

Frota fez-se hoje ao largo com vento do quadrante Oeste e com intensidade de 11 nós (®LuisFraguas/CNA)

Frota fez-se hoje ao largo com vento do quadrante Oeste e com intensidade de 11 nós (®LuisFraguas/CNA)

Guilherme Cavaco é Campeão de Portugal de Juvenis 2017, título conquistado em abril. O jovem farense começou tímido na PAN, com 18º na primeira regata, mas melhorou na segunda (7º). Beatriz Gago é Tricampeã de Portugal de Juvenis Feminino e venceu a 1ª regata de hoje no Mar da Palha. A velejadora de Portimão esteve pior na segunda, com um 27º lugar.

A PAN Optimist 2017 encerra o Ranking Nacional do Critério de Apuramento para os Campeonatos do Mundo e da Europa. Contribuem também para o ‘ranking’ as 9 regatas disputadas, em abril, no Campeonato de Portugal de Juvenis.

Os cinco primeiros classificados no ‘Ranking’ (ou os quatro primeiros masculinos mais um feminino dentro do Top 10) são apurados para o Mundial de Optimist na Tailândia. Os restantes melhores classificados até prefazerem cinco velejadores de um género e três do outro são apurados para o Europeu de Optimist na Bulgária.

Algarvio Guilherme Cavaco, na imagem em ação hoje no Tejo, é Campeão de Portugal e lidera o Ranking Nacional após 11 regatas (®LuisFraguas(CNA)

Algarvio Guilherme Cavaco, na imagem em ação hoje no Tejo, é Campeão de Portugal e lidera o Ranking Nacional após 11 regatas (®LuisFraguas(CNA)

Após 11 regatas, incluindo as duas deste sábado na PAN em Almada, o ‘Ranking’ Nacional é liderado pelo algarvio Guilherme Cavaco. No grupo dos cinco elegíveis para o Mundial seguem ainda Beatriz Gago (3ª) e Beatriz Cintra (5ª).

Dentro da ‘janela’ da convocatória para o Europeu estão os algarvios Vladislav Bedlinskyy (Associação Naval do Guadiana), na 6ª posição do ‘ranking’; e Leonor Dutra (GCNFaro), 20ª no ‘ranking’, mas 2ª melhor Feminino após os ‘mundialistas’.

William Risselin (GCNFaro) é um caso à-parte. O algarvio tem nacionalidade Belga e não pode ser convocado para uma Seleção de Portugal. Mas o atleta já está apurado para o Mundial da Tailândia pela Bélgica, onde venceu o ranking nacional de apuramento (ver notícia).

A PAN Optimist 2017 termina domingo, 28 de maio. A prova é organizada pelo Clube Náutico de Almada, com o apoio da Federação Portuguesa de Vela e a colaboração da Associação Regional de Vela do Centro. Estão 20 velejadores algarvios a competir no Mar da Palha (ver notícia).

Algarvios na PAN Optimist 2017

Associação Naval do Guadiana (3): Vladislav Bedlinskyy, Luís Gonçalves e Viktoriya Kononova

Clube Naval de Portimão (9): António Monteiro, Daniel Cristiano, Beatriz Gago, Francisco Dias, Diogo Faustino, Beatriz Cintra, Rafaela Sousa, Rodrigo Dias e Mara António

Ginásio Clube Naval de Faro (5): Leonor Dutra, William Risselin, Miguel Sancho, Mariana Ramos e Guilherme Cavaco

Clube Náutico de Tavira (3): Rafael Ribeiro, Filipe Lopes e Érica Porto

Links:

PAN Optimist 2016

Comentários