pub

Laser 4.7 Feminino Júnior

Daniela Miranda Bicampeã de Portugal

Pódio nacional Laser 4.7 Feminino Júnior, totalmente algarvio (®LuisFraguas/CVVC)
Pódio nacional Laser 4.7 Feminino Júnior, totalmente algarvio (®LuisFraguas/CVVC)
pub

A velejadora algarvia Daniela Miranda (Associação Naval do Guadiana) sagrou-se Bicampeã de Portugal Laser 4.7 Feminino Júnior, no XXVIII Campeonato de Portugal de Juniores e Absolutos 2017. O pódio na categoria, em Viana do Castelo, foi totalmente ocupado por atletas do Algarve, com Lúcia Neto (Grupo Naval de Olhão) no 2º posto e Camila Poucochinho (Clube de Vela de Lagos) no 3º lugar. João Vargues (Ginásio Clube Naval de Faro) também subiu ao pódio, em 3º lugar Laser 4.7 Masculino Júnior.

O Campeonato de Portugal foi disputado nas categorias Laser Radial, Laser 4.7 e 420 e decorreu nos dias 6 a 9 de abril. A prova teve um total de 117 velejadores inscritos e foi organizada por Clube de Vela de Viana do Castelo e Federação Portuguesa de Vela, com o patrocínio Fidelidade. Foram realizadas um total de seis regatas, todas nos primeiros dois dias de prova. Não houve vento suficiente em Viana do Castelo para realizar regatas sábado e domingo, os dois últimos dias do campeonato.

Os Campeões de Portugal apurados na classificação final foram: Miguel Rouxinol (Laser Radial Absoluto Open e Júnior Open), Tiago Vieira (Laser 4.7 Masculino Júnior), Daniela Miranda (Laser 4.7 Feminino Júnior), João Bolina & Rafael Rodrigues (420 Absoluto Masculino e Júnior Open) e Mafalda Pires de Lima & Catarina Coelho (420 Absoluto Feminino). É importante sublinhar que a tripulação feminina campeã 420 Absoluto Feminino concluiu o campeonato no 1º lugar geral da Classe.

João Vargues fez 4º geral Laser 4.7, a maior frota no campeonato, equivalente a 3º lugar Masculino Júnior na Classe (®PauloMarcelino/arquivo/Nov2016)

João Vargues fez 4º geral Laser 4.7, a maior frota no campeonato, equivalente a 3º lugar Masculino Júnior na Classe (®PauloMarcelino/arquivo/Nov2016)

A Classe Laser 4.7 formou a maior frota no campeonato, com um total de 53 velejadores, incluindo 18 algarvios. O melhor representante do Algarve na Classe, em Viana do Castelo, foi João Vargues (Ginásio Clube Naval de Faro), 4º na geral e 3º no pódio nacional Masculino Júnior, uma vez que em 3º terminou um atleta estrangeiro, o dinamarquês Johan Schubert. Martim Fernandes (GCNFaro) fez 11º lugar e Tomé Dutra (GCNFaro) concluiu o campeonato em 15º.

Daniela Miranda foi 16º na geral Laser 4.7, 1º Feminino Júnior. A velejadora de Vila Real de Santo António assumiu a liderança Feminino na sexta-feira, último dia de regatas no campeonato. Daniela Miranda chegou a Viana do Castelo na qualidade de Campeã Feminino Júnior em título, mas o primeiro dia de campeonato não lhe correu bem. Após as três regatas realizadas quinta-feira, a campeã era 28ª na geral, 4ª Feminino. A vantagem estava com Camila Poucochinho, que por essa altura era 16ª geral, 1ª Feminino.

Tudo mudou sexta-feira. Daniela Miranda venceu a primeira regata 4.7 desse dia, liderando um trio algarvio à chegada, composto também por João Vargues e Martim Fernandes. A campeã contra-atacou forte e chegou ao final das três regatas do segundo dia em 16º na geral, 1º Feminino. Lúcia Neto também  teve um dia bom, subindo de 3º para 2º Feminino, apesar de ter descido de 19º para 22º na geral. O dia foi mau para Camila Poucochinho, que ‘caiu’ de 16º para 23º na geral, mas conseguiu segurar o 3º lugar Feminino. Lúcia e Camila terminaram separadas por dois pontos.

Ingrid Braga Fortunato com a tripulação Manuel Fortunato & Frederico Baptista. Dupla de Lagos terminou a 8 pontos do pódio nacional 420 Júnior Open (®LuisFraguas/CVVC)

Ingrid Braga Fortunato com a tripulação Manuel Fortunato & Frederico Baptista. Dupla de Lagos terminou a 8 pontos do pódio nacional 420 Júnior Open (®LuisFraguas/CVVC)

Na Classe Laser Radial competiram 29 velejadores, apenas dois algarvios. Filipe Pedro (ANGuadiana) conquistou um bom resultado, 5º lugar na geral. O algarvio só não fez 3º lugar Laser Radial Absoluto porque o pódio na categoria foi Open, sem distinção de género ou subescalão (Júnior, por exemplo). Bruna Carvalho (ANGuadiana) concluiu o campeonato em 28º na geral Laser Radial.

Na Classe 420, a tripulação Manuel Fortunato & Frederico Baptista (Clube de Vela de Lagos) foi a melhor representante do Algarve. A dupla de Lagos terminou em 8º, numa frota composta por 34 barcos e ficou a escassos 8 pontos do pódio 420 Júnior Open. Afonso Rodrigues & Martim Sancho (GCNFaro) foram 12º na Classe.

Pódios XXVIII Campeonato de Portugal Júniores e Absolutos 2017

Laser Radial Absoluto Open

1. Miguel Rouxinol (CVVCastelo) | Campeão de Portugal

2. Carolina João (SAD)

3. Lourenço Mateus (ANLisboa)

Laser Radial Júnior Open

1. Miguel Rouxinol (CVVCastelo) | Campeão de Portugal

2. Lourenço Mateus (ANLisboa)

3. Tomás Pires de Lima (CVAtlântico) | 7º geral

Laser 4.7 Masculino Júnior

1. Tiago Vieira (CVTejo) | Campeão de Portugal

2. Ricardo Rodrigues (CNCascais)

3. João Vargues (GCNFaro)

Laser 4.7 Feminino Júnior

1. Daniela Miranda (ANGuadiana) | Campeã de Portugal

2. Lúcia Neto (GNOlhão)

3. Camila Poucochinho (CVLagos)

420 Absoluto Masculino

1. João Bolina & Rafael Rodrigues (CVBarreiro) | Campeões de Portugal

2. Rita Lopes & Pedro Cruz (CNCascais/Transfrio)

3. Manuel Ramos & Gonçalo Ramos (CVBarreiro/BMGRealEstate)

420 Absoluto Feminino

1. Mafalda Pires de Lima & Catarina Coelho (CVAtlântico) | Campeãs de Portugal

2. Patrícia Basto & Bárbara Novo (CVAtlântico)

3. Mafalda Gonçalves & Maria Pereira (CNSesimbra/Naturea)

420 Júnior Open

1. João Bolina & Rafael Rodrigues (CVBarreiro) | Campeões de Portugal

2. Miguel Santos & Manuel Pessanha (CVAtlântico)

3. Francisco Mourão & Luís Pinheiro (CNSesimbra)

Resultados Gerais Algarvios por Classes

Laser 4.7

5. João Vargues (GCNFaro)

11. Martim Fernandes (GCNFaro)

15. Tomé Dutra (GCNFaro)

16. Daniela Miranda (ANGuadiana) | Campeã de Portugal Feminino Júnior

18. João Revés (ANGuadiana)

22. Lúcia Neto (GNOlhão)

23. Camila Poucochinho (CVLagos)

27. Mariana Viegas (CVLagos)

31. Robin Tomaz (CVLagos)

33. Bruno Tavares (GNOlhão)

37. André Cruz (ANGuadiana)

40. Lucas Sousa (CVLagos)

42. João Henriques (CVLagos)

45. Fernando Rodriguez (ANGuadiana)

48. Inês Caneco (CVLagos)

49. Gonçalo Guerreiro (CVLagos)

50. Ana Gil Santos (CVLagos)

52. David Santos (ANGuadiana)

Laser Radial

5. Filipe Pedro (ANGuadiana)

28. Bruna Carvalho (ANGuadiana)

420

8. Manuel Fortunato & Frederico Baptista (CVLagos)

12. Afonso Rodrigues & Martim Sancho (GCNFaro)

23. Joana Cavaco & Inês Carriço (GCNFaro)

32. Cristóvão Gonçalves & Sidney Hughes (GCNFaro)

Links:

Campeonato de Portugal Juniores e Absolutos 2017 | Dia 2

Campeonato de Portugal Juniores e Absolutos 2017 | Dia 1

Campeonato de Portugal Juniores e Absolutos 2017 | Dia 0

Campeonato de Portugal Juniores e Absolutos 2016

Comentários