pub

XXVIII Campeonato de Portugal de Juniores e Absoluto 2017 | Dia 2

Daniela Contra-Ataca em Viana do Castelo

Ao segundo dia, sexta-feira, Daniela Miranda entrou em força na luta pela revalidação do título nacional feminino 4.7 (®LuisFraguas/CVVC)
Ao segundo dia, sexta-feira, Daniela Miranda entrou em força na luta pela revalidação do título nacional feminino 4.7 (®LuisFraguas/CVVC)
pub

Daniela Miranda (Associação Naval do Guadiana) assumiu a liderança da classificação feminina em Laser 4.7, no segundo dia de regatas do XXVIII Campeonato de Portugal de Juniores e Absolutos 2017, ontem, sexta-feira 7 de abril, em Viana do Castelo. A velejadora de Vila Real de Santo António, campeã feminino 2016, avançou 12 lugares na geral e assumiu protagonismo na luta entre quatro algarvias pelo título nacional.

Sexta-feira foi o dia de Daniela Miranda em Viana do Castelo. A campeã em título estava no 28º posto da geral, 4º feminino em Laser 4.7 após as três regatas do primeiro dia. Ontem, Daniela começou por vencer a primeira regata do dia, integrando um triunvirato algarvio na linha de chegada, com Martim Fernandes (2º) e João Vargues (3º), ambos do Ginásio Clube Naval de Faro. Foi um momento de forte marca algarvia no Campeonato de Portugal.

Ontem foram disputadas 3 regatas em Viana do Castelo. Daniela Miranda fez 6º lugar na segunda do dia e 25º na última, entre 53 velejadores na frota 4.7, a maior no campeonato, com 18 algarvios em prova. Apesar do deslize na última regata, Daniela ‘saltou’ do 28º para o 16º posto na geral e assumiu o 1º lugar no ‘ranking’ Feminino na Classe. Tiago Vieira (CVTejo) é o novo líder na geral Laser 4.7.

Camila Poucochinho (Clube de Vela de Lagos) era líder feminino ao final do primeiro dia, mas ontem teve um dia menos positivo ((45)+29+27), descendo do 16º para o 23º lugar na geral Laser 4.7, ocupando agora o 3º lugar Feminino. Lúcia Neto (Grupo Naval de Olhão) subiu do 3º ao 2º lugar Feminino, apesar de ter perdido ontem três lugares na geral, do 19º para o 21º. A luta pelo título feminino 4.7 está a ser travada por algarvias, também por Mariana Viegas (CVLagos), 4º Feminino, que ontem desceu 6 lugares na geral, para o 27 posto.

João Vargues (GCNFaro) anda na frente da maior frota no Campeonato de Portugal. O velejador farense segue no 4º posto da geral Laser 4.7, tendo ontem descido um lugar, sobretudo, devido a um resultado menos bom (20) na segunda regata do dia. O jovem Martim Fernandes (GCNFaro) subiu dois lugares e ocupa agora o 11º na geral. Tomé Dutra (GCNFaro) perdeu três lugares, descendo a 15º, com um resultado mau na primeira do dia (40) e um penalização (24 SP) na última.

Na Classe Laser Radial, Filipe Pedro (ANGuadiana) está a realizar uma prova consistente e segurou o 5º lugar na geral, entre 29 velejadores em prova. A frota continua a ser liderada por Miguel Rouxinol (CVVCastelo). O Algarve tem apenas mais um velejador na Classe, Bruna Carvalho (ANG), que ontem subiu para 28º na geral, 3º Feminino.

Na Classe 420, a melhor tripulação algarvia é Manuel Fortunato & Frederico Baptista (CVLagos), que ontem manteve o 8º lugar na geral, mas terminou o dia ‘a fundo’, com dois 6ºs nas duas últimas regatas de sexta-feira. A dupla Afonso Rodrigues & Martim Sancho (GCNFaro) subiu dois lugares, ocupando agora o 12º na geral, entre 34 tripulações em prova. A frota é agora liderada por Mafalda Pires de Lima & Catarina Coelho (CVAtlântico).

Federação avisou que não está previsto vento no sábado e deu a entender que as previsões para domingo também não são favoráveis (®LuisFraguas/CVVC)

Federação avisou que não está previsto vento no sábado e deu a entender que as previsões para domingo também não são favoráveis (®LuisFraguas/CVVC)

Hoje, sábado 8 de abril, deverá ser ‘lay day’ em Viana do Castelo. Após seis regatas em dois dias (três em cada dia), o vento faltou à chamada no Dia 3. A Federação Portuguesa de Vela divulgou um comunicado, avisando que “as previsões de vento não são as mais favoráveis”. As três frotas estavam em terra ao final da manhã de sábado. “Não está previsto vento, pelo que teremos que aguardar e acreditar que as previsões permitam a continuação deste campeonato”, informou a FPVela.

O XXVIII Campeonato de Portugal de Juniores e Absolutos 2017 termina amanhã, domingo 9 de abril, e é organizado por Clube de Vela de Viana do Castelo e Federação Portuguesa de Vela, com o patrocínio Fidelidade.

Nota de atualização: Confirmou-se; não houve regatas no Dia 3, sábado 8 de abril.

Links:

Campeonato de Portugal Juniores e Absolutos 2017 | Dia 1

Campeonato de Portugal Juniores e Absolutos 2017 | Dia 0

Campeonato de Portugal Juniores e Absolutos 2016

Comentários