pub

Circuito Nacional SUP 2017 | Etapa 1

Tiago Dinis Perde Pódio a 10 Metros do Fim

Algarvio Tiago Dinis no meio do 'pelotão', de calções verdes em primeiro plano (®FPS/CNF)
Algarvio Tiago Dinis no meio do 'pelotão', de calções verdes em primeiro plano (®FPS/CNF)
pub

O algarvio Tiago Dinis, vice-campeão nacional de SUP Race Técnico 14′ não foi feliz na primeira prova do Circuito Nacional de Stand Up Paddle 2017. O atleta do Albufeira Surf Clube e líder do ‘Team NSP Portugal’ concluiu o Madeira SUP Challenge em 4º lugar Maratona e 4º lugar Race Técnico, na categoria 14′, tendo perdido um lugar de pódio Race nos últimos 10 metros do percurso.

Foi uma prova com muitos obstáculos para os dois algarvios, Tiago Dinis e Rute Viegas, que representaram o Albufeira Surf Clube e o Team NSP Portugal na Ilha da Madeira, este fim-de-semana. O primeiro obstáculo foi não terem viajado com o equipamento habitual, recorrendo a pranchas emprestadas pelo clube local ADRAP, para competirem. O segundo obstáculo foram as más condições – ondulação e muito vento – para a competição Race Técnico no domingo. E a prova transformou-se mesmo numa provação, já esta segunda-feira, com o cancelamento e adiamento de voos de partida da Ilha da Madeira, devido ao vento.

O Madeira SUP Challenge foi organizado pelo Clube Naval do Funchal e Federação Portuguesa de Surf e decorreu nos dias 11 e 12 de março, no Funchal. A prova incluiu a 1ª Etapa do Circuito Nacional de SUP Maratona e também do Circuito Nacional de SUP Race Técnico e ainda, em estreia, o Campeonato Nacional SUP Junior.

Sábado foi realizada a prova de Maratona, num percurso de 12 quilómetros, com boas condições de vento e no mar. O algarvio Tiago Dinis competiu com uma prancha ’touring’ emprestada, muito diferente da sua habitual NSP em carbono. “Dei o meu máximo, mas simplesmente era impossível acompanhar os atletas da frente, senti uma desvantagem enorme por estar a competir numa prancha tão pesada, acabei a prova em 4º lugar”, comentou o atleta algarvio, referindo-se à classificação na divisão 14′, um 4º lugar equivalente a 12º na ordem geral de chegada, num total de 23 atletas.

A algarvia Rute Viegas foi a 20ª na geral Maratona, equivalente a 4º lugar na sua divisão: 12’6 Feminino. A atleta de Albufeira também sentiu dificuldades de adaptação à prancha emprestada e acabou mesmo por desistir na prova de Race Técnico, domingo, realizada em condições de vento e de mar “desafiantes”, como caracterizou o selecionador nacional SUP, Franz Orsi.

“Foram, talvez, as piores condições em que competi, com muita ondulação e muito vento”, comentou Tiago Dinis. O atleta algarvio concluiu a prova Race Técnico em 14º na ordem geral de chegada; 4º lugar na divisão 14′, a 44 segundos do pódio na categoria. “Comecei a prova muito bem, estive bastante tempo em 1º lugar, até começar a cair, passando rapidamente para 3º e perder o pódio nos últimos 10 metros…”, explicou o algarvio.

Prova foi disputada na bonita Baía do Funchal (®FPS/CNF)

Prova foi disputada na bonita Baía do Funchal (®FPS/CNF)

O balanço feito por Tiago Dinis não é positivo. “Estou muito desiludo com a minha prestação, pois embora no sábado tenha conseguido dar o meu melhor e não consegui melhor classificação por causa da prancha, no domingo errei muitas vezes (muitas quedas), o que me saiu muito caro, tendo perdido a prova 100% por minha culpa”, concluiu o atleta algarvio.

A 2ª Etapa do Nacional SUP Maratona e também Race Técnico está marcada para os dias 6 e 7 de maio, na Costa de Caparica. Espera-se que o Team NSP Portugal já compareça em peso, o que não foi possível na Madeira porque essa prova foi confirmada apenas com 15 dias de antecedência. O Nacional SUP Wave deverá começar no dia 29 de abril, em Faro.

Resultados Madeira SUP Challenge 2017 (pódios+algarvios)

Maratona 12’6 Open Masculino

1. Rúben Afonso (CNSV)

2. Filipe Meira (SCS)

3. Ricardo Rodrigues (CNF)

Maratona 12’6 Feminino

1. Ângela Fernandes (PPSC)

2. Anabela Pacheco (CoimbraSUP)

3. Marta Salaberri (PPSC)

(…)

4. Rute Viegas (AlbufeiraSC)

Maratona 14′

1. Rui Ramos (CFV)

2. Diogo Neves (CNSV)

3. Roberto Rodrigues (CTM)

(…)

4. Tiago Dinis (AlbufeiraSC)

Maratona All Round

1. Carlos Gonçalves (CNSV)

Maratona Sub-18

1. Nuno Alves (ADRAP) | campeão nacional

2. Vítor Sousa (ADRAP)

3. Pedro Calaça (ADRAP)

Maratona Sub-15 Masculino

1. Tomás Lacerda (CNF) | campeão nacional

2. Joaquim Abreu (CTM)

Maratona Sub-15 Feminino

1. Verónica Silva (CDN) | campeã nacional

2. Sara Berenguer (ADRAP)

3. Luna Freitas (CNF)

Race Técnico 12’6 Open Masculino

1. Rúben Afonso (CNSV)

2. Ricardo Rodrigues (CNF)

3. Filipe Meira (SCS)

Race Técnico 12’6 Feminino

1. Ângela Fernandes (PPSC)

2. Anabela P. (CoimbraSup)

3. Marta Salaberri (PPSC)

(…)

4. Rute Viegas (AlbufeiraSC)

Race Técnico 14′

1. Rui Ramos (CFV)

2. Carlos Oliveira (CDN)

3. Roberto Rodrigues (CTM)

(…)

4. Tiago Dinis (AlbufeiraSC)

Race Técnico 14′ Feminino

1. Sónia Gomes (CTM)

Race Técnico Sub-15 Masculino

1. Tomás Lacerda (CNF)

2. Joaquim Abreu (CTM)

Race Técnico Sub-15 Feminino

1. Sara Berenguer (ADRAP)

2. Luna Freitas (CNF)

3. Catarina Afonso (CNF)

 

Comentários