pub

Circuito da Grande Lisboa | Etapa 3

João Mendonça Finalista no Regional de Lisboa

Algarvio João Mendonça, segundo a contar da esquerda, no pódio Sub-14 da etapa regional da Grande Lisboa (®FPS/ASCC)
Algarvio João Mendonça, segundo a contar da esquerda, no pódio Sub-14 da etapa regional da Grande Lisboa (®FPS/ASCC)
pub

O algarvio João Mendonça foi finalista, 4º classificado Sub-14 na 3ª Etapa do Circuito Regional de Surf da Grande Lisboa, disputada em três categorias na Praia do Marcelino, Costa de Caparica, no fim-de-semana 11 e 12 de março. O jovem surfista da Arrifana, campeão nacional Sub-12 em título, está a competir federado pelo Surfing Clube Costa do Sol, em luta na capital pelo apuramento para o Campeonato Nacional de Surf Esperanças, tal como no ano passado.

João Mendonça tem ainda 11 anos de idade. Em 2016, o surfista da Arrifana sagrou-se Campeão Regional Sub-12 da Grande Lisboa e Campeão Nacional Sub-12, numa finalíssima nacional disputada no Algarve, na Praia do Castelejo, concelho de Vila do Bispo.

Este ano, João Mendonça está a competir no escalão acima da sua idade cronológica, por opção estratégica de desenvolvimento e estreou-se em Sub-14 com uma vitória na 1ª etapa do regional lisboeta. A 2ª etapa não integrou a categoria Sub-14, pelo que o algarvio está bem dentro da luta pelo título regional na categoria.

Na final Sub-14 de ontem, segundo o Swell-Algarve apurou, as condições estavam difíceis e João Mendonça não se encontrou no ‘heat’. A competir contra adversários mais velhos, porventura fisicamente mais fortes e melhores conhecedores do local, o algarvio teve dificuldade em encontrar as melhores ondas. Martim Paulino venceu a final, mas admitiu que foi “muito difícil porque os adversários eram fortes”.

João Mendonça treina-se com o surfista algarvio Miguel Mouzinho, tal como o atleta algarvio Leon Schneider, do Portimão Surf Clube, que também competiu na etapa do regional da Grande Lisboa, na categoria Sub-16. Foi uma competição de treino, já que Leon procura no Regional do Sul a qualificação para o Nacional Esperanças.

Leon Schneider concluiu a etapa lisboeta em 9º lugar Sub-16, tendo sido eliminado nos quartos-de-final, ao cometer um erro de prioridade, deixando fugir a melhor onda para um adversário que o superou na pontuação final. “Foi uma boa experiência. O nível é elevado e puxa mais pelo teu surf”, comentou Leon Schneider, para o Swell-Algarve.

“O Leon surpreendeu-me muito. Nunca o tinha visto fazer surf como fez nesta etapa. Perdeu de forma azeda, numa situação de prioridade a um minuto do fim, quando já tinha os dois pés na meia-final”, comentou o treinador Miguel Mouzinho, para o Swell-Algarve.

Martim Paulino (Sub-14), Guilherme Ribeiro (Sub-16) e João Moreira (Sub-18) foram os vencedores da etapa, organizada pela Associação de Surf da Costa de Caparica (ASCC).  No caso de Guilherme Ribeiro, a vitória permitiu-lhe garantir por antecipação o título de Campeão Regional de Surf Sub-16 da Grande Lisboa 2017. “Este título tem significado mas o mais importante é o nacional. Daqui para frente vou fazer provas europeias e tentar mostrar o meu surf no Pro Junior europeu aqui na Costa”, disse o ‘local’ Guilherme Ribeiro.

Finais 3ª Etapa CRSGrandeLisboa 2017

Sub-14

1. Martim Paulino (10,75)

2. Joaquim Chaves (9,75)

3. José Ribeiro (8,15)

4. João Mendonça (4,65)

Sub-16

1. Guilherme Ribeiro (12,75)

2. João Vidal (9,95)

3. Joaquim Chaves (8,25)

4. José Champalimaud (7,25)

Sub-18

1. João Moreira (14,75)

2. Francisco Almeida (12,95)

3. Dylan Groen (11,25)

4. Gonçalo Vieira (9,80)

Fonte: Federação Portuguesa de Surf (resultados das finais e citações de Martim Paulino e Guilherme Ribeiro)

Comentários