pub

Previsões

Ondulação XL Vai Chegar Sexta-Feira

São esperadas ondas de 1,5m a 2m na próxima sexta-feira (®PauloMarcelino/arquivo)
São esperadas ondas de 1,5m a 2m na próxima sexta-feira (®PauloMarcelino/arquivo)
pub

A forte tempestade atlântica em evolução desde o início da semana começou hoje a fazer sentir os primeiros efeitos em Portugal, com chuva ao início da manhã e vento forte no Algarve. A Autoridade Nacional de Proteção Civil emitiu um aviso à população. A Surfline prevê a chegada de ondulação grande à Europa sexta-feira, dia 16 de dezembro, mas ressalva que o pico do ‘swell’ será afetado por ventos adversos em locais mais expostos em Portugal.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê queda de neve na Serra da Estrela hoje e amanhã e chuva forte e vento intenso. A Autoridade Nacional de Proteção Civil emitiu ontem um aviso à população, desaconselhando atividades relacionadas com o mar devido à previsão de forte agitação marítima, com ondulação de sete metros ao largo.

O que aí vem… (®scrennshot/surfline)

O que aí vem… (®screenshot/surfline)

A Surfline prevê ondulação de Oeste-Noroeste com tamanho médio quinta-feira e superior na costa Sudoeste. Sexta-feira está prevista a chegada a Portugal de ondas grandes, a rebentar junto à costa com 1,5m a 2m. O dia será bom para surf em locais com oportunidade de vento offshore, mas a Surfline avisa que o vento, de uma forma geral, não será ideal para o forte ‘swell’ que vai chegar sexta-feira a Portugal, sobretudo, nos locais mais expostos à força bruta da tempestade.

Os responsáveis pela Big Wave Tour da World Surf League estão atentos à condições em Punta Galea durante o ‘pico’ deste ‘swell’, mas a melhor oportunidade parece ser para o evento em espera na Nazaré, apenas na próxima semana. Um novo sistema complexo está já em formação no Mar Labrador e as previsões indicam fortes possibilidades de a Europa ser atingida com outra ondulação XL no final da próxima semana.

Comentários