pub

Vans World Cup | Português pode garantir lugar no CT

Chegou o Momento de Frederico Morais

Frederico Morais pode conseguir em Sunset Beach o apuramento para o CT 2017. Chegou a hora da verdade… (®DR)
Frederico Morais pode conseguir em Sunset Beach o apuramento para o CT 2017. Chegou a hora da verdade… (®DR)
pub

Começou o Vans World Cup, última prova do circuito mundial de qualificação da World Surf League. O português Frederico Morais chega a Sunset Beach dentro do Top 10 de apuramento para o Championship Tour do próximo ano, mas tem de defender a sua posição contra mais de 40 surfistas ainda com hipóteses matemáticas de conseguir um lugar entre a elite do surf mundial.

O último QS da temporada 2016 é de valor máximo (10.000 pontos para o vencedor) e representa também a segunda prova do cobiçado troféu havaiano Vans Triple Crown. A prova começou ontem e o português Vasco Ribeiro entrou em ação logo na bateria inaugural, tendo sido eliminado em 3º, pelo que concluiu o Vans World Cup em 97º lugar.

O primeiro dia de ação em Sunset Beach deu para completar a primeira ronda e realizar dois ‘heats’ da segunda ronda. Frederico Morais ainda não surfou porque tem entrada direta na Ronda 2 (Heat 7), mas já beneficiou com a ação do primeiro dia, pela eliminação do brasileiro Tomás Hermes, que seguia no 11º posto do ‘ranking’ QS Internacional.

Frederico Morais ocupa o 10º posto do ‘ranking’, o último que dá acesso ao CT. Com tantos pontos ainda em jogo em Sunset Beach, as contas do apuramento são complicadas. Chegar aos quartos-de-final é a fasquia que, quase de certeza, permitirá a ‘Kikas’ ser o segundo português – depois de Tiago Pires – a apurar-se para o Championship Tour. O algarvio Marlon Lipke também o conseguiu, em 2009, mas nessa altura tinha apenas nacionalidade alemã.

‘Kikas’ só depende de si para chegar ao CT. O português afirma estar “tranquilo” e vai competir numa onda onde já se deu bem e em condições grandes, previstas a partir de sexta-feira, o que também é favorável ao seu surf. Em 2013, Frederico Morais chegou à final em Sunset Beach e foi considerado o ‘rookie’ do ano na Triple Crown. Este ano, o português vem de um 2º lugar no Hawaiian Pro e tem a qualificação ao seu alcance.

O Vans World Cup está em espera até às 18h00 de hoje e só nessa altura saberemos se haverá competição esta quarta-feira (hora e dia em Portugal Continental). Se houver ação, ‘Kikas’ deverá iniciar hoje a sua derradeira batalha para atingir o topo do surf mundial. Este é o momento de Frederico Morais!

Comentários