pub

Circuito Nacional SUP Race Técnico | Categoria 14'

Algarvio Tiago Dinis Vice-Campeão Nacional

Algarvio Tiago Dinis, à esquerda, fez 2º lugar na Figueira da Foz em Race Técnico, pranchas de 14 pés (®DianaGil/ABFM)
Algarvio Tiago Dinis, à esquerda, fez 2º lugar na Figueira da Foz em Race Técnico, pranchas de 14 pés (®DianaGil/ABFM)
pub

“Não imaginava nada disto no início da época”. Tiago Dinis, atleta de Stand Up Paddle no Albufeira Surf Clube, sagrou-se Vice-Campeão Nacional de SUP Race Técnico 14′, concluindo em 2º lugar a última etapa do circuito português, realizada na Figueira da Foz. “Na época passada andava nos últimos lugares. O meu objetivo para esta época era apenas evoluir”, disse o atleta algarvio, ao Swell-Algarve.

A evolução de Tiago Dinis foi notória. Depois de ter faltado à primeira etapa, por ter sido pai, o atleta algarvio fez 3º lugar na 2ª etapa (Peniche) e 2º lugar na 3ª etapa (Nazaré). Os dois pódios colocaram o atleta algarvio no 4º lugar do ‘ranking’ nacional, com o 3º lugar ao alcance. A conquista desse 3º lugar passou a ser o objetivo de Tiago Dinis para a 4ª Etapa, disputada na Figueira da Foz, no sábado 17 de setembro, organizada pela Associação de Bodyboard Foz do Mondego (ABFM) e Federação Portuguesa de Surf. Mas o desfecho ultrapassou esse objetivo.

“Entrei muito bem na prova. Estive forte e aproveitei bem as saídas de água para ganhar vantagem”, explicou Tiago Dinis, ao Swell-Algarve. Nas duas voltas ao circuito técnico, com uma extensão de 5,5 km e duas ‘rondagens’ na praia, o atleta algarvio foi também beneficiado pela prestação de um atleta novo no circuito e que andou sempre em 3º lugar. “Deu-me estímulo para não o deixar passar”, admitiu Tiago Diniz, que segurou o 2º lugar até à chegada.

Tiago Dinis cumpriu este ano a sua segunda época no nacional e conseguiu ser vice-campeão (®DianaGil/ABFM)

Tiago Dinis cumpriu este ano a sua segunda época no nacional e conseguiu ser vice-campeão (®PedroAgostinho/ABFM)

Com o 2º lugar alcançado na Figueira da Foz e as contas do ‘ranking’ baralhadas pelo 3º lugar de Rui Ramos; o algarvio Tiago Dinis subiu ao 2º lugar do ‘ranking’, concluindo a época como vice-campeão nacional de SUP Race Técnico na categoria 14′.

O título nacional foi conquistado por Pedro ‘Agrafos’ Pinheiro, que venceu todas as etapas em que participou. “É um atleta de outro nível”, comentou Tiago Dinis, estabelecendo já como objetivo para a próxima época andar ao ritmo do campeão, o que, na prática, significa lutar pelo título nacional.

O 2º Figueira Paddle Series 2016 incluiu ainda a 3ª Etapa do Circuito Nacional de Race Maratona. Esta prova foi realizada ontem, domingo 18 de setembro, num percurso com 18 km, três a mais do que o habitual, e com muita contra corrente. A ABFM tinha anunciado Maratona no sábado e Técnico no domingo, mas trocou as provas “devido a razões técnicas que ultrapassam a organização”, explicou a ABFM.

A Maratona foi disputada por seis (6) atletas em pranchas 14′ e por mais atletas com pranchas de 12,6′. Tiago Diniz fez 4º lugar em 14′. Foi uma prova difícil, muito cansativa, mas na qual o atleta algarvio se sentiu bem, apesar de esta não ser a sua especialidade. Tiago Dinis fez três etapas em maratona (5º+5º+4º) e irá disputar a última etapa do nacional nesta especialidade, que irá ser realizada em Albufeira, em data a anunciar.

No 2º Figueira Paddle Series 2016 participaram mais dois atletas de Albufeira, Rute Viegas e Diogo Sousa, em Técnico e também em Maratona, com pranchas de 12,6′. São dois atletas que ainda estão em início de carreira e em fase de evolução e, por isso, estas provas são mais importantes pela experiência do que pelo resultado.

O evento na Foz do Rio Mondego consagrou já os campeões nacionais nas diversas categorias em Técnico e Maratona. No circuito Race Técnico sagraram-se campeões nacionais Rúben Afonso (12,6′), Pedro Figueiredo (14′) e Ângela Fernandes (Feminino, 12,6′). Em Maratona, os campeões nacionais já apurados a uma etapa do fim do circuito são Rúben Afonso (12,6′), Filipe Meira (14´) e Ângela Fernandes (Feminino, 12,6′).

Links:

3ª Etapa Circuito Nacional SUP Técnico | Nazaré (agosto)

2ª Etapa Circuito Nacional SUP Técnico | Peniche (julho)

Comentários