pub

Circuito Nacional de SUP Técnico | 3ª Etapa

Pódios SUP com Algarvios na Nazaré

Algarvio Tiago Dinis, à esquerda, no 2º lugar do pódio 14' da 3ª Etapa do Circuito Nacional de SUP Técnico (®CDAN)
Algarvio Tiago Dinis, à esquerda, no 2º lugar do pódio 14' da 3ª Etapa do Circuito Nacional de SUP Técnico (®CDAN)
pub

Os algarvios Tiago Dinis (Albufeira Surf Clube) e Guilherme Martins (independente) subiram ao pódio no 3º Nazaré Paddling Event powered by Crave Surfboards, evento que incluiu a 3ª Etapa do Circuito Nacional de SUP Técnico 2016. Destaque para o 2º lugar 14′ alcançado por Tiago Dinis na corrida técnica de seis quilómetros, o seu segundo pódio consecutivo no circuito, resultado que coloca o atleta de Albufeira com o 3º lugar nacional à vista.

A prova de Race Técnico decorreu no domingo, 28 de agosto, na Praia da Vila da Nazaré. Os atletas cumpriram três voltas a um circuito com três bóias e um total de dois quilómetros montado no mar, com passagem pela areia ao final de cada volta. “As condições estavam excelentes, com mar bastante calmo, e o percurso era espetacular. Correu-me bastante bem”, disse Tiago Dinis, ao Swell-Algarve.

Tiago Dinis está a cumprir o seu segundo ano de competição e bastante focado na vertente Race Técnico, na categoria 14′ (pranchas com 14 pés de comprimento), a que tem mais aceitação mundial nesta vertente de competição de Stand Up Paddle (SUP). O atleta de Albufeira, patrocinado pela marca de pranchas Sunova, faltou à primeira etapa do circuito nacional deste ano (porque foi pai), fez 3º lugar em Peniche e, agora, 2º lugar na Nazaré.

Com o resultado alcançado na Nazaré, Tiago Dinis ocupa o 4º lugar no ‘ranking’ nacional SUP Técnico 14′ quando falta uma etapa para terminar o circuito. O atleta acredita que pode chegar ao top 3 nacional. “O 3º lugar nacional é possível. Tenho de esforçar-me um bocadinho, mas acredito que consigo lá chegar”, disse o atleta, ao Swell-Algarve.

A 4ª Etapa (última) do Circuito Nacional de SUP Técnico 2016 está marcada para os dias 17 e 18 de setembro, na Figueira da Foz. Antes disso, já no próximo fim-de-semana vai decorrer, em Óbidos, a 2ª Etapa do Circuito Nacional de SUP Maratona. Tiago Dinis não está focado nesta vertente, mas vai participar na prova, que encara como treino, embora tenha feito 5º lugar na 1ª Etapa, na mítica travessia Berlengas-Peniche.

Guilherme Martins vence na categoria ‘All Round’

O algarvio Guilherme Martins participou a título independente na prova de Race Técnico na Nazaré, competindo na sub-categoria ‘All Round’, as chamadas pranchas a remos de passeio, ’tábuas na casa dos 10′. O algarvio venceu a prova na sub-categoeria, disputada por apenas dois atletas, integrados no lote de atletas das categorias 12’6” e 14′.

Algarvio Guilherme Martins, à direita, venceu na sub-categoria 'All Round' (®CDAN)

Algarvio Guilherme Martins, à direita, venceu na sub-categoria ‘All Round’ (®CDAN)

O ‘All Round’ não tem ‘ranking’ no Circuito Nacional de SUP, mas teve pódio próprio no 3º Nazaré Paddling Event powered by Crave Surfboards, organizado pelo Clube de Desportos Alternativos da Nazaré (CDAN) e pela Federação Portuguesa de Surf.

“Gosto de desafios e considero que faz malta mais malta aparecer no All Round”, comentou Guilherme Martins, para o Swell-Algarve. O atleta de Portimão venceu a sub-categoria destacado e aproveitou a ocasião para promover a sua marca de pranchas SUP Honuhele Surfboards.

Comentários