pub

Informação dinâmica a banhistas

Inaugurado em Portimão Projeto “Há UV na Praia”

Bandeiras de sinalização dos níveis atuais de iUV já estão hasteadas na Praia da Rocha (®DR)
Bandeiras de sinalização dos níveis atuais de iUV já estão hasteadas na Praia da Rocha (®DR)
pub

novas bandeiras de sinalização importante para os banhistas nas praias da Rocha e do Vau, em Portimão. No passado dia 1 de agosto foi inaugurado o projeto “Há UV na Praia”, que visa alertar para a perigosidade da radiação ultravioleta, ao longo do dia, através de bandeiras de sinalização com cores próprias para cada nível de radiação e de uma aplicação para smartphone, já disponível para android, bem como alertar para os comportamentos adequados a cada nível do iUV, contribuindo assim para uma prática balnear mais saudável.

Este projeto é uma iniciativa inovadora de um grupo de professores de Geografia e Informática do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes (AEMTG – Portimão) e um docente de Artes Visuais, atualmente a lecionar na ESPAMOL-Lagoa.

Para a implementação do projeto, o Agrupamento de Escolas estabeleceu várias parcerias, nomeadamente com a Câmara Municipal de Portimão, com a Capitania do Porto de Portimão e Lagos, a Junta de Freguesia de Portimão, o Rotary Club da Praia da Rocha, a Agência Portuguesa do Ambiente – ARH Algarve, a Quantific, com o Grupo HPA Saúde e ainda com os vários concessionários das praias que aderiram ao projeto (restaurante Mar e Sol; restaurante O João, restaurante-bar Castelos e restaurante O Lino).

Praia do Vau também já tem bandeiras de sinalização iUV (®DR)

Praia do Vau também já tem bandeiras de sinalização iUV (®DR)

Os dados, credíveis, são fornecidos através do sensor de radiação ultravioleta instalado na estação meteorológica escolar da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, estação esta que, sendo totalmente automática, fornece há já 15 anos dados das diversas variáveis meteorológicas.

“Tem aumentado a preocupação de nos protegermos da radiação ultravioleta e é um conteúdo que os alunos estudam nas aulas de Geografia. Agora queremos partilhar a informação que temos com a comunidade” (Francisco Pereira, professor de Geografia e coordenador do projeto).

Junto de cada concessionário/ praia aderente está afixado um placard explicativo das diferentes cores das bandeiras, dos comportamentos adequados a cada cor, bem como um código QR que permite descarregar a aplicação para smartphones, aplicação esta que fornece aos utilizadores as respetivas notificações da variação do iUV ao longo do dia.

Placard explica cuidados a ter para cada nível/cor de iUV e tem código para descarregar app (®DR)

Placard explica cuidados a ter para cada nível/cor de iUV e tem código para descarregar app (®DR)

A inauguração do projeto “Há UV na Praia” contou com a presença de representantes das várias entidades envolvidas, nomeadamente a Sra. Vereadora da Cultura e Desporto, Dra. Ana Fazenda, o Patrão-mor da Polícia Marítima, Adérito Pereira, o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Portimão, Álvaro Bila, a representante da Direção do AEMTG, professora Conceição Barros, a representante do grupo HPA, Dra. Lara Chêta, o representante do Rotary Club da Praia da Rocha, Hugo Pinto, para além dos docentes envolvidos no projeto, dos concessionários aderentes e dos entusiastas nadadores salvadores, que terão um papel fundamental junto da comunidade balnear, não só na atualização da bandeira como também na prestação de esclarecimentos aos banhistas.

O projeto estará em funcionamento até ao fim da época balnear de 2016. Será feita uma avaliação do mesmo, que envolverá os alunos do AEMTG. “Gostaríamos muito de, futuramente, estender este projeto que, segundo cremos, é pedagógico e de grande utilidade pública a outras praias, mas isso depende de patrocínios e implica o estabelecimento de novas parcerias. Somos professores da Escola Pública, que se vê a braços com cortes sucessivos no financiamento. Foi muito difícil lançar este projeto, envolveu muito trabalho, e só foi possível hastear estas bandeiras com um grande espírito de equipa.” (Elsa Condeço, professora de Geografia)

A equipa do projeto é constituída pelos docentes de Geografia do AEMTG (Francisco Pereira – coordenador; Isabel Pereira; Isabel Baptista; Elsa Condeço; Ana Vicente e Catarina Pimenta), pelo professor de Informática Mário Nogueira, do AEMTG, e pelo professor de Artes Visuais Pedro Cabo, atualmente docente na ESPAMOL, em Lagoa.

Fonte: Nota de Imprensa divulgada pela equipa do projeto “Há UV na Praia”.

Nota da Redação: O Swell-Algarve congratula-se com a concretização deste projeto escolar ao serviço da comunidade (balnear). Testemunhamos o esforço de angariação de parceiros feito pelos professores da equipa e auxiliamos com a divulgação de uma notícia sobre o projeto (AQUI). Esta iniciativa escolar é um sinal de esperança no futuro.

Comentários