Lacanau, França

Portugal de Bronze no EuroSUP

Primeiro Europeu de SUP + primeira Seleção de Portugal de SUP = Medalha de Bronze (®FPS)

A  Seleção portuguesa de Stand Up Paddle conquistou 3º lugar por equipas no EuroSUP2016, em Lacanau, França. Foi o primeiro europeu da modalidade e ‘a nossa equipa’ foi também a primeira seleção portuguesa de SUP.  Portugal recebe Medalha de Bronze numa competição que juntou 95 atletas de 11 seleções do mundo. “Não tenho palavras para descrever o que aconteceu neste europeu. Estou muito orgulhoso dos meus atletas, do desempenho e do compromisso de toda esta equipa. É uma sensação incrível este 3º lugar para Portugal!” refere Franz Orsi, selecionador nacional.

Para João Aranha, Presidente da Federação Portuguesa de Surf, “a aposta nesta equipa e na modalidade revelou-se vencedora. São os primeiros passos de uma seleção que certamente terá muito a alcançar”.

Foram 7 os conquistadores que partiram rumo a Lacanau, em França, para disputarem o campeonato europeu de Stand Up Paddle em três categorias diferentes: Ondas, Race Técnico e Race Maratona.

Festa em Lacanau. Presidente da federação espera mais sucessos desta seleção (®DR)

Festa em Lacanau. Presidente da federação espera mais sucessos desta seleção (®DR)

No primeiro dia, as provas foram dedicadas ao Race Técnico e Portugal ficou colocado num incrível 5º lugar, no Feminino, com Angela Chevarria Fernandes, atleta do Peniche Surfing Club e, no Masculino, com um 6º lugar atribuído a Filipe Meira, Sesimbra Surf Clube, que não cedeu à intensidade exigida na prova. Ruben Afonso, atleta do Clube Naval de São Vicente, ocupou a 7ª posição da tabela.

A atleta Cátia Moura (ASSUP), nos heats de surf do segundo dia, depois de ter superado todas as fases da prova, alcançou 5º lugar. Já Diogo Queimada, da Associação Foz do Mira, igualou a classificação da sua colega mas não foi o único atleta português a classificar-se nos dez primeiros. Rui Fialho (ASSUP) conseguiu um 7º lugar na tabela.

O terceiro e último dia de competição foi dedicado exclusivamente às difíceis provas de Race Maratona. Angela Fernandes foi a grande revelação desta seleção e subiu ao pódio para receber medalha de bronze individual. Filipe Meira e Ricardo Rodrigues, atingiram 7º e 11º lugares, respetivamente.

A Federação Portuguesa de Surf conta com o apoio do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., GOMA united designers, Ericeira Surf & Skate, Cision Portugal, Mediana, KLM Portugal e Casa das Cores.

Resultados

Race Técnico: Angela Fernandes 5ª – Península de Peniche Surf Clube
Race Técnico: Filipe Meira 6º – Sesimbra Surf Clube
Race Técnico: Ruben Afonso 7º – Clube Naval de São Vicente
Sup Wave: Cátia Moura 5º, ASSUP
Sup Wave: Diogo Queimada 5º, Associação Foz do Mira
Sup Wave: Rui Fialho 7º, ASSUP
Race Distance: Angela Fernandes 3ª, Medalha de Bronze Individual – Península de Peniche Surf Clube
Race Distance: Filipe Meira 7º – Sesimbra Surf Clube
Race Distance: Ricardo Rodrigues 11º – Centro Treino Mar

Classificação Absoluta Equipa 3º, Medalha de Bronze.

Fonte: Nota de Imprensa Federação Portuguesa de Surf

Comentários