pub

FPS vai levar Equipa Nacional ao 1º EUROSUP, em junho

Francesco Orsi Selecionador Nacional SUP

Franz Orsi tem 34 anos e foi escolhido pela FPS para construir a primeira equipa nacional portuguesa de SUP (®DR)
Franz Orsi tem 34 anos e foi escolhido pela FPS para construir a primeira equipa nacional portuguesa de SUP (®DR)
pub

A Federação Portuguesa de Surf anunciou esta quinta-feira o nome do novo Selecionador Nacional de Stand Up Paddle. Francesco Orsi, mais conhecido por Franz Orsi, tem 34 anos e é o treinador da nova equipa nacional de Stand Up Paddle, que irá competir no 1º EUROSUP, em França, em junho.

Franz Orsi tem um longo curriculum desportivo no windsurf e no Stand Up Paddle, tendo descoberto o desporto aquático aos nove anos. Tem no seu palmarés dois títulos nacionais de windsurf, vários anos na seleção italiana e muitas participações em campeonatos europeus e mundiais da modalidade.

Desde 2011, Orsi dedica-se o Stand Up Paddle em qualidade de competidor em provas nacionais e internacionais. Aos 34 anos, Franz Orsi é um dos paddlers mais experientes em Portugal.

Franz Orsi vem do windsurf e dedica-se ao SUP desde 2011 (®DR)

Franz Orsi vem do windsurf e dedica-se ao SUP desde 2011 (®DR)

A propósito da contratação de Franz, João Jardim Aranha, Presidente da FPS, refere: “Franz tem o perfil que procurávamos para construir uma Equipa Nacional para competir no 1º EUROSUP, promovido pela Federação Europeia de Surf, que se realizará em meados de Junho, em França. Esta será a primeira participação de uma seleção de Portugal nesta modalidade. Para além do seu papel com a Equipa Nacional, Franz terá também um contributo importante nas opções estratégicas a relativas aos formatos competitivos a implementar na modalidade em Portugal”.

O primeiro contributo de Franz nesta parceria foi rever algumas das opções relativas aos formatos de competição a implementar em 2016.

Assim, foi decidido que o Circuito Nacional de SUP Race voltará a contar com a categoria Feminina e de 14 pés, ao invés do veículado anteriormente onde se havia optado por uma única  prova. Também foi decidido investir num esforço junto dos organizadores das provas do calendário nacional para promover uma prova de sprint não oficial, em regime de fun, e aberta a não federados. A iniciativa faz parte da estratégia de visibilidade da modalidade, e de captação de novos praticantes numa vertente, fisicamente, menos exigente e de curta duração.

Franz Orsi em SUP Wave (®DR)

Franz Orsi em SUP Wave (®DR)

O Calendário Nacional ficou definido da seguinte forma:

Circuito Nacional de SUP Race Técnico

1ª etapa, 22 de Maio, Matosinhos, FPS / AON

2ª etapa, 16 de Julho, Peniche, FPS / PPSC

3ª etapa, 28 de Agosto, Nazaré / CDAN

4ª etapa, 17 de Setembro, Figueira da Foz, FPS / ABFM

Circuito Nacional de SUP Maratona

1ª etapa, 16 de Julho, Peniche, FPS / PPSC

2ª etapa, 4 de Setembro, Óbidos, FPS / ASUPP

3ª etapa, 18 de Setembro, Figueira da Foz, FPS / ABFM

4ª etapa, 23 de Outubro, Albufeira, FPS / ASC

A FPS homologou também dois eventos, como “Eventos Especiais”. Um evento de SUP River, que será o primeiro evento de SUP White Water em Portugal. E um outro a ser promovido em Vila Nova de Foz Côa, The Douro SUP Race 2016.

Novo selecionador acredita num bom resultado no europeu de SUP (®DR)

Novo selecionador acredita num bom resultado no europeu de SUP (®DR)

Em relação a este novo desafio, Franz Orsi, Selecionador Nacional de SUP, acrescentou: “Muito obrigado à Federação Portuguesa de Surf pela confiança que deposita em mim e pela abertura demonstrada em trabalhar juntos para desenvolver a modalidade em Portugal. É com grande orgulho e motivação que recebo o encargo de treinador da primeira equipa nacional de Stand Up Paddle da Federação Portuguesa de Surf. Vai ser uma etapa muito importante pelo desenvolvimento da modalidade em Portugal e estou muito motivado por poder começar desde já a trabalhar com o melhores paddlers do país. Temos um campeonato europeu à nossa frente e acredito que a nossa equipa tem potencial para obter bons resultados. Há que ter espirito de equipa, boa vontade, sermos competitivos e concentrados.”

Fonte: Nota de Imprensa da Federação Portuguesa de Surf

Comentários