Circuito Regional de Surf do Sul 2016 | 4 etapas

Regional do Sul Vai Começar na Falésia

Praia da Falésia vai receber a 1ª Etapa do Circuito Regional de Surf do Sul 2016, dias 6 e 7 de fevereiro (®DR)

O Circuito Regional de Surf do Sul 2016 vai começar na Praia da Falésia, nos dias 6 e 7 de fevereiro, numa etapa organizada pelo Quarteira Surf Project/Associação Dinamika. O ‘tour’ regional, que apura os Esperanças do Sul para os Campeonatos Nacionais de Sub-12 e Sub-14, Sub-16 e Sub-18 e Sub-16 Feminino e Sub-18 Feminino, apresenta este ano a singularidade de ter duas etapas em fins-de-semana consecutivos. A 2ª Etapa será realizada na Praia de Faro, nos dias 13 e 14 de fevereiro, organizada pelo Clube de Surf de Faro.

O circuito do Sul é um dos seis circuitos regionais definidos pela Federação Portuguesa de Surf e que servem de apuramento para as finais nacionais (Campeonatos Nacionais) Esperanças. Foi um modelo estreado o ano passado pela federação, que criou uma nova categoria (Sub-16 Feminino) e passou a homologar títulos de campeão regional nas diversas categorias Esperanças.

Praia da Falésia tem uma 'esquerda' poderosa, onde vemos Francisco Canelas em ação, em 2014 (®PauloMarcelino/Arquivo)

Praia da Falésia tem uma ‘esquerda’ poderosa, onde vemos Francisco Canelas em ação, em 2014 (®PauloMarcelino/Arquivo)

Os títulos nacionais Esperanças são discutidos em finais nacionais (cada uma com duas categorias), cujas as datas em 2016 ainda não foram anunciadas pela FPS. Campeões e Vice-Campeões Regionais têm entrada direta nas finais nacionais das respetivas categorias. Os restantes lugares nas finais nacionais são atribuídos às regiões de acordo com o ‘ranking’ do ano anterior.

O Circuito Regional de Surf do Sul abrange todo o Sul do País, definido por uma faixa costeira desde Vila Real de Santo António até Grândola. O circuito é composto pelas mesmas quatro etapas, pelos mesmos organizadores que realizavam antes o agora extinto Circuito de Surf do Algarve. O circuito realiza-se em quatro etapas: Quarteira/Vilamoura (Praia da Falésia), Faro (Praia de Faro), Portimão (Praia da Rocha) e Sagres/Vila do Bispo (provavelmente, Praia da Ponta Ruiva).

Praia de Faro costuma ser uma paragem mansa, mas pode surpreender. Vemos aqui Francisco Duarte, campeão regional Sub-18, na etapa do ano passado (®GansoPhotos)

Praia de Faro costuma ser uma paragem mansa, mas pode surpreender. Vemos aqui Francisco Duarte, campeão regional Sub-18, na etapa do ano passado (®GansoPhotos/Arquivo)

Em 2015, o ‘regional’ começou na Praia da Rocha, mas este ano vai ser diferente. O Circuito Regional de Surf do Sul 2016 vai começar na Praia da Falésia, encostada à Marina de Vilamoura, onde no mesmo fim-de-semana, 6 e 7 de fevereiro, está a decorrer o Torneio Internacional de Vela de Vilamoura, uma das mais concorridas provas de vela do calendário nacional.

A 2ª etapa realiza-se no fim-de-semana seguinte, 13 e 14 de fevereiro, na Praia de Faro. “Ao contrário do que acontece noutras praias, o tempo útil de surf na Praia de Faro são 5 horas; 2,5 horas antes e 2,5 horas depois da maré baixa. Tivemos que escolher uma data com maré baixa a meio do dia e por isso há duas etapas em fins-de-semana consecutivos. A federação não se opôs”, explicou Manuel ‘Necas’ Mestre, presidente do Clube de Surf de Faro.

Praia da Rocha é capaz do melhor e do pior. Na imagem da etapa o ano passado, Marlon Lipke, que abrilhanta o circuito com a sua presença (®PauloMarcelino/Arquivo)

Praia da Rocha é capaz do melhor e do pior. Na imagem da etapa o ano passado, Marlon Lipke, que abrilhanta o circuito com a sua presença (®PauloMarcelino/Arquivo)

O Circuito Regional de Surf do Sul 2016 continua em Portimão, com a realização da 3ª Etapa, na Praia da Rocha, nos dias 19 e 20 de março, organizada pela Playsurf/Iate Clube Marina de Portimão. A última etapa, tal como o ano passado, vai ser organizada pelo Algarve Surf Clube, numa praia a designar no concelho de Vila do Bispo, nos dias 23 e 24 de abril. Esta última etapa irá incluir a gala de final de circuito, com prémios para os campeões regionais.

As datas das etapas do circuito podem sofrer alterações devido às condições do mar. O Swell-Algarve sabe que os quatro organizadores vão reunir-se na próxima semana, em Portimão, para debater estratégias conjuntas de patrocínio e imagem do circuito. Um bom sinal de harmonia à partida para a mais importante competição regional de surf, que também será disputada nas categorias Open (Masculino e Feminino) e Longboard.

Miguel Mouzinho, o 'eterno' campeão regional Open, aqui em ação na última etapa do ano passado, na Ponta Ruiva (®GansoPhotos/Arquivo)

Miguel Mouzinho, o ‘eterno’ campeão regional Open, aqui em ação na última etapa do ano passado, na Ponta Ruiva (®GansoPhotos/Arquivo)

Enquanto esperamos pela ação, o Swell-Algarve propõe recordar o circuito do ano passado, através das notícias de cada etapa, nos seguintes links:

Finalistas do Sul 2015

Galeria dos Campeões 2015

4ª Etapa CRSSul 2015 – Ponta Ruiva (maio 2015) | ranking final

3ª Etapa CRSSul 2015 – Praia de Faro (março 2015)

2ª Etapa CRSSul 2015 – Praia da Falésia (fevereiro 2015)

1ª Etapa CRSSul 2015 – Praia da Rocha (janeiro 2015)

Circuito Regional de Surf do Sul 2016

1ª Etapa – Praia da Falésia (Quarteira/Vilamoura) | 6 e 7 fevereiro

2ª Etapa – Praia de Faro (Faro) | 13 e 14 fevereiro

3ª Etapa – Praia da Rocha (Portimão) | 19 e 20 março

4ª Etapa – Praia a designar (Sagres/Vila do Bispo) | 23 e 24 abril

Comentários