#3 Circuito Regional de Surf do Sul

Mouzinho Vence em Faro

Miguel Mouzinho dominou em absoluto o Open masculino (@paulomarcelino)

Miguel Mouzinho (Algarve Surf Clube) venceu o Open no Four Oceans powered by Forum Algarve, 3ª Etapa do Circuito Regional de Surf do Sul 2015, que decorreu durante o fim-de-semana na Praia de Faro, organizada pelo Clube de Surf de Faro. Apesar de estar lesionado, o surfista de Lagos provou mais uma vez a sua dedicação ao circuito regional e abrilhantou com a sua presença a melhor prova de surf regional, em ternos de organização, dos últimos anos. Luís Esteves, ‘atleta da casa, venceu o duelo Ibérico no Longboard e garantiu o título de campeão do circuito.

Vencedor de cinco dos seis últimos circuitos anuais de surf do Algarve, Miguel Mouzinho estreou-se no circuito regional deste ano com uma vitória na 1ª Etapa, na Praia da Rocha, em Janeiro. No dia seguinte a essa vitória, o surfista lesionou-se a jogar futebol com amigos.“Fiz um estiramento do ligamento cruzado e um desvio da rótula” na perna direita, disse o surfista, ao Swell-Algarve. Miguel Mouzinho faltou à 2ª Etapa, até porque tinha uma viagem marcada a Londres, e nas últimas 7 semanas fez apenas 4 sessões de surf.

Este domingo, na Praia de Faro, Miguel Mouzinho surfou com dores, mas a ondulação fraca ajudou-o, porque lhe permitiu não forçar o joelho. Mouzinho venceu todos as quatro baterias que disputou no Open, desde os oitavos-de-final até à final, num quadro com 21 atletas. Uma exibição imaculada, que apenas foi ameaçada por Paulo Almeida nos quartos-de-final. O surfista de Portimão estava a discutir a vitória na bateria quando lhe foi assinalada uma interferência sobre o próprio Mouzinho, o que acabou por ditar a eliminação.

A final Open Masculino prometia um duelo aceso entre os amigos Miguel Mouzinho e Tomás Alcobia. Mas Tomás Alcobia (Algarve Surf Clube) não se encontrou com as ondas e perdeu o protagonismo para o ‘esperança’ Francisco Duarte, que acabara de se sagrar campeão regional Sub-18 por antecipação (ler notícia) e conquistou o 2º lugar na final Open.

Francisco Duarte na final Open, que concluiu em 2º (@paulomarcelino)

Francisco Duarte na final Open, que concluiu em 2º (@paulomarcelino)

Francisco Duarte ainda tentou o assalto à liderança na final Open, até porque necessitava de um requisito médio, mas Mouzinho fez-lhe marcação cerrada nos últimos minutos e defendeu a vantagem. Nesta final esteve também presente o ‘esperança’ Frederico ‘Martim’ Magalhães, que meia-hora antes tinha sido forçado a abandonar a final Sub-18 por ter cometido duas interferências. Apesar de estar emocionalmente desgastado, ‘Martim’ apresentou-se à final Open e conquistou o 3º lugar. Também ele tinha vencido todas as suas baterias Open, mas dois erros na final Sub-18 estragaram-lhe um dia que até aí estava a ser brilhante.

Este domingo no Four Oceans powered by Forum Algarve foi dedicado às categorias extra Open (Masculino e Feminino) e Longboard. Realizaram-se também as finais Sub-16 e Sub-18 (ler notícia), para concluir uma primeira jornada, sábado, inteiramente dedicada às categorias Esperanças (ler notícia). Recorde-se que os circuito regionais de surf serve, desde este ano, como circuitos de qualificação para as finais nacionais Esperanças (de Sub-12 até Sub-18, inclusive).

Yolanda Hopkins na final Open feminino, que venceu (@paulomarcelino)

Yolanda Hopkins na final Open feminino, que venceu (@paulomarcelino)

O Open Feminino teve 8 atletas em prova. Yolanda Hopkins (CNPortimão), que na véspera conquistara o título de campeã regional Sub-18 Feminino por antecipação, venceu este domingo a final Open Feminino. Inês Martins (Clube de Surf de Faro), campeã nacional universitária em título, estava a ‘jogar em casa’ e deu tudo por tudo para vencer a final. O mar não ajudou e Yolanda encontrou as melhores soluções.

Duelo Ibérico no Longboard

O Longboard tem forte tradição no Clube de Surf de Faro e juntou 12 atletas no Four Oceans powered by Forum Algarve. Este quadro competitivo teve dois aliciantes à partida: um duelo Ibérico e o regresso de um ‘shaper’ à competição.

O regresso o ‘shaper’ da Ferox à competição, anunciado pelo Swell-Algarve em ‘primeira mão’ (ler notícia), foi breve. Octávio Lourenço perdeu ‘de primeira’ nos quartos-de-final, eliminado em 3º na sua bateria. “Faltou-me fôlego”, disse Octávio Lourenço, bem humorado, à saída da água.

Luís Esteves na final Longboard, que venceu (@paulomarcelino)

Luís Esteves na final Longboard, que venceu (@paulomarcelino)

O duelo Ibérico opôs o farense Luís Esteves ao espanhol Alberto Fernández. O espanhol deslocou-se a Faro para ‘vingar’ a derrota que lhe foi imposta pelo algarvio, há duas semanas, em La Fontanilla, Andaluzia (ler notícia). Alberto Fernández é atleta da selecção espanhola de surf júnior e mostrou um excelente nível técnico na Praia de Faro. Luís Esteves foi mais discreto, mas ‘abriu o jogo’ na final e voltou a deixar o adversário espanhol em 2º lugar.

Com esta vitória na Praia de Faro, Luís Esteves sagrou-se por antecipação campeão regional de Longboard 2015. O atleta de Faro venceu as três etapas até agora disputadas, não tendo tido nas duas primeiras qualquer adversário capaz de com ele discutir a vitória.

O Four Oceans powered by Forum Algarve foi organizado pelo Clube de Surf de Faro com excelentes condições logísticas para atletas, juízes e espectadores (ler notícia) e inclui um concurso de fotografia com uma prancha de surf para o vencedor (ler notícia). Foi uma autêntica etapa de luxo, à qual apenas faltaram ondas. “As ondas não foram as melhores”, lamentou Miguel Mouzinho, no seu discurso de vitória.

Finais 3ª Etapa Circuito Regional do Sul | Praia de Faro | Open e Longboard

Pódio Open masculino (@paulomarcelino)

Pódio Open masculino (@paulomarcelino)

Open (masculino)

1. Miguel Mouzinho (AlgarveSC)

2. Francisco Duarte (Clube Naval de Portimão)

3. Frederico ‘Martim’ Magalhães (CNPortimão)

4. Tomás Alcobia (AlgarveSC)

Pódio Open feminino (@paulomarcelino)

Pódio Open feminino (@paulomarcelino)

Open (feminino)

1. Yolanda Hopkins (CNPortimão)

2. Inês Martins (CSFaro)

3. Marta Theriaga (CNPortimão)

4. Inês Pascoal

Pódio Longboard (@paulomarcelino)

Pódio Longboard (@paulomarcelino)

Longboard

1. Luís Esteves (CSFaro)

2. Alberto Fernández

3. José Mestre (CSFaro)

4. Isaac Felizardo (Iate Clube Marina de Portimão)

Links:

Video

Galeria de Imagens | Pictures

Video | Dia 2

3ª Etapa CRSSul 2015 – Praia de Faro | Dia 2 | Esperanças

3ª Etapa CRSSul 2015 – Praia de Faro | Dia 1

2ª Etapa CRSSul 2015 – Praia da Falésia (Fevereiro)

1ª Etapa CRSSul 2015 – Praia da Rocha (Janeiro)

Comentários