Parada de Estrelas

Expression Session Masters por equipas; ou o espírito vivo do bodyboard em Sagres (fotos:PauloMarcelino)

Dois campeões nacionais, uma campeã nacional e campeã europeia, uma vice-campeã nacional e mais quatro atletas Top 13 nacional em diversas categorias de bodyboard. Este elenco de luxo integrou o lote de competidores para a 1ª Etapa do Circuito Inter-Sócios 2015 da Associação de Bodyboard de Sagres (ABS), que decorreu ontem, sábado 10 de Janeiro, na Praia do Beliche, com boas condições no mar e muita animação. João Pinheiro (Open), Joana Schenker (Feminino) e Tomás Rosado (Sub-18) foram os vencedores da etapa.

 
A prova juntou cerca de três dezenas de competidores e foi brindada com ‘sets’ muito generosos, sobretudo, durante a parte da manhã. Joana Schenker, campeã nacional e europeia 2014, esteve para não competir, porque se lesionou nas costas, dois dias antes… a cortar lenha. Mas o apelo do mar foi mais forte e Joana acabou por disputar e ganhar a final directa Feminina. A vice-campeã nacional 2014, Teresa Duarte, foi 2ª classificada, quase ultrapassada pela ‘amadora’ Neuza Mochacho, que ficou a ‘meio ponto’ de distância com um ‘back up’ de um ponto.
 
Joana Schenker, campeã portuguesa e europeia em título, venceu a etapa na categoria Feminino
 
Tomás Rosado e Luís Duarte (Bajolo) deram espectáculo nas ondas. O jovem Tomás Rosado, vencedor da última etapa Esperanças em Sub-14 e Top 3 nacional naquela categoria em 2014, mostrou estar em grande forma para a nova temporada de estreia em Sub-16. Ontem, no Inter-sócios ABS, Tomás chegou às meias-finais Open e venceu com classe a categoria Sub-18. A esta final Sub-18 chegou também o campeão nacional Sub-12, Rafael Cabral, um jovem ‘raçudo’, com 12 anos de idade e grande margem de progressão.
 
O ‘free surfer’ Luís Duarte (Bajolo), que encantou os circuitos nacionais quando por lá andou a lutar por títulos de campeão, continua em grande forma e a mostrar um bodyboard sólido, capaz de competir com os melhores. Foi, talvez, o competidor mais exuberante na 1ª Etapa do Inter-sócios ABS 2015, que concluiu no 2º lugar. A categoria Open foi ganha por João Pinheiro (Top 9 nacional em 2014), numa final ‘galáctica’, que integrou também Gonçalo Pinheiro (Top 4 nacional Open e Campeão Nacional Sub-20 APB) e Francisco Pinheiro (Top 13 nacional e líder e treinador da equipa ABS).
 
Luís Duarte (Bajolo) em acção durante a prova
 
João Pinheiro, que na última época foi prejudicado por diversas lesões, parece estar melhor no arranque da nova temporada. Extremamente seguro nas ondas, como é seu estilo, João Pinheiro foi recompensado pela táctica de insistência na ‘esquerda’ clássica da ponta Nascente do Beliche, quando outros competidores optaram pelo bom ‘pico’ que estava a dar esquerdas e direitas a meio da praia. A esquerda ‘clássica’ do Beliche é uma onda que João Pinheiro conhece “desde miúdo”, disse o atleta, ao Swell-Algarve. Apesar de aquela onda ter estado ontem com superfície irregular, com muitos ‘buracos’, foi ali que João Pinheiro ganhou a etapa.
 
Final Open de Gala (a partir da esquerda): Luís Duarte, Francisco Pinheiro, Gonçalo Pinheiro e João Pinheiro
 
A prova terminou com uma Expression Session Masters por equipas, constituídas por ‘velhas’ glórias locais. Esta bateria não contou para o raking do circuito ABS, mas foi um hino ao espírito de camaradagem dentro do clube e à História e importância do bodyboard em Sagres. A próxima etapa está marcada para os dias 7 e 8 de Fevereiro.



Finais 1ª Etapa Inter-sócios ABS 2015 (Beliche)

Open
1. João Pinheiro
2. Luís Duarte
3. Gonçalo Pinheiro
4. Francisco Pinheiro

Feminino
1. Joana Schenker
2. Teresa Duarte
3. Neuza Mochacho 
4. Raquel Viseu
5. Diana Nunes

Sub-18
1. Tomás Rosado
2. Ricardo Mendonça
3. Diogo Sousa
4. Rafael Cabral

Da esquerda: Teresa Duarte, Vice-Campeã Nacional 2014; e Joana Schenker, Campeã Nacional e Europeia 2014




Links:
Galeria de Imagens da Prova | Pictures
Anúncio do Circuito



Comentários