Joana Schenker Campeã Nacional

Pódio feminino com duas algarvias à esquerda: Joana Schenker (1ª), campeã nacional; Teresa Duarte (3ª), vice-campeã
 
Joana Schenker (Associação de Bodyboard de Sagres) sagrou-se Campeã Nacional de bodyboard 2014 com uma vitória na última etapa feminina do circuito nacional Pro Tour, disputada na Praia do Norte, Nazaré, no dia 21 de Novembro. A atleta algarvia venceu o Pro Tour pelo segundo ano consecutivo, mas desta feita conquistou o título de campeã nacional por já ter o seu processo de nacionalização formalizado. Um ano memorável para o bodyboard feminino algarvio, com Teresa Duarte a garantir o título de vice-campeã nacional.
 
A sétima etapa (última) feminina do Pro Tour foi disputada em condições de gala, com ondas de 2,5 a 3 metros e boa formação. Joana Schenker adaptou-se de forma perfeita às condições do mar no Canhão da Nazaré e venceu a etapa de forma categórica, alcançando um ‘score’ de 14.15 pontos na final, destacada da 2ª classificada, Marta Fernandes (12.05 pontos). 
 
 
Condições de gala para a última etapa Pro Tour 2014, disputada na Nazaré
 
Em 3º lugar na final ficou a algarvia Teresa Duarte (7.25 pontos), também atleta da Associação de Bodyboard de Sagres, que com este resultado segurou o título de vice-campeã nacional de bodyboard 2014. Teresa Duarte venceu duas (Sagres e Guincho) das sete etapas femininas do Pro Tour e não disputou a etapa nos Açores.
 
Joana Schenker dominou por completo a competição feminina no Pro Tour 2014, somando três vitórias (Açores, Cortegaça e Nazaré) e dois segundos lugares (Sagres e Ílhavo) nas sete etapas do circuito das meninas. Um ano de luxo para a atleta algarvia, que durante a época conquistou também o título de Campeã Europeia de bodyboard e venceu a Miss Sumol Cup.
 
Em 2013, Joana Schenker também concluiu o ano no primeiro lugar do ‘ranking’ nacional feminino, mas foi-lhe apenas atribuído o título informal de campeã Pro Tour porque a algarvia tinha apenas nacionalidade alemã. O título de campeã nacional de bodyboard 2013 foi atribuído à 2ª classificada no ‘ranking’. Este ano, Joana Schenker formalizou o seu processo de nacionalização portuguesa e conquistou o título nacional pela primeira vez, ao vencer o Pro Tour pela segunda vez consecutiva. 
 
A Associação Portuguesa de Bodyboard (APB) corou três campeões nacionais na Nazaré e dois deles são algarvios. Joana Schenker conquistou o título feminino. Manuel Centeno conquistou o título Open (masculino). E o algarvio Gonçalo Pinheiro, com uma exibição de luxo na etapa (ver link), conquistou o título de Campeão Nacional Sub-20, atribuído apenas pela APB, sem a chancela da Federação Portuguesa de Surf.
 
 
 
 
 
 

Comentários