O Allianz Figueira Pro regressou este sábado à água, num dia 2 que se iniciou bem cedo, mas que acabou por ser curto em termos de competição. O algarvio Marlon Lipke (Clube de Surf de Faro) foi o maior destaque entre os três heats disputados pela manhã nesta que é a segunda de cinco etapas da Liga MEO Surf 2019. Mais tarde, Miguel Blanco e a algarvia Concha Balsemão acabaram por carimbar os triunfos na Renault Expression Session e Expression Session feminina com prémio da Rip Curl.
A competição começou bem cedo no Cabedelo, com a realização dos três heats da 2.ª ronda masculina que ficaram por terminar na véspera. Após uma hora de surf, o maior destaque foi Marlon Lipke, que conseguiu um score forte, com 13,65 pontos em 20 possíveis. No mesmo heat o jovem Guilherme Ribeiro também deu boa conta do recado, garantindo a qualificação com 13,15 pontos.
Na mesma bateria ganha por Marlon Lipke foi eliminado o algarvio João Mealha, em 4º (5,20 | 2,50+2,70). Recorde-se que João Mealha, antigo competidor Open Nacional foi uma surpresa de última hora no Allianz Figueira Pro, surgindo em competição na água sem que o seu nome constasse no Heat Draw divulgado na véspera do começo da competição.
Filipe Jervis e João Moreira foram os outros vencedores do dia, com Ivo Cação e o líder do ranking Santander, Tomás Fernandes, que ainda se apresentou adoentado, a seguirem igualmente para a 3.ª ronda. De referir apenas que no heat que fechou a ronda, Moreira e Fernandes causaram uma das eliminações mais sonantes desta ronda, deixando Francisco Alves já fora de prova.
Com a maré a encher a organização da prova optou por esperar e realizar um novo ‘call’ às 14 horas. Contudo, o cenário da parte da tarde não melhorou ficando a competição adiada para domingo. Ainda assim, houve espaço para a realização da habitual Renault Expression Session e também para uma histórica Expression Session feminina, com o prémio final a ser atribuído pela Rip Curl.
Nesta “guerra” pela melhor manobra acabou por ser o campeão nacional Miguel Blanco a levar a melhor. De seguida a jovem algarvia Concha Balsemão venceu aquela que foi a primeira Expression Session feminina em toda a história da Liga MEO Surf e que contou com as principais tops nacionais dentro de água, incluindo a líder do ranking Santander Teresa Bonvalot.
—
—
O ‘call’ para amanhã (domingo) está marcado novamente para as 7H30, com um possível início de prova às 7H45. Prevê-se assim um domingo recheado de ação no Cabedelo, numa altura em que ainda faltam disputar-se quatro rondas masculinas e três femininas – cerca de 8 horas de surf – até serem encontrados os campeões deste Allianz Figueira Pro.
Agenda para Domingo, 31 de Março
07h30 – Call terceiro dia de competição
09H00 – Allianz: Início de recolha de alimentos e Roupa a favor de Moçambique
12h00 – Jerónimo Martins: desafio de proteção dos oceanos
15h00 – Finais do Allianz Figueira Pro (por confirmar)
16h00 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Allianz Figueira Pro (por confirmar)
O Allianz Figueira Pro é também a segunda de três etapas da Allianz Triple Crown, que vai para a quinta edição consecutiva e distribuiu um prémio anual aos vencedores. Destaque ainda para a Somersby Onda do Outro Mundo, o Figueira Best Surfer, o Santander Award e ainda o prémio Sumatra Surf Trip.
Em termos de agenda paralela à competição, a Praia do Cabedelo é também palco de uma recolha de bens organizada pelos melhores surfistas nacionais e pela Allianz a favor de Moçambique, país que está a recuperar da tragédia provocada pela passagem do ciclone Idai. A Liga MEO Surf e os melhores surfistas nacionais também estão a competir pelo movimento de solidariedade #NãoFiqueÀEspera, que visa a sensibilização contra o flagelo da violência doméstica, corporizado por via logótipo do MEO adaptado à campanha e por pulseiras de alusão à causa.
No domínio das limpezas de praia da Fundação Altice, sob coordenação da Plastic Sundays, este sábado, as iniciativas decorreram das 10 às 13 horas na Praia do Cabedelo, com a participação de dezenas de a voluntários. Os resultados serão contabilizados em www.ansurfistas.com/share.
A agenda de sustentabilidade da Liga MEO Surf 2019 conta também com a participação do Grupo Jerónimo Martins, com dinâmicas associadas à proteção da biodiversidade e promoção da alimentação saudável. No Cabedelo, entre as 12h00 e as 15h30 de cada dia de prova, o público é convidado a colocar à prova os seus conhecimentos sobre os oceanos, os desafios que estes enfrentam e o que podemos fazer para ganhar o combate contra a poluição por plástico que ameaça a vida marinha e toda a cadeia alimentar.
Todas as etapas da Liga MEO Surf 2019 poderão ser acompanhadas em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app na posição 810 da grelha de canais MEO, www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.
A Liga MEO Surf 2019 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Renault, Bom Petisco, Banco Santander, Somersby, Rip Curl, os parceiros de sustentabilidade Fundação Altice e Grupo Jerónimo Martins, com o apoio local da Câmara Municipal de Mafra e Ericeira Surf Clube, e com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.
—
Fonte: Nota de Imprensa da Associação Nacional de Surfistas (editada no pormenor do algarvio João Mealha)
—
Links:
Comentários