O arranque do Allianz Figueira Pro, a segunda etapa da Liga MEO Surf 2019, que define os campeões nacionais da modalidade, está marcado para as 07:30 de amanhã, sexta-feira 29 de março, na Praia do Cabedelo, Figueira da Foz. O quadro de competição já é conhecido e coloca sete (7) algarvios em prova, uma armada regional mais pequena que o habitual.
A previsão meteorológica aponta para temperaturas de verão e vento favorável. Destaque para os líderes do Santander Ranking, Tomás Fernandes e Teresa Bonvalot, que irão competir com o estatuto diferenciado da licra Santander.
Principais ‘heats’ da Ronda 1:
H5 (masculino): Gony Zubizarreta x Joaquim Chaves x Rodrigo Oliveira x João Antunes
H16 (masculino): Tomás Fernandes x Pedro Boonman x Lourenço Sousa
H3 (feminino): Teresa Bonvalot x Beatriz Carvalho x Matilde Costa x vencedora dos Trials
No quadro masculino vão estar quatro (4) algarvios em prova; os ‘groms’ Tomás Nunes e Martim Brandão, ambos do Albufeira Surf Clube, e os experientes Ivan Bailote (AlbufeiraSC) e Marlon Lipke (Clube de Surf de Faro). Os dois ‘groms’ algarvios vão competir juntos no mesmo ‘heat’ da Ronda 1.
Não constam no ‘Heat Draw’ os nomes dos competidores habituais algarvios Paulo Almeida, Martim Magalhães e Miguel Marinho. Recorde-se que também Francisco Duarte era presença habitual, mas abandonou a competição esta época. Marlon Lipke é o mais forte competidor e único cabeça de série algarvio em prova no quadro masculino.
No quadro feminino, o Algarve vai estar representado por Yolanda Hopkins (Clube Naval de Portimão), Inês Pascoal (AlbufeiraSC) e Concha Balsemão (Ericeira Surf Clube). Ditou a sorte que Yolanda e Inês vão competir juntas na mesma bateria.
Neste quadro feminino, Yolanda Hopkins e Concha Balsemão surgem como cabeças de série. Recorde-se que Yolanda foi finalista vencida na primeira etapa da Liga MEO Surf 2019, na Ericeira. Não vão estar em prova no Cabedelo as estrelas Camilla Kemp e Carol Henrique, por estarem a competir num QS no Senegal.
‘Heats’ Algarvios da Ronda 1
Masculino
- H6: Guilherme Fonseca / Tomás Nunes / Martim Brandão / José Dias
- H10: Jácome Correia / Ivan Bailote / Duarte Pinho / Daniel Nóbrega
- H14: Marlon Lipke / Sebastião Ramirez / Rafael Silva / Matisse Verworst
Feminino
- H2: Yolanda Hopkins / Matilde Passarinho / Inês Pascoal
- H4: Concha Balsemão / Gabriela Dinis / Maria Chaves / Matilde Queiroz
—
ATUALIZAÇÃO | 29 MARÇO 09:00 > Surfista algarvio João Mealha entrou à última hora em prova e vai competir no último heat (16) da Ronda 1 masculina, com Tomás Fernandes, Pedro Boonman e Lourenço Sousa
—
Nota da Redação: No ‘Heat Draw’ estava também incluído o nome do algarvio João Veríssimo, do Clube de Surf de Faro, que escapou à nossa análise. Pelo lapso pedimos desculpa ao atleta e ao clube.
—
Pedro Monteiro, Diretor de prova Liga MEO Surf
“Vamos ter ondas de qualidade no primeiro dia de prova. O vento é óptimo e os fundos no Cabedelo também estão bons. No domingo, a expectativa é que entre um nova ondulação que vai trazer mais ondas.”
Gony Zubizarreta, vencedor em título do Allianz Figueira Pro
“Vai ser incrível voltar à Figueira da Foz, um local que adoro. É um sítio diferente, super autêntico, com pescadores e boas ondas. No ano passado fiz uma final incrível frente ao João Kopke e estou ansioso por poder voltar a competir na Figueira da Foz. Já olhei para as previsões e parece que vai haver umas ondas. A direita do Cabedelo nunca falha, dá sempre uma boa onda para manobras. Por isso, acho que vai haver espetáculo do melhor!”
Em termos de agenda paralela à competição, a Praia do Cabedelo será palco de uma recolha de bens a favor de Moçambique, país que está a recuperar da tragédia provocada pela passagem do ciclone Idai. A Liga MEO Surf e os melhores surfistas nacionais vão também competir pelo movimento de solidariedade #NãoFiqueÀEspera, que visa a sensibilização contra o flagelo da violência doméstica, corporizado por via logótipo do MEO adaptado à campanha e por pulseiras de alusão à causa. Juntam-se ainda as já tradicionais iniciativas de sustentabilidade da Fundação Altice e do Grupo Jerónimo Martins, encabeçados pelo embaixador João Kopke, escolas do concelho da Figueira da Foz, movimentos locais e demais voluntários.
A Associação Nacional de Surfistas concedeu uma série de wildcards a surfistas figueirenses para o Allianz Figueira Pro: José Dias, António Pedro, Marcos Charana e Matilde Queiroz, e ainda as jovens Carol Costa e Sofia Silva. Por seu turno, João Antunes, tricampeão nacional (1994, 1996 e 1998) e primeiro português a passar um heat na elite do surf mundial (World Championship Tour) precisamente na Figueira da Foz, é também um dos convidados a participar na prova.
João Antunes, wildcard do Allianz Figueira Pro
“Vai ser muito engraçado poder competir no Allianz Figueira Pro. Geralmente recebo o wildcard para esta etapa porque adoro a onda do Cabedelo. É uma onda divertida e de muita qualidade. Além de ter o meu filho Afonso [Antunes] a competir, também tenho mais dois alunos meus em prova. E se me cruzar com eles na competição vai ser muito giro, porque vou poder explicar-lhes aquilo que ando a tentar ensinar-lhes há algum tempo”.
Conhecido o quadro de competição, é também o momento dos ajustes finais nas equipas do Rip Curl Fantasy Surfer, habilitando-se o vencedor a relógio Rip Curl Search GPS 2. Mais informações em fantasy.ansurfistas.com.
O Allianz Figueira Pro é também a segunda de três etapas da Allianz Triple Crown, que vai para a quinta edição consecutiva e distribuiu um prémio anual aos vencedores. Destaque ainda para a Renault Expression Session, a Somersby Onda do Outro Mundo, o Figueira Best Surfer, o Santander Award e ainda o prémio Sumatra Surf Trip.
Agenda Allianz Figueira Pro:
1º dia – Sexta-feira, 29 de Março
07h30 – Call primeiro dia de competição (masculino e feminino)
09H00 – Allianz: Início de recolha de alimentos e Roupa a favor de Moçambique
09h30 – Fundação Altice: limpezas de praia (escola da Figueira da Foz)
12h00 – Jerónimo Martins: desafio de proteção dos oceanos
2º dia – Sábado, 30 de Março
08h00 – Call segundo dia de competição (por confirmar)
09H00 – Allianz: Início de recolha de alimentos e Roupa a favor de Moçambique
10h00 – Fundação Alice: limpezas de praia (voluntários)
12h00 – Jerónimo Martins: desafio de proteção dos oceanos
16h00 – Somersby Sunset Party
3º dia – Domingo, 31 de Março
08h00 – Call terceiro dia de competição (por confirmar)
09H00 – Allianz: Início de recolha de alimentos e Roupa a favor de Moçambique
12h00 – Jerónimo Martins: desafio de proteção dos oceanos
13h00 – Renault: Expression Session (por confirmar)
14h30 – Finais do Allianz Figueira Pro (por confirmar)
15h30 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Allianz Figueira Pro (por confirmar)
Todas as etapas da Liga MEO Surf 2019 poderão ser acompanhadas em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app na posição 810 da grelha de canais MEO, www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.
A Liga MEO Surf 2019 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Renault, Bom Petisco, Banco Santander, Somersby, Rip Curl, os parceiros de sustentabilidade Fundação Altice e Jerónimo Martins, com o apoio local da Câmara Municipal da Figueira da Foz e Associação de Surf da Figueira da Foz, e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.
—
Fonte: Nota de Imprensa da Associação Nacional de Surfistas (editada)
—
Comentários