Liga Meo surf 2018 | 4ª Etapa | Allianz Sintra Pro | Dia 2

Yolanda Hopkins Vice-Líder Nacional

Algarvia Yolanda Hopkins voltou a subir ao pódio e assumiu a vice-liderança do 'ranking' nacional feminino (®PedroMestre/ANSurfistas)

Vasco Ribeiro e Carol Henrique conquistaram este sábado o Allianz Sintra Pro. Os campeões nacionais em título revalidaram assim os triunfos que já tinham conseguido o ano passado na Praia Grande e ficaram igualmente lançados nas contas da revalidação dos respetivos títulos. Na armada algarvia, Yolanda Hopkins (Clube Naval de Portimão) chegou às meias-finais e subiu à vice-liderança do ‘ranking’ nacional feminino. Pedro Henrique (Algarve Surf Clube) foi finalista masculino e entrou nas contas do título.

Após um começo de competição com as meias-finais do Moche Groms Cup, às 10 horas, a prova seguiu a bom ritmo e foi avançando, ronda após ronda, até aos ‘heats’ decisivos. Antes do começo da fase ‘man-on-man’ destaque para o facto de Camilla Kemp ter carimbado logo a conquista da Allianz Triple Crown feminina, depois de Gony Zubizarreta ter feito o mesmo, ontem, no lado masculino.

De seguida Camilla eliminou Mafalda Lopes nas meias-finais e juntou-se a Carol Henrique, que já tinha batido Yolanda Hopkins, na final. Com 14,80 pontos contra 10,45, Carol acabou por levar a melhor, alcançando a terceira vitória consecutiva na Praia Grande. Apesar de derrotada na final, Camilla Kemp juntou o triunfo na Allianz Triple Crown à liderança do ranking feminino.

Carol Henrique, campeã nacional em título eliminou Yolanda nas meias-finais e derrotou Camilla na final feminina (®PedroMestre(ANSurfistas)

“A Praia Grande é um sítio onde treino constantemente no verão”, começou por dizer Carol Henrique após garantir o triunfo na etapa. “Gosto bastante desta onda e da energia que aqui há. Estive o dia todo na praia, com os meus pais, a minha família e o meu treinador. Essa sensação de estar em casa é muito boa e ajudou-me bastante. Esta é a minha primeira vitória este ano na Liga e coloca-me de volta às contas. Agora, é deixar as coisas acontecerem aos poucos”, frisou.

Yolanda Hopkins foi travada por Carol Henrique nas meias-finais, num ‘heat’ muito renhido (10,75 vs 10,35) e no qual foi a algarvia quem fez a melhor onda (5,60 pontos em 10 possíveis). Yolanda terminou em 3º e subiu ao 2º posto do ‘ranking’ nacional feminino, com 2930 pontos. Camilla Kemp lidera com 3330 pontos. As duas surfistas beneficiaram com a ausência de Teresa Bonvalot, que era a líder do ‘ranking’. O circuito feminino tem ainda mais duas provas agendadas.

Já na prova masculina, Vasco Ribeiro teve de superar Pedro Henrique (Algarve Surf Clube) numa final muito renhida para levar para casa a segunda vitória consecutiva no Allianz Sintra Pro, isto depois de ter vencido Pedro Coelho nos quartos-de-final e ainda Tomás Fernandes nas meias-finais. No heat decisivo Vasco somou 13,45 pontos, contra 13,35 de Pedro Henrique, com os resultados finais a serem conhecidos já com os surfistas na areia. Recorde-se que Pedro Henrique é surfista da Grande Lisboa mas está federado pelo Algarve Surf Clube.

Pedro Henrique, atleta do Algarve Surf Clube foi finalista na Praia Grande (®PedroMestre/ANSurfistas)

“Uma vitória é sempre bom”, começou por referir Vasco. “O início do ano foi complicado, mas, olhando de outra forma, até foi bom, porque deu-me mais vontade de surfar e competir. Consegui regressar às vitórias e estou a sentir-me bem. Um pouco cansado depois de ter feito cinco heats hoje (risos). Mas estou bem”, reforçou.

Com este triunfo Vasco ascendeu à vice-liderança do ranking da Liga MEO Surf 2018, que é liderado por Gony Zubizarreta. No entanto, devido ao facto de Gony ser espanhol, Vasco Ribeiro colocou-se na liderança da corrida pelo título nacional. Na última etapa (masculina) do ano, em outubro, em Cascais, Vasco parte assim na frente da luta para conquistar o quinto título nacional, o que seria um recorde.

Vasco prevê assim um final de Liga muito renhido. “Quantos mais atletas estiveram na luta mais interessante vai ser. Estamos todos cá para ganhar e espero que seja um final emocionante. Estão todos a surfar muito bem. Talvez tenha um pouco mais de experiência que os meus adversários em estar nesta situação, mas a outra etapa é só em outubro e até lá ainda há muito caminho”, salienta.

Vasco Ribeiro venceu a prova e fez a melhor onda – 9,10 pontos – no Allianz Sintra Pro (®PedroMestre/ANSurfistas)

A primeira fase dos quartos-de-final masculinos (Ronda 3), este sábado, foi ingrata para os representantes algarvios em prova. Marlon Lipke e Eduardo Fernandes, ambos do Algarve Surf Clube; e Martim Magalhães (CNPortimão) perderam nessa fase, apenas superada por Pedro Henrique. O mar estava pequeno e difícil e Martim foi eliminado num ‘heat’ com os pesos-pesados Vasco Ribeiro, Nicolau Von Rupp e Miguel Blanco.

O resultado de Martim Magalhães é importante. Na Praia Grande, o surfista algarvio venceu dois ‘heats’ e chegou pela segunda vez consecutiva à primeira fase dos quartos-de-final, consolidando a sua posição no Top 16 nacional.

O dia terminou ainda com a realização da final da primeira de duas edições do Moche Groms Cup do Allianz Sintra Pro. O vencedor desta disputa entre os mais jovens foi Afonso Antunes. Para domingo ficou guardada a segunda edição deste evento, que tem o carimbo Moche e Federação Portuguesa de Surf.

Resultados:
Final masculina: Vasco Ribeiro 13,45 x Pedro Henrique 13,35
Final feminina: Carol Henrique 14,80 x Camilla Kemp 10,45
Moche Groms Cup: Afonso Antunes 11,95 x João Vidal 8,4 x Guilherme Ribeiro 8,15 x José Ribeiro 7,5 x Francisca Veselko 6,00 x Santiago Graça 5,90
Somersby Onda do Outro Mundo: Vasco Ribeiro 9,10 pontos (Quartos-de-final)
Sintra Best Surfer: Ricardo Teixeira e Margarida Ribeiro
Sumatra Surf Trip (Melhores juniores): Dylan Groen e Mafalda Lopes

Para domingo ficaram guardadas as decisões no Moche Groms Cup – realizam-se duas edições nesta etapa – e ainda na Renault Expression Session. Depois disso acontecerá a cerimónia de entrega de prémios.

Agenda: Domingo, 8 de julho
07h30 – Kike Surf Coach: início de sessão prática de workshop de treinadores
09h00 – Canon: início de sessões práticas do workshop de fotografia por Ricardo Bravo
11h00 – Call terceiro dia de competição
11h00 – Moche: Moche Groms Cup (edição Praia Grande)
12h00 – Renault Expression Session
13h00 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Allianz Sintra Pro (por confirmar)

Todas as etapas da Liga MEO Surf têm transmissão em direto em www.ligameosurf.pt e no Facebook do MEO, em complemento com as plataformas oficiais da Associação Nacional de Surfistas em www.ansurfistas.com e nas redes sociais @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2018 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Renault, Somersby, Moche, Rip Curl e da Câmara Municipal de Sintra, a Fundação PT como parceira ambiental, e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.

Links:

Allianz Sintra Pro | Dia 1

Allianz Sintra Pro | Heat Draw

Fonte: Nota de Imprensa da Associação Nacional de Surfistas, excepto os parágrafos com os resultados algarvios do dia pormenorizados, da responsabilidade da redacção.

Comentários