Estágio na Ericeira

Algarvios Concha e Leon Treinam com Tiago Pires

Concha Balsemão durante o estágio com Tiago Pires e Patrick Beven na Ericeira. Algarvia diz que foi "uma experiência incrível" (®PedroMestre)

Os surfistas algarvios Concha Balsemão e Leon Schneider realizaram um estágio na Ericeira com o ‘tigre’ português Tiago ‘Saca’ Pires e o franco-brasileiro Patrick Beven. Em quatro dias, os dois atletas algarvios receberam conselhos sobre nutrição, como melhorar o seu surf e lidar com outros aspetos da vida de atleta. “Foi bom”, comentou Leon. “Foi muito divertido”, disse Concha, ao Swell-Algarve.

O ‘training camp’ na Tiago Pires Surf School decorreu a poucos dias do Natal e incluiu um total de 10 atletas juniores, incluindo Afonso Antunes, Guilherme Ribeiro, Teresa Bonvalot, Francisca Veselko, Santiago Graça, entre outros. Os algarvios Concha Balsemão e Leon Schneider tiveram oportunidade de surfar com alguns dos melhores surfistas juniores portugueses e ter lições com o mais experiente surfista português, Tiago Pires, atleta da elite mundial no Championship Tour durante sete anos; e com o bicampeão europeu (2003 e 2005) Patrick Beven.

Grupo de estágio no qual estiveram os dois algarvios (®PedroMestre)

Grupo de estágio no qual estiveram os dois algarvios (®PedroMestre)

“Foi uma experiência incrível surfar com o Tiago Pires e com o Patrick Beven, que são ambos excelentes surfistas. Também foi bom para mim conhecer outras pessoas e surfar com alguns dos melhores surfistas juniores portugueses”, comentou Concha Balsemão, ao Swell-Algarve. Recorde-se que a surfista da Carrapateira já realizou treinos na Ericeira com José Maria Pyrrait e tem fortes ligações à região também enquanto ‘team rider’ Semente.

“Foram quatro dias de surf e ondas boas. Depois do jantar víamos as filmagens e o Patrick corrigia os erros que fazíamos”, comentou Leon Schneider, ao Swell-Algarve. Leon Schneider é vice-campeão regional de Surf Sub-16 do Sul e já treinou com dois dos melhores surfistas algarvios, Francisco Canelas e Miguel Mouzinho.

Leon Schneider numa das muitas ondas feitas durante o estágio na Ericeira. Algarvio diz que o estágio lhe deu "coisas para pensar no futuro" (®PedroMestre)

Leon Schneider numa das muitas ondas feitas durante o estágio na Ericeira. Algarvio diz que o estágio lhe deu “coisas para pensar no futuro” (®PedroMestre)

Além da experiência de surf em boas ondas e boa companhia, o estágio deixou pistas para evolução aos dois surfistas algarvios. “Deu-me coisas para pensar no futuro, como inclinar o corpo mais para a frente e a minha posição na prancha”, reconheceu Leon Schneider.

“No estágio não falamos só em melhorar o nosso surf dependendo da técnica, mas também da alimentação, de como saber utilizar bem as redes sociais quando formos conhecidos do nosso psicológico. Isto foi muito interessante. A nossa alimentação durante o estágio foi muito saudável e boa e também tivemos alongamentos e boas ondas todos os dias”, revelou Concha Balsemão.

Reações dos ‘Professores’

Sobre Concha Balsemão:

“Grande Concha. Gostei muito da atitude. Continua”, Tiago Pires (‘Saca’)

“Muito bom surf”,  Patrick Beven

Sobre Leon Schneider:

“Obrigado, Leon, pelos bons momentos”, Patrick Beven

Comentários