Campeã algarvia despede-se da Classe Optimist

Beatriz Gago Homenageada em Viana do Castelo

Beatriz Gago recebeu um troféu alusivo aos cinco títulos nacionais conquistados na Classe Optimist (®LuisFraguas/CVVC)

Beatriz Gago (CIMAV – Clube Internacional Marina de Vilamoura) venceu na categoria Juvenis Feminino o IV Troféu Cidade Viana do Castelo – Semana do Atlântico. No final da prova, o Clube de Vela de Viana do Castelo e a Federação Portuguesa de Vela prestaram homenagem pública à velejadora algarvia, pelos cinco títulos nacionais conquistados em seis anos na Classe Optimist. “Emocionei-me muito; foi uma grande surpresa”, comentou a atleta, ao Swell-Algarve.

O IV Troféu Cidade Viana do Castelo foi disputado no fim-de-semana 28 e 29 de outubro, na Classe Optimist e juntou 225 velejadores de várias nacionalidades. Foi a última prova de Beatriz Gago em Optimist. “Fiquei muito feliz por ser em Viana do Castelo, a Semana do Atlântico; porque é a maior prova de Optimist que se realiza em Portugal. Fui como atleta convidada”, comentou a velejadora algarvia.

O convite tinha segundas intenções. O CVViana do Castelo convidou a atleta com o objetivo de lhe prestar uma homenagem, convidando também o presidente da Federação Portuguesa de Vela, António Roquete, para entregar a Beatriz Gago um quadro com cinco medalhas, representativas dos cinco títulos nacionais conquistados pela atleta algarvia em Optimist. “Tentei sempre fazer o meu melhor para honrar o clube que representei (Clube Naval de Portimão) e Portugal. Não tenho palavras para tamanho gesto”, comentou a velejadora.

Imagem fica para a História como o último pódio de Beatriz Gago em Optimist: 1º lugar Feminino (®LuisFraguas/CVVC)

Imagem fica para a História como o último pódio de Beatriz Gago em Optimist: 1º lugar Feminino (®LuisFraguas/CVVC)

Beatriz Gago atingiu o limite de idade para velejar em Optimist e iniciou este ano uma nova fase na sua carreira desportiva, velejando na Classe 420 (ver notícia). Para trás ficam anos de glória na Classe Optimist. Beatriz Gago foi Campeã de Portugal Infantis Feminino em 2012 e 2013 e Campeã de Portugal Juvenis Feminino em 2015; 2016 e 2017. A atleta algarvia representou Portugal em dois Campeonatos Europeus (2014 e 2015) e dois Mundiais (2016 e 2017). No Mundial deste ano, na Tailândia, falhou o pódio feminino por apenas dois pontos. Despede-se da Classe como Top 4 Mundial.

Guilherme Cavaco e Mick Dudek Conquistam Pódio

Algarvio Guilherme Cavaco, Campeão de Portugal, no 2º lugar do pódio Juvenis Masculino (®LuisFraguas/CVVC)

Algarvio Guilherme Cavaco, Campeão de Portugal, no 2º lugar do pódio Juvenis Masculino (®LuisFraguas/CVVC)

Guilherme Cavaco (Ginásio Clube Naval de Faro) fez 2º lugar na geral Juvenis, num total de 204 atletas inscritos. O atleta de Faro, Campeão de Portugal Juvenis em título foi o melhor português em prova; o único no pódio Masculino, correspondente aos três primeiros lugares. Beatriz Gago, vencedora Feminino, fez 5º lugar na geral, o segundo melhor resultado português em toda a frota.

Na categoria Infantis, Mick Dudek (Clube Naval de Portimão) foi 3º na geral, com uma frota de 21 Optimist. O algarvio fez o segundo melhor resultado português no grupo. Mariana Martins (Clube Náutico de Tavira) terminou em 5º na geral, alcançando o 2º melhor resultado Feminino na frota, atrás da espanhola Inês Amaneiro Sobriño (RCNVigo). A jovem velejadora de Tavira conquistou, portanto, o melhor resultado Infantis Feminino português e subiu ao pódio.

Algarvio Mick Dudek no 3º lugar do pódio Infantis Masculino (®LuisFraguas/CVVC)

Algarvio Mick Dudek no 3º lugar do pódio Infantis Masculino (®LuisFraguas/CVVC)

O IV Troféu Cidade Viana do Castelo é a 1ª etapa da Semana do Atlântico, que ficará concluída no próximo fim-de-semana, em Vigo. A prova em Viana do Castelo foi também a 1ª etapa do novo circuito nacional de Optimist, denominado Optimist Portugal Challenge. Este circuito, promovido pela APCIO – Associação Portuguesa da Classe Internacional Optimist terá mais três etapas: Regata de Natal 2017 (Cascais, 1 -3 dezembro), 44º Torneio Internacional do Carnaval (Vilamoura, 10-12 fevereiro 2018) e Taça de Portugal da Classe Optimist 2018 (13-15 julho).

Algarvia Mariana Martins no 2º lugar do pódio Infantis Feminino (®LuisFraguas/CVVC)

Algarvia Mariana Martins no 2º lugar do pódio Infantis Feminino (®LuisFraguas/CVVC)

Resultados | Três primeiros geral (..+..) algarvios

Juvenis (#204)

1. Yago Barca Garcia (RCNSanxenxo | ESP)

2. Guilherme Cavaco (GCNFaro)

3. Kwinter Borghis (RYCB | BEL)

(…)

5. Beatriz Gago (CIMAV) | 1º Feminino

6. Miguel Sancho (GCNFaro)

11. William Risselin (GCNFaro)

15. Rodrigo Dias (CNPortimão)

34. Leonor Dutra (GCNFaro)

38. Filipe Lopes (CNPortimão)

44. António Monteiro (CNPortimão)

60. Miguel Mota (CNTavira)

73. Diogo Garcia (CNTavira)

81. Mariana Ramos (GCNFaro)

96. Erica Porto (CNTavira)

106. Tiago Andrade (GCNFaro)

107. Carolina Horta (CNTavira)

126. Rafael Silva (CNPortimão)

133. Francisco Dias (CNPortimão)

159. Rafaela Sousa (CNPortimão)

184. António Ribeiro (CNPortimão)

196. Beatriz Cintra (CNPortimão) | não competiu

Infantis (#21)

1. Pedro Martinez Casas (RCNRodeira | ESP)

2. Vasco Soares (CVBarreiro)

3. Mick Dudek (CNPortimão)

(…)

5. Mariana Martins (CNTavira)

8. Rita Loureiro (CNTavira)

15. Leonor Lopes (CNTavira)

Comentários