Manuel Fortunato & Frederico Baptista (Clube de Vela de Lagos) concluíram o Campeonato Europeu Junior da Classe 420 em 19º lugar na frota Sub-17, em Lago Garda, Itália. A dupla de Lagos repetiu o resultado alcançado no Europeu Absoluto em Atenas e confirmou o estatuto de melhor nova tripulação jovem portuguesa da Classe na atualidade.
Os dois jovens velejadores algarvios têm 16 anos de idade e realizaram este verão as suas duas primeiras internacionalizações. Manuel Fortunato & Frederico Baptista formaram dupla 420 há um ano e realizaram uma primeira época desportiva na Classe com resultados brilhantes em Portugal, apurando-se para todas as provas internacionais em jogo (ver notícia).
A aventura internacional da jovem dupla de Lagos começou em julho, no Europeu Absoluto de 420, em Atenas, Grécia. A tripulação do Clube de Vela de Lagos também optou por competir na frota Sub-17 nesse campeonato. O escalão é para atletas que têm 16 anos no máximo e normalmente abrange tripulações que fazem a sua primeira época em 420. Fortunato & Baptista concluíram o Europeu Absoluto em 19º lugar Sub-17 (ver notícia).
O Europeu Junior 420 decorreu em Lago Garda, Itália, nos dias 6 a 13 de agosto. Manuel Fortunato & Frederico Baptista voltaram a competir na frota Sub-17 e repetiram o resultado alcançado no Europeu Absoluto, voltando a ser a melhor tripulação portuguesa na categoria. Pedro Coelho & Diogo Sampaio (CVAtlântico) terminaram em 20º e Mafalda Gonçalves & Maria Pereira (CNSesimbra) em 28º, entre 42 tripulações Sub-17.
“Graças ao Clube de Vela de Lagos, e aos nossos patrocinadores, Caravela Seguros, Azimute Seguros e Real Peritos, tivemos a possibilidade de competir nos nossos 2 primeiros campeonatos internacionais de 420, em Atenas e Riva del Garda (…) Acabamos agora o nosso “Verão Europeu” a querer fazer mais e melhor, com vontade de crescer nesta classe que tanto nos tem ensinado”, declararam Manuel Fortunato & Frederico Baptista, na página oficial da equipa no Facebook.
Na frota Open, composta por 109 embarcações, competiram sete (7) duplas portuguesas, que alcançaram os seguintes resultados: 56º Francisco Mourão & Luís Pinheiro (CNSesimbra); 72º João Bolina & Rafael Rodrigues (CVBarreiro/CNCascais); 80º Francisco Rodrigues & Tiago Alves (CVBarreiro); 82º Francisco Fráguas & Tomás Carreira (CNSesimbra); 96º Afonso Miranda & Rodrigo Mendes (CVBocaDaBarra); 100º António Maia & Manuel Guimarães (CNAtlântico); 104º Afonso Marques & Francisco Ferreira (CNCascais).
Comentários