Em Vilamoura

Duplas Algarvias Apuradas para o Mundial de 420

Algarvias Beatriz Gago e Marta Fortunato venceram a 4ª PAN, com vento fraco no Porto, e estão apuradas para o Mundial e Europeu absolutos e também para o Mundial da Juventude 420 (®SportClubPorto)

A dupla algarvia Beatriz Gago / Marta Fortunato (Clube Internacional da Marina de Vilamoura / Clube de Vela de Lagos) venceu a 4ª Prova de Apuramento Nacional (PAN) da Classe 420, disputada no Porto, nos dias 18 e 19 de maio. A jovem tripulação feminina apurou-se para o Mundial Absoluto da Classe, tal como as duplas algarvias Luís Niza / Paulo Baptista (Clube Náutico de Tavira) e Manuel Fortunato / Frederico Baptista (CVLagos), respetivamente 2º e 4º classificados na última prova de apuramento da temporada.

O Campeonato do Mundo Absoluto da Classe 420 realiza-se este ano em Vilamoura, nos dias 3 a 11 de julho (ver notícia) e inclui as categorias Open, Feminino e Sub-17. A dupla Luís Niza / Paulo Baptista venceu as duas primeiras PAN (Cascais e Portimão) e o Nacional em Vilamoura e terminou é época líder destacada no ‘ranking’ nacional. São dois velejadores mais experientes, que ajudaram as outras duas jovens tripulações algarvias, treinando com elas para as provas de apuramento.

A dupla Beatriz Gago / Marta Fortunato está a concluir a sua segunda época desportiva na Classe 420. O ano passado terminaram líderes dos ‘rankings’ nacionais Feminino e Junior Feminino e apuraram-se para o Campeonato Europeu Júnior, para o Mundial da Juventude e também para o Mundial da Classe, mas na categoria Sub-17, que concluíram em 26º.

Este ano Beatriz Gago e Marta Fortunato venceram as duas últimas PAN (Regata do Carnaval em Vilamoura e agora no Porto) e apuraram-se para o Campeonato do Mundo e para o Campeonato da Europa absolutos e também para o Mundial da Juventude, pela primeira vez de uma forma consecutiva. A dupla algarvia estreou-se o ano passado em provas internacionais, no Europeu Júnior em Sesimbra, terminando a 5 pontos do pódio Feminino.

A dupla Manuel Fortunato / Frederico Baptista está a terminar a sua terceira época na Classe. Este ano repetiram o apuramento internacional pleno conquistado em 2018. O ano passado foram 17º no Europeu Júnior, 9º no Mundial da Juventude (melhor resultado português), 9º no Mundial Júnior e 36º Open no Mundial Absoluto.

Comentários