A Praia da Rocha recebeu esta quinta-feira, 23 de março, o 2º Encontro Regional do Algarve de Surf & Bodyboard do Desporto Escolar 2016/2017 com boas ondas, vento muito frio e alguns aguaceiros. Seis dezenas de alunos do ensino básico de Quarteira (Loulé), Armação de Pêra (Silves), Portimão, Lagos e Aljezur aqueceram a praia com boa disposição e bons apontamentos técnicos no mar.
O encontro foi organizado pelo Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo, de Portimão. Participaram alunos do Centro de Formação Desportiva de Surf desse agrupamento e também dos CFD dos agrupamentos escolares da Bemposta (Portimão), Laura Ayres (Quarteira), Silves Sul (Armação de Pêra), Gil Eanes (Lagos) e Aljezur.
—

Alunos e professores participam no julgamento (®PauloMarcelino)
—
Em jogo estão os lugares regionais de apuramento para o Encontro Nacional de Desporto Escolar. Os alunos competiram nas categorias Surf Infantis, Surf Iniciados, Surf Juvenis, Surf Juniores, Surf Feminino e Bodyboard e alguns desempenharam funções de juízes, tarefa para a qual podem também ser chamados ao Encontro Nacional.
O mar apresentou boas ondas logo pela manhã, que foram diminuindo de tamanho e ficando desalinhadas à medida que o vento ‘entrou’ e a maré subiu. As condições proporcionaram alguns bons momentos de surf, sobretudo, pelos alunos que são também atletas federados e já habituados à competição, principalmente nas categorias escolares Surf Iniciados e Surf Juvenis.
—

Os alunos surfistas tiveram algumas ondas fáceis para mostrar o que sabem (®PauloMarcelino)
—
Há também atletas federados que competem na categoria escolar Surf Infantis, mas estão entre os cerca de 10 alunos que estavam inscritos e faltaram ao encontro de hoje em Portimão. No capítulo das ausências, destaque também para a vencedora Feminino do último encontro. Bruno Gregório, em Surf Juvenis, e Ricardo Mendonça, em Bodyboard, repetiram as vitórias alcançadas no primeiro encontro e já ‘estão com um pé’ na final nacional escolar.
O encontro de surf escolar na Praia da Rocha teve os apoios Junta de Freguesia de Alvor, Secret Spot e Portimão Surf Clube. O próximo encontro regional está marcado para o último dia de aulas do período escolar, 4 de abril, na Praia da Arrifana, organizado pelo Agrupamento de Escolas de Aljezur. Será a última prova para a generalidade das categorias.
—

O bodyboard também mostrou serviço na Praia da Rocha (®PauloMarcelino)
—
Recorde-se que a categoria Espumas, para iniciação, terá um encontro regional exclusivo, que deveria ter sido realizado este mês, mas está adiado para o terceiro período escolar.
—
Finais 2º Encontro Surf & Bodyboard Escolar Algarve 2016/2017 | Portimão
—

Pódio Surf Infantis (®PauloMarcelino)
Surf Infantis
1. Nuno Baltazar Pinto (Portimão)
2. Tomás Nunes (Armação de Pêra)
3. Lucien Blum (Aljezur)
4. Tiago Proença (Lagos)
—

Pódio Surf Iniciados (®PauloMarcelino)
Surf Iniciados
1. Leon Schneider (Lagos)
2. Bruno Marçal (Portimão)
3. Diogo Pereira (Portimão)
4. Ricardo Jorge (Lagos)
—

Pódio Surf Juvenis (®PauloMarcelino)
Surf Juvenis
1. Bruno Gregório (Quarteira)
2. Michael Conlan (Quarteira)
3. Henrique Poucochinho (Portimão)
4. João Pacheco (Portimão)
—

Pódio Surf Juniores (®PauloMarcelino)
Surf Juniores
1. Rafael Silva (Portimão)
2. Lorenz Levin (Lagos)
3. Frederico Silva (Portimão)
4. Manuel Freire (Lagos)
—

Pódio Surf Feminino (®PauloMarcelino)
Surf Feminino
1. Isabella Neil Espi (Aljezur)
2. Carolina Milho (Quarteira)
3. Constância Simões (Portimão)
4. Beatriz Mangas (Portimão)
—

Pódio Bodyboard (®PauloMarcelino)
Bodyboard
1. Ricardo Mendonça (Quarteira)
2. João Fernandes (Aljezur)
3. Ricardo Megué (Portimão)
4. Simão Vicente (Aljezur)
—
Links:
1º Encontro Surf & Bodyboard Escolar Algarve 2016/2017 | Quarteira
Comentários